GamePress

Sonic Mania entrega nostalgia sem deixar de inovar

Sonic Mania é o primeiro dos dois jogos que farão parte da comemoração dos 25 anos de Sonic The Hedgehog. O game conta com visuais e jogabilidade baseados nos clássicos do mascote, mas com animações e refinamento que deixam claro que não é só uma reprodução dos originais.

O desenvolvimento do game ficou por conta de uma equipe de fãs, hackers e moders contratados pela Sega, o que explica a mudança de ares que o jogo trouxe à franquia. Enquanto a Sonic Team continua com a versão atual do ouriço, com um setting mais “radical” e “cheio de atitude” em Sonic Forces, Mania traz de volta a simplicidade do formato clássico da série. Dr. Eggman usando um novo grupo de robôs, consegue roubar uma joia misteriosa que o permite viajar no tempo e espaço, fazendo com que Sonic, Tails e Knuckles se unam para tentar impedir seus planos. Essa plot é contada apenas com pequenas cenas entre as fases, não necessitando de cutscenes longas nem mesmo de falas para que o jogador possa entender o que está acontecendo.

Tal simplicidade se reflete no gameplay. Sonic Mania joga como uma versão refinada dos clássicos, incorporando aspectos de todos os games da era do Mega Drive, acrescentando novidades e se mostrando como uma continuação apropriada desses jogos, e não uma tentativa de emular a nostalgia.

O jogador visitará áreas já conhecidas da série, porém, com novas rotas, inimigos, bosses, armadilhas e surpresas, expandindo o que conhecemos sobre o universo do ouriço. As diferenças ficam ainda mais nítidas quando chegamos ao segundo ato desses mapas, que trazem remixes das músicas temas e mudam completamente o que conhecemos sobre elas.Novas zonas foram criadas do zero para Mania, e elas definitivamente são a melhor parte do jogo. Tais áreas são estruturadas como se fizessem parte de uma verdadeira continuação da trilogia do Mega Drive, com temas e ambientes extremamente interessantes. É uma pena que tivemos por volta de 1/3  de novos mapas apenas, mas, as inovações dos clássicos também foram bem vindas.

Os bosses são outro aspecto extremamente positivo do game. Algumas das batalhas são tão fora do convencional, que surpreendem de uma maneira que há muito tempo jogos do ouriço não conseguiam. Além de duelos nada convencionais (estou olhando para você, boss de Chemical Plant), algumas caras que não víamos há algum tempo fazem um retorno triunfal durante essas batalhas.

Para trazer ainda mais variedade, os clássicos bonus stages com as esferas azuis de Sonic & Knuckles estão de volta. Coletar moedas vencendo esses desafios, trarão benefícios in game como novos Power ups e modos. Incluindo um modo secreto que prova que os memes da página oficial de Sonic The Hedgehog não existem só na internet. Outro bônus para a coleta das esmeraldas do caos também foi adicionado, onde em um cenário 3D digno da era Sega Saturn, o jogador terá que capturar um UFO e liberar a esmeralda, em uma corrida digna de Sonic R (só que bem melhor, prometo).

O game não é muito longo, podendo ser vencido em poucas horas. Porém, oferece conteúdo o suficiente para que o jogador continue após finalizar uma campanha. É impossível vivenciar tudo em Mania com apenas uma jogatina. Sonic e Tails tem campanhas diferentes da de Knuckles, coletar todas as esmeraldas e moedas é um trabalho que talvez não consiga ser feito na primeira tentativa. E mesmo após coletar tudo, o jogo oferece esses diversos modos secretos que estendem ainda mais sua duração.

Mesmo com visuais que parecem ter saído diretamente do Mega Drive propositalmente, é possível ver o quão excelente são as animações e a qualidade e como esse resultado não poderia ser alcançado nos anos 90. Os mapas são extremamente detalhados e apresentam riqueza de cores e easter eggs. Os personagens também contam com novos modelos e animações, ganhando ainda mais personalidade. Falando em easter eggs, a equipe de Sonic Mania fez um trabalho sem igual escondendo esses segredos, piadas e pequenos detalhes que são um presente aos fãs.

Os pontos negativos, porém, são um tanto quanto subjetivos. Por exemplo, a falta de mais animações como a de abertura e as dos finais do jogo. Seria ótimo poder assistir as cutscenes que ocorrem entre as fases de maneira animada, ou, a apresentação de alguns dos bosses. Algumas decisões de design também podem ser discutivelmente ruins, já que, em alguns momentos, correr pode te levar de encontro a um inimigo, armadilha ou parede, quebrando o ritmo do jogo. Mas, por outro lado, é possível interpretar essas escolhas como uma maneira de fazer com que o jogador perceba que apenas velocidade não é a melhor opção no momento.

Sonic Mania faz um trabalho incrível em trabalhar a nostalgia dos jogos clássicos da série, e acrescentar novidades o suficiente para que o jogo sinta novo. É visível o amor e cuidado que os desenvolvedores colocaram em cada detalhe. Está longe de ser perfeito, mas, com certeza está perto de ser um dos melhores jogos do ouriço.

Sonic Mania já está disponível para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade