GamePress

Pesquisa aponta que 1/3 do mundo é gamer!

O Planeta Terra é habitado por aproximadamente 7,5 bilhões de pessoas, de acordo com o Worldometers. A SuperData divulgou hoje um relatório chamado Year in Review (famosa Retrospectiva) sobre 2017 que aponta que uma em cada três pessoas existentes no mundo hoje, joga algum tipo de videogame.

De acordo com a publicação, 2,5 bilhões de pessoas jogam jogos gratuitos, os conhecidos Free-to-Play, no PC ou plataformas mobile. Este tipo de game é responsável por 89% do mercado nestas plataformas, gerando receita de 82 bilhões de dólares!

Nos computadores, a liderança óbvia é de League of Legends, que responde sozinho por mais de US$2 bilhões sozinho. Logo após, Dungeon Fighter Online, CrossFire e World of Tanks (veja imagem). Muito deste mercado ainda é dominado pelo público asiático, justamente aonde se encontra a maior parte da população do planeta.

Além dessa informação inicial, a pesquisa da SuperData oferece também alguns pontos interessantes, principalmente os relacionados à vendas de jogos no PC e nos consoles.

Mercado cresce em todas as direções

Este ano, a indústria de jogos cresceu em quase todas as categorias que medimos”, disse Joost van Dreunen, CEO da SuperData Research. “BattleUnknown Battlegrounds (PUBG) é claramente a grande história de sucesso do ano, com faturamento de 332 milhões de dólares a mais do que o segundo colocado, Overwatch. Os esports também tiveram um crescimento considerável de audiência e receita, impulsionado pelo sucesso sustentado de grandes títulos como League of Legends. Os mercados mobile e Free-to-Play continuaram a crescer, enquanto VR e esports iniciaram a entrada no mercado.”

Para quem pensa que vendas é somente o que importa, no PC PUBG movimentou 714 milhões de dólares. Isso é quase o dobro de OverWatch, segundo colocado, mas apenas um terço do que gerou o League of Legends. Destiny 2 estreou nos computadores com ótimos resultados, enquanto Counter-Strike continua um sucesso. Divinity: Original Sin 2, lançado em Setembro, surpreende seja pelo pouco tempo de venda ou pelo estilo do jogo.

Passando dos PCs para os consoles, a lista é um pouco mais óbvia. A exceção fica por conta de Grand Thieft Auto V (GTAV). O jogo da Rockstar, mesmo sendo lançado em 2013, ainda é o que obteve melhor resultado em 2017. Depois dele, aparecem Call of Duty: WWII, mostrando realmente que voltar às origens foi o caminho adequado para a franquia, e FIFA17 que, apesar de anual, conseguiu colocar 2 títulos entre os 10 melhores desempenhos.

A boa notícia para os fãs de games é que o mercado anda em franca ascensão. Um dos maiores destaques do ano foi o Switch. O console da Nintendo vendeu 13,5 milhões de unidades, mas não é só isso que anima os pesquisadores. Entre os 3o jogos mais baixados no console, 25 são de desenvolvedores independentes. Isso indica que o jogo Indie assumiu um papel fundamental na indústria, abrindo o mercado para inúmeras possibilidades.

No Brasil

O Brasil é um dos maiores mercados potenciais para consumo de games no mundo. O crescimento também é óbvio. De acordo com o Infográfico publicado pela IstoÉ em 2017, são 61 milhões de usuários de jogos eletrônicos no país – o total da população é de aproximadamente 210 milhões. Embora proporcionalmente o público esteja perto do número mundial, o faturamento das empresas de jogos eletrônicos foi de US$1,6 Bilhões. Estes números apontam que ainda há muito a crescer, principalmente em receita.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade