GamePress

A Nintendo completa incríveis 130 anos! Conheça as origens da Big N

Atualmente vivemos em um mundo que constantemente presenciamos o lançamento de diversos produtos e serviços, mas em algumas décadas atrás a área tecnológica não andava em passos largos como hoje.

Com seus 130 anos completados hoje (23/09/2019), a Nintendo revolucionou em diversas formas não só o mundo dos jogos eletrônicos, mas como toda a área da tecnologia e suas comunidades. Para muitos, Nintendo é sinônimo de “video game”, e não é por menos. Com personagens icônicos, histórias inesquecíveis e a qualidade absoluta em seus produtos fizeram da Big N uma das maiores companhias do planeta. Conheça um pouquinho das origens da empresa japonesa e vamos relembrar alguns dos produtos mais famosos.

Há 130 anos atrás…

Em 23 de Setembro de 1889 era fundada a Nintendo Koopai pelo empresário Fusajiro Yamauchi. O principal produto comercializado era uma espécie de baralho de cartas chamada de Hanafuda que rapidamente ficou popular no Japão. Fusajiro então começou a expandir com diversos outros jogos, onde aos poucos o negócio foi crescendo à ponto de ter que em 1907 fechar uma parceria com uma empresa de distribuição para aumentar o alcance da comercialização em todo o território japonês.

Placa com a primeira aparição da empresa Nintendo

Fusajiro se manteve no comando da empresa até 1929 onde decidiu-se aposentar, deixando a Nintendo nas mãos Sekiryo Kaneda, marido de sua única filha Tei Yamauchi. Sekiryo teve seu sobrenome mudado para o de sua esposa posteriormente. Em 1933 a empresa sofreu uma grande reestruturação, mudando sua sede para um prédio maior ao lado do primeiro, onde até o nome da companhia foi modificada para Yamauchi Nintendo & Co.

Sekiryo se manteve no controle da Nintendo até 1949 onde sofreu derrame cerebral. Quem assumiu o comando posteriormente foi seu neto Hiroshi Yamauchi com apenas 21 anos. Foi neste momento em que a empresa começou expandir seus horizontes, no qual Hiroshi investiu até mesmo em frotas de táxi e hotéis, mas sem perder o foco que carregava de seus ancestrais com os jogos de cartas. A companhia recebeu novamente mais uma mudança de nome em 1951 se tornando a Nintendo Karuta, e se mudando para uma sede ainda maior.

Eis então que a Nintendo realmente cresce de vez. Na mesma época da mudança de nome, Hiroshi firma um belíssimo contrato com a Disney para criar baralhos de cartas com os personagens da gigante da animação. Isso alavancou ainda mais o crescimento da empresa no qual finalmente em 1969, já com o nome de Nintendo Company entrasse no mundo dos jogos. Com Gunpei Yokoi, um grandíssimo designer, a Nintendo criou em 1980 o Game & Watch, um console portátil que foi um enorme sucesso. No mesmo ano a empresa entrou nos Estados Unidos.

O Mestre: Shigeru Miyamoto

Formado em Designer Industrial, Shigeru Miyamoto é um dos maiores nomes da história da Nintendo. Designado na época para desenhar o interior dos arcades ( conhecidos como fliperamas no Brasil ), Miyamoto chegou à companhia em 1977.

Miyamoto com sua criação: O Super Mario Bros.

Miyamoto foi responsável por diversos sucessos da Nintendo onde em 1981 criou o histórico Donkey Kong. O game se trata de um rapaz chamado Jumpmen que deveria salvar uma donzela desconhecida desviando de barris atirados por um gorila. Há boatos de que os personagens seriam Popaye, Brutus e Olivia Palito que na época a Nintendo não havia conseguido adquirir seus direitos imagem.

Havia uma certa desconfiança da equipe americana da Nintendo que logo se extinguiu. Miyamoto começou à criar sucessos em sequencia, mas um foi especial. Em 1985 foi criado para o NES – Nintendo Entertainment System, carinhosamente chamado de Nintendinho aqui no Brasil, o icônico Super Mario Bros. Resgatado de Donkey Kong, o Jumpman rebatizado de Mario, se tornou a imagem da Big N e uma de suas principais franquias.

Shigeru trabalha até hoje na Nintendo, sendo responsável e participante de diversas franquias de sucesso como The Legend of Zelda, Star Fox, Metroid e outros.

 

Linha do Tempo: Confira os consoles da Nintendo

Color TV-Game – 1977

Lançado em 1977, este aparelho teve diversas variações que consistiam em diversos games do Pong. Um deles batizado de Color TV-Game Block Kuzushi teve a participação de Miyamoto em seu desenvolvimento.

Color TV-Game

Game & Watch – 1980

Com mais de 60 versões diferentes produzidas entre 1980 e 1991, se trata de um console portátil sendo que uma delas possuía duas telas.

Game & Watch

NES (Nintendo Entertainment System) – 1983

Chamado de Famicon no Japão, o NES ou Nintendinho foi o primeiro console à receber cartuchos de variados games. O console de 8 BITS foi um divisor de águas na história da Nintendo e consolidou de vez a empresa no ramo. Franquias históricas como Super Mario Bros e The Legend of Zelda foram introduzidas nesse belo console. O sucesso foi tão estrondoso, que o aparelho só parou de ser fabricado em 1996 e vendeu mais de 60 milhões de unidades.

Nintendo Entertainment System

Game Boy – 1989

Mais uma grande inovação da Nintendo, o Game Boy foi um grande console portátil idealizado por Gunpei Yokoi. Com uma tela monocromática e processador 8 Bits, assim como o NES, aceita diversos cartuchos. O Game Boy também trouxe um dos primeiros multiplayers da história no qual poderia ser jogado alguns games em até 4 pessoas por meio de um cabo especial conectando os consoles. Seu jogo de maior sucesso foi clássico Tetris. Sendo um dos maiores consoles vendidos da história, o Game Boy vendeu cerca de 118 milhões de unidades vendidas.

Game Boy

SNES (Super Nintendo Entertainment System) – 1990

O SNES ou Super Famicon no Japão, é o sucessor do NES e fez um grande sucesso. Equipado com 16 Bits, o console possuía um grande poderio gráfico na época e foi concorrente direto do SEGA Mega Drive. O console também trouxe jogos marcantes como Super Mario World, Mario Kart e Donkey Kong Country. O produto teve mais de 57 milhões de unidades vendidas.

SNES – O Super Nintendo

Nintendo 64 – 1996

Em alusão ao processador de 64 Bits, o Nintendo 64 foi o primeiro console da empresa à renderizar games em gráficos 3D. Possuía capacidade para 4 joysticks, analógico e gatilhos trazeiros. Jogos marcantes fizeram parte do console como Super Mario 64, The Legend of Zelda – Ocarina of Time e Golden Eye.

Embora o console não tenha sido um fracasso, o Nintendo 64 não passou seus anteriores em vendas devido ao pouco numero de jogos lançados. As desenvolvedoras seguiram a febre dos CD´s já que é mais fácil fabricar do que em cartuchos. Sega e Sony já produziam aparelhos para CD então saíram na frente da Big N. O Nintendo 64 teve cerca de 30 milhões de unidades vendidas pelo planeta.

Nintendo 64

Game Boy Color – 1998

Lançado em 1998, o console portátil trouxe as cores para os jogos mobile da Nintendo. Além disso, o aparelho possuía hardware e áudios mais potentes que seus antecessores. Com cerca de 230 jogos exclusivos, o console teve mais de 50 milhões de vendas.

Game Boy Color

Nintendo Game Cube – 2001

Trazendo pela primeira vez as mídias ópticas, o Game Cube trouxe recursos gráficos superiores ao Nintendo 64 e inovações no controle que foi repaginado para se adaptar melhor às mãos, além de trazer o recurso de vibração. O console não conseguiu desbancar seu concorrente o Playstation 2 da Sony, mas trouxe alguns games interessantes como Pokemon Colesseum e Super Mario Sunshine. O aparelho vendeu cerca de 21 milhões de unidades.

Game Cube

Game Boy Advance – 2001

Até então o console portátil mais potente do mercado, o Game Boy Advance trouxe um aparelho mais potente que seus antecessores. Trouxe um formato físico mais moderno, capacidade para reproduzir mais de 30 mil cores, tela maior, áudio melhorado e processador 32 Bits, além de cartuchos menores. O console foi um verdadeiro sucesso com mais de 75 milhões de unidades vendidas. Dois anos mais tarde foi comercializado o Game Boy Advance SP que trouxe um formato mais moderno onde o console poderia ser dobrado. Essa versão teve 40 milhões de unidades comercializadas.

GB Advance

Nintendo DS – 2004

Considerado por muitos um dos melhores consoles da Nintendo, o DS possui duas telas, por isso o nome “Dual Screen”. O aparelho trás uma canetinha chamada de “Stylus”, onde os jogadores podem usa-la para tocar na tela inferior do console. Alimentado por uma bateria recarregável, o portátil possui gráficos semelhantes ao Nintendo 64, Wi-Fi e mutliplayer em rede. O console que mais tarde teve a versão aprimorada “Lite” e “DSi”, vendeu mais de 50 milhões de unidades.

Nintendo DS

Nintendo Wii – 2006

Lançado no final de 2006, o Nintendo Wii também representa um grande marco na história da Nintendo. Com seu controle revolucionário Wii Remote, o console roda games para captar o movimento dos jogadores e sem fio. O controle também é capaz de vibrar e emitir sons. O Wii roda games em DVD, mas também é capaz de reproduzir games digitais. Por ser muito divertido, o console atingiu até pessoas que não tem tanto interesse em video-games.

O console foi um sucesso estrondoso com 101 milhões de unidades vendidas e trouxe games maravilhosos como Wii Sports e Super Mario Galaxy.

Nintendo Wii

Nintendo 3DS – 2011

Seguindo a linha do Nintendo DS, o Nintendo 3DS possui o o formado de duas telas e dobrável. Mas o grande diferencial é a capacidade de renderizar imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais, além do aparelho possuir três câmeras digitais com uma frontal sendo capaz de capturar o rosto do jogador. Infelizmente o console não foi bem recebido obrigando a Nintendo diminuir o valor em pouco tempo depois do lançamento.

Nintendo 3DS

Nintendo Wii U – 2012

Sucedendo o Nintendo Wii, chegou em novembro de 2012 o Nintendo Wii U, Prometendo uma console 20 vezes mais poderoso que seu antecessor, o Wii U contou com duas versões: a Basic com 8 GB de armazenamento e o Premium com 32 GB. O console é capaz de gerar imagens em Full HD, e o mesmo roda jogos em mídia digital e física. O console conta com uma segunda tela sensível ao toque com 6,2 polegadas chamada de Wii U GamePad, que possui câmera frontal, saídas de áudio microfone e diversos outros recursos. O aparelho não fez tanto sucesso por não trazer inovações o suficiente, e não conseguiu superar seu antecessor e nem seus concorrentes como o Xbox One e PS4 que chegaram ao mercado no ano seguinte.

Nintendo WII U

Atualmente está disponível no mercado o Nintendo Switch, que se trata de um console hibrido super divertido, que conta com diversos jogos exclusivos como Super Mario Odyssey, Zelda, entre outros. 

A GamePress deseja muitos parabéns para essa gigante que tanto amamos, e que venham mais 130 anos! Parabéns Nintendo!

E vocês? Quais jogos ou consoles da Big N marcaram sua vida?

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade