GamePress

Exposição A Era dos Games é viagem temporal para os gamers

Criada na Inglaterra pela Barbican e trazida ao Brasil com apoio do Ministério da Cultura, a exposição A Era dos Games resume a história da evolução dos jogos eletrônicos, oferecendo mais de 150 games jogáveis! Cada etapa da história do desenvolvimento é explicada em painéis próximos às peças exibidas. Existem desde arcaicos computadores que parecem saídos de filmes antigos de ficção até os mais modernos consoles e dispositivos de realidade virtual.

A história começa com o Tennis for Two, de 1958, considerado um dos primeiros jogos da história. Passa pelo famoso Pong, se aprofunda na era dos fliperamas com Space Invaders, deita sobre as mesas de Pinball, passando por Daytona até chegar aos consoles caseiros, dissecando geração após geração e deixando o controle dos mais saudosos jogos às mãos dos visitantes. Por falar neles, até quem não segurou um joystick conseguiu se divertir nesta viagem no tempo dos games. Além da possibilidade de jogar em máquinas antigas e modernas, um telão exibia reprises das finais de CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) e prendia a atenção, principalmente dos mais jovens.

Jaderson Alves, um dos educadores que orientam os visitantes, afirma que “a importância da exposição é trazer a visão de como foi o início dos games para os dias de hoje. Tem muita gente que vem pra cá e vê como era um jogo antigamente, diferentemente dos atuais, totalmente cinematográficos, com produções que levam 7, 10 anos.”

Os games brasileiros não foram esquecidos e têm um setor específico na mostra, com produtoras independentes. “Aquela coisa de que vídeo-game é coisa de criança ficou pra trás, nas gerações do Atari, até Playstation 1. O maior problema no Brasil é a falta de investimento, para termos uma produtora de renome, reconhecida”, destacou Alves.

A Era dos Games está na Bienal, em São Paulo e irá até 12 de Novembro, de terça à domingo, das 11 às 20hs. Os visitantes podem adquirir ingresso pelo site ingresse.com.

Confira nossa galeria de imagens para sentir um pouco do prazer desta viagem no tempo!

Voltamos muito no tempo!Saudoso Pong! Sucesso no telejogoPinball, e não é o Space CadetControle de Atari, o famoso JoystickJogos que viraram filmes (ruins)A febre do PokemonDaytona USA, o último grande arcadeCada um se diverte como podeO futebol mudou!Xbox ou Xbox One, quem veio primeiro?E o futuro, como será?

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade