GamePress

Olha o Macaco! Toss! te coloca pra pular de galho em galho!

Imagina um jogo que é pura gameplay. Este é Toss!, um jogo de realidade virtual – disponível para Meta Oculus 2, PS VR 2, Steam VR e Viveport – que sem mais delongas coloca o jogador na pele de um macaco espacial que precisa reconstruir sua nave para voltar ao espaço. Obviamente cada uma das partes da espaçonave é disponibilizada para o jogador ao terminar um dos mundos, que totalizam 79 cenários diferentes.

O objetivo do jogo é bem simples: atravessar todo o cenário sem cair e apertar o botão que se encontra ao final de cada fase. Para isso o jogador terá que se agarrar em árvores, paredes, canos, e aonde mais conseguir. A queda é fatal e leva ao reinício da fase.

Embora simples e pouco desafiador, Toss! acrescenta detalhes que tornam o jogo mais empolgante e viciante, principalmente para aqueles que não conseguem avançar sem completar integralmente todos os objetivos propostos em cada nível.

Pra que complicar?

Se atravessar um mapa se agarrando cuidadosamente para não cair for simples demais pra você, fique tranquilo! Os desenvolvedores da Vertigo Games fizeram questão de colocar alguns desafios extras que tornam as coisas muito mais interessantes.

O primeiro deles é coletar as bananas espalhadas pelo cenário. Pode ser uma única ou vários pedaços que completam o todo. E podem estar realmente no meio do caminho ou exigir um pulo mais sofisticado ou revirar partes escondidas do mapa para conseguir pegá-las.

O segundo desafio é o de velocidade, o famoso speedrun. O jogador precisará atravessar toda a fase abaixo de um tempo estimulado.

Por último, sendo o mais difícil e também o mais divertido do jogo, conseguir atravessar o cenário com o máximo de agarradas possíveis. Por exemplo, só pode segurar duas vezes para chegar ao botão que marca o final da fase. É diversão na certa para quem gosta de transmitir ou espelhar o jogo para outras pessoas acompanharem o desenrolar do jogo. Quando você menos perceber estará balançando as mãos loucamente para conseguir dar o maior impulso possível para ganhar terreno dentro do jogo, seja horizontalmente ou verticalmente.

Por sorte nossa, os desenvolvedores não foram tão cruéis e é possível completar cada uma destas tarefas individualmente e garantir a medalha de ouro em cada fase. Particularmente, eu me senti bastante desafiado e em alguns momentos refiz incontáveis vezes a mesma fase até conseguir completar. Vale a pena ressaltar que o jogo apresenta uma ótima curva de aprendizado, com a dificuldade dos níveis subindo apropriadamente conforme se avança no jogo. Inclusive, novos elementos vão sendo adicionados de maneira bem intuitiva, o que deixa qualquer jogador em posição confortável para enfrentá-los.

Macaco quer banana!

O grande trunfo de Toss! é não querer inventar a roda. O jogo combina elementos simples de jogabilidade em fases desafiadoras e cenários variados. Sendo assim, também não dá pra colocá-lo na prateleira dos grandes títulos de VR, que ficam mais elaborados conforme a tecnologia se populariza e ganha adeptos, seja de usuários como de desenvolvedores.

Por outro lado, Toss! é um jogo estilo escalada, com personalidade própria e extremamente agradável. O jogador não perde tempo com explicações ou menus, caindo direto para a jogatina, o que conta muito em ambiente VR em que o jogador busque momentos relaxantes porém não sem a adrenalina de cumprir desafios interessantes.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade