GamePress

Masquerada Songs and Shadows: RPG desenhado à mão tem estilo clássico e história profunda

Um RPG que mistura ação e tática. Assim foi concebido Masquerada Songs and Shadows, porém o que acabou se destacando no jogo foram seus gráficos desenhados à mão, a interpretação das vozes dos personagens, que conta com nomes conhecidos na indústria, e a história que cria um universo próprio.

Quem não é acostumado a ler bastante nos games pode acabar até se entediando um pouco, pois são toneladas de informações sobre cada aspecto do jogo. Essa é a forma disponibilizada para sentir a profundidade do universo criado para este game e se envolver com os personagens, seus princípios e ações. Ainda mais porque os textos não possuem as belas imagens feitas à mão que compõe o jogo e nem os diálogos muito bem feitos pela equipe de dublagem dos personagens, que conta com nomes como Matt Mercer (Injustice 2, Nier), Felicia Day (Dragon Age, The Guild), Jennifer Hale (MGS, Mass Effect e Metroid Prime), Dave Fennoy (The Walking Dead, Prototype) e Ashly Burch (Horizon, Minecraft: Story Mode). o áudio é somente em inglês, porém todos os textos foram traduzidos para o português brasileiro, tanto nos diálogos quando nos livros.

Um breve resumo da história é o seguinte: o jogador assume o papel de Cicero Gavar – apesar de poder trocar de personagem para algum dos demais que o acompanham -, que foi trazido de volta do exílio em que se encontrava para investigar o sumiço de um diplomata. No caso, é o terceiro a sumir, e ninguém conseguiu descobrir o paradeiro dos demais. O plano de fundo envolve muita política, já que o mundo encontra-se em guerra civil entre os dominadores Masquerada contra as classes mais baixas, os Contadani. As máscaras fornecem poderes especiais e só alguns escolhidos possuem o privilégio de possuí-las.

Decidir as características especiais da máscara, assim como em quais habilidades gastará seus pontos é fundamental para a tática empregada no jogo. A câmera fica em uma visão superior inclinada, lembrando de clássicos como Diablo e Baldur’s Gate, e existe a opção – muito útil – de pausar o jogo para dar ordens. Vale lembrar que em alguns momentos do jogo é possível alternar em até 4 personagens e orientá-los na melhor forma para derrubar os oponentes.

Masquerada foi feito a partir de uma campanha de crowdfunding no kickstarter, e por isso pode parecer curto para um RPG. Mas o enredo é grandioso e abre um leque de oportunidades para continuações futuras.

Também fizemos uma análise em vídeo. Confira abaixo:

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade