GamePress

Mortal Kombat 11 evoluiu a franquia para sua melhor forma

Ter um jogo popular nos fliperamas durante os anos 90 não era uma tarefa fácil, principalmente quando seu maior rival era o gigantesco Street Fighter II. Mas nem toda essa dificuldade impediu que, em 1992, Mortal Kombat trouxesse suas poças de sangue digitais para a competição. E hoje, mais de 25 anos depois, a franquia mantém-se como referência para os jogos de luta com Mortal Kombat 11.

A Netherrealm Studios trabalha em parceria com a Warner Bros. Games desde 2011 para trazer experiências incríveis com seus games e Mortal Kombat 11 é a prova viva de que a franquia é capaz de evoluir seus jogos em cima do que já foi feito, sem deixar de arriscar.

Quem vem acompanhando essa nova fase da Netherrealm não estranhará o que MK 11 tem a oferecer em questão de modos, já que a maioria retorna de MK X, apenas com algumas mudanças em seus funcionamentos.

Ver e Ouvir

Como já era de se esperar, o modo história de MK 11 é uma experiência única. As técnicas de captura da Netherrealm evoluíram ainda mais desde Injustice 2, trazendo aos personagens expressões ainda mais realistas e rostos baseados em modelos reais. Outra mudança radical fica por conta das cores vivas e paletas mais fortes adotadas no game, sendo o completo oposto dos “cinzas e marrons” que Mortal Kombat X apresentava. Essas alterações fazem com que acompanhar os personagens interagindo entre si seja uma experiência mais próxima ainda de estar assistindo um filme com atores reais. Também é possível escolher o idioma das dublagens, com o Português entre as opções, em um otimo trabalho – desta vez apenas com profissionais da dublagem, sem arriscar com celebridades.

A história de Mortal Kombat 11 se passa imediatamente após o final de MK X, onde Raiden, tomado pelo ódio, almeja proteger o plano terreno, mesmo que seja de forma tirana. Essa decisão não agradou Kronica, uma nova personagem que, possuindo o poder de controlar o tempo, interliga o passado e o futuro trazendo de volta versões jovens dos heróis e vilões, além de personagens que já haviam morrido.

O game faz um ótimo trabalho em contar essa história “grandiosa” e usa de um formato, também já visto em Injustice 2, em que é possível escolher entre dois personagens em algumas lutas, com a possibilidade de criar diferentes diálogos e rotas. O final pode desagradar alguns fãs, mas é impossível negar que muito fanservice foi dado de bandeja durante a narrativa. Mortal Kombat 11 equilibra perfeitamente o humor e a violência em sua história e interações entre os personagens, quase uma versão 18+ do filme original.

Related image

Novos e velhos

O elenco de Mortal Kombat 11 segue os passos de MK X, trazendo tanto personagens clássicos para a franquia, quanto introduzindo novas caras, criando um equilíbrio entre favoritos e novatos. Esse equilíbrio também está presente nas finalizações dos lutadores, já que além de novos e mais violentos fatalities ou brutalities, alguns movimentos clássicos retornaram pelo bem da nostalgia.

Ainda no quesito single player, MK 11 traz variedade o suficiente para aqueles que não estão interessados em enfrentar outros jogadores online. Diversas torres estão disponíveis para diferentes gostos: desde as clássicas torres arcade até as novas torres do tempo, que podem fornecer desafio suficiente para aqueles que gostam de testar suas habilidades, porém, a dificuldade exacerbada pode acabar em um ataque de fúria!

Todos esses modos fornecem as diferentes moedas que poderão ser utilizadas na Krypta, modo recorrente desde Mortal Kombat 9, que voltou maior do que nunca em MK 11. Desta vez, controlamos um guerreiro sem nome enquanto exploramos a ilha de Shang Tsung (interpretado pelo mesmo ator do filme original dos anos 90), coletando itens e resolvendo quebra cabeças. Explorar todo o local revela diversos segredos e easter eggs que vão pirar a cabeça de qualquer fã da franquia.

Related image

Mas apesar de ser um modo bem desenvolvido por si só, a Krypta continua tendo como seu objetivo principal ser o local onde o jogador poderá comprar brutalities, customizáveis, consumíveis para as torres, entre outros elementos colecionáveis, o que pode esfriar um pouco a experiência, já que esses itens são aleatórios e algumas das moedas são extremamente difíceis de se conseguir, tornando muitas vezes frustrante a busca por itens específicos.

Esses customizáveis desbloqueados fazem parte da mecânica principal de Mortal Kombat 11, que permite o jogador criar seu personagem ideal. Usando itens e uniformes coletados para definir a aparência e escolhendo quais os golpes especiais que o personagem poderá utilizar durante o combate, são milhares de combinações possíveis para cada personagem, permitindo que cada lutador seja único de alguma maneira diferente.

Novidades animadoras

Desde que experimentamos o game em fevereiro deste ano, ficamos impressionados com as mudanças significativas que MK 11 trouxe ao gameplay da série. Lutas mais estratégicas, com foco em combos menores mas brutais, utilizam bem as novas mecânicas, como o Crushing Blow (você pode conferir todas as impressões AQUI). Alguns meses depois, com o game em mãos, a experiência foi ainda mais satisfatória, já que a maioria dos problemas que tivemos com o primeiro contato foram resolvidos. Dashs mais rápidos, um botão universal para amplificar os especiais, Crushing Blows de cada golpe agora são explicados na lista de movimentos, entre outras mudanças que mostram que Ed Boon e a Netherrealm Studios ouviram o feedback dos fãs.

Image result for Mortal Kombat 11 gameplay

Para aqueles que se sentem pressionados com tantas mudanças e novidades, Mortal Kombat 11 oferece um dos mais detalhados tutoriais que já experimentamos, cobrindo desde os fundamentos até conceitos avançados de jogos de luta, como leitura de frames, tudo de maneira simples e com bons exemplos.

Para os fãs mais competitivos, Mortal Kombat 11 entrega uma experiência competente em seu online, com modo competitivo e casual, além de oferecer o melhor Netcode que a série já teve. Além de estável, é possível ver o nível e o tipo de conexão que seu oponente está utilizando, possibilitando cancelar duelos contra jogadores com conexões ruins e evitando partidas com lag.

Mortal Kombat 11 é a prova de que a Netherrealm aprende e evolui com cada um de seus jogos. Visuais de tirar o fôlego, combate competente e renovado, e a clássica violência desenfreada fazem de MK 11 um dos melhores e mais completos jogos de luta da geração. O game já está disponível para Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch e PC.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade