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BGS 2017: Monster Hunter World promete atrair novatos sem decepcionar os veteranos

Com a franquia Monster Hunter, a Capcom vem cativando mais e mais jogadores no ocidente com cada um de seus novos lançamentos. Agora, movendo a série dos portáteis para os consoles e PC, as caçadas prometem tomar proporções ainda maiores. Monster Hunter World, próximo grande lançamento da série chega em janeiro de 2018 com um leque de novidades aos veteranos e mais amigável aos novatos.

A demo presente na BGS desse ano oferecia 3 níveis de dificuldade, cada um com um monstro diferente para ser caçado. Para quem não está familiarizado a premissa básica da série, o game consiste em caçar diferentes monstros localizados em ambientes específicos, e a partir de suas partes, criar armas e equipamentos para facilitar a batalha com monstros ainda mais fortes.

Com uma equipe formada por 3 iniciantes e eu como jogador intermediário, escolhemos a primeira dificuldade para que todos pudessem aproveitar os 20 minutos que tínhamos para completar a missão de derrotar o novo monstro Great Jagras.

É possível notar as diferenças de World para os demais Monster Hunters já no início, pois diretamente do acampamento é possível escolher a quest, escolher seu equipamento e organizar seu inventário, facilitando a manutenção do personagem durante a própria caçada.

Durante toda a jogatina, dicas e explicações apareciam pela tela detalhando o que tínhamos que fazer, onde deveríamos ir entre outas informações, facilitando a vida de quem está chegando agora na franquia

O clássico formato dos mapas da franquia, que eram divididos em partes, foi trocado por um único grande ambiente aberto. A princípio, a mudança parece ser um pouco confusa para quem está habituado ao formato tradicional, porém, ela permite que o ecossistema da região seja aproveitado ao máximo. Como não há transição, a área tropical em que nos encontrávamos, parecia completamente viva e coerente em suas subpartes. Da área litoral em que caçávamos o grande lagarto, era possível visualizar todo o arredor, o que adiciona muito à nova mecânica de utilizar a natureza local a seu favor.

Por mais confuso que tenha parecido no início, acompanhar os pequenos vagalumes que rastreiam nosso alvo é o melhor modo de não se perder pelo expansivo mapa e ir diretamente ao alvo (principalmente por termos apenas 20 minutos para experimentar o jogo). Durante a procura pelo Great Jagras, coletar os itens como insetos, pedras e plantas está mais simples do que costumava ser. Pressionando o botão quando indicado, faz com que o caçador colete o objeto imediatamente, sem quebrar o ritmo da jogatina. Interagir com o cenário também acontece de forma totalmente natural. Enquanto perseguíamos o nosso alvo depois de um breve momento de combate, pegando atalhos por áreas mais altas e escalando vinhas, alguns insetos brilhantes apareceram dentro de uma caverna. Ao atirar em um deles com o estilingue (acessório inédito do game), uma explosão de luz paralisou nossa presa, possibilitando que toda a equipe o alcançasse e retomassem o ataque. Mesmo que convenientemente localizados, os pequenos insetos não pareciam apenas estar ali para serem utilizados, eles sentiam como parte viva da caverna, da mesma forma que outros pequenos animais e monstros localizados no mapa.

Por último, e não menos importante, o combate apesar de completamente familiar, parece mais fluído do que nunca. A estrutura básica é de um golpe fraco, um forte e habilidades específicas da arma escolhida. Na caçada, escolhi minha favorita Switch Axe, uma espécie de machado gigante que pode se transformar em uma espada. O básico do gameplay continua intacto, com algumas mudanças sutis na movimentação e animações. Por conta da facilidade que matamos nosso alvo, não foi possível explorar mais as novidades.

Monster Hunter World é o passo que faltava para a Capcom aproximar a franquia do grande público aqui no ocidente. A diferença de jogar um game da série no console e em um portátil é gritante, desde a parte visual, controle de câmera, até as possibilidades que podem alcançar com conteúdo e a jogabilidade. Por mais curta que a demo seja, a ansiedade que ela gerou foi o suficiente para transformar o próximo grande lançamento da Capcom em um dos nossos jogos favoritos da feira. O game chega dia 26 de janeira de 2018 para Playstation 4, Xbox One. Uma versão para PC foi anunciada, mas ainda não tem dia para chegar.

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