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Age of Wonders 4 amplia poder estratégico da franquia

Dificilmente daria para resumir a quantidade de conteúdo presente em Age of Wonders 4 em uma análise do jogo, ainda sofrendo com a possibilidade de por mais detalhada que fosse, deixasse passar detalhes que em diversas gameplays fizessem total diferença. Isso porque o jogo combina elementos do tradicional 4X (Explorar, Expandir, Exterminar e Realizar, que em português não cabe muito na sigla) com a estratégia por turnos.

Age of Wonders 4

A cada nova partida o jogador cria um cenário totalmente novo, iniciando pela raça escolhida e passando pelo estilo que escolher jogar para se sagrar o vencedor conseguindo uma das 3 metas disponíveis: Derrotar militarmente todos, obter poder diplomático sobre todas as nações e cidades do mapa ou alcançar o poder arcano máximo, impondo uma dominação pela magia.

Vale ressaltar também que apesar de ser extremamente profundo em suas características, Age of Wonders 4 não foge à linha do gênero de estratégia e está ao alcance de qualquer fã do gênero. Mais importante do que isso, o game renova a franquia e entrega aquele jogo em que só mais um turno resulta em horas e horas de jogatina sem perceber o tempo passar.

Imperium

Assim como a grande maioria dos jogos de estratégia, um governo eficiente depende de recursos. Se o Ouro e a Mana são os principais e mais tradicionais, e servem para criar melhorias e exércitos, outras necessidades são Comida, para manter a cidade crescendo e gerando mais riqueza, Produção e Pesquisa, que influem no desenvolvimento e crescimento da sua raça no jogo.

E a novidade da vez é o Imperium, um recurso relacionado à diplomacia. Com ele é possível aumentar a população das cidades, expandir a influência, adicionar atributos em uma árvore de habilidades da nação e até anexar independentes. Ou seja, é fundamental para um jogo que tem uma trama política bem densa, em que constantemente o jogador está lidando com relacionamentos e problemas de outros povos.

Por exemplo, é possível capturar heróis inimigos e decidir o que fazer com eles. Devolvê-los aumenta o relacionamento ou enviar seus restos mortais irá causar a ira de outra raça.

Uma raça de heróis

O ponto de partida de Age of Wonders 4 é escolher sua raça e suas características e a partir daí seguir os acontecimentos no mapa para adequar sua estratégia. Uma raça consiste em diversos fatores, como a forma física, cultural e orientação perante o mundo. Mesmo escolhendo humanos, por exemplo, é possível ter uma orientação benigna, neutra ou maligna, e seu comportamento dentro do jogo pode alterar este perfil.

O gamer também poderá selecionar nessa configuração inicial qual tomo, o livro de magias, deseja seguir. inicialmente são 12 opções de Tier I, dos quais as magias são oferecidas para selecionar opções de forma aleatória no decorrer da partida. Ou seja, sempre valerá a pena pesar os prós e contras e ver qual se adequa melhor as suas necessidades no momento.

O herói – ou governador – é uma peça chave do jogo, tornando muito divertido jogar e também customizar o personagem com armas, anéis, equipamentos e itens de magia. O herói é quem pode construir novas cidades e explorar lugares ancestrais. Ele também que conjura as magias, sejam no mapa, oferecendo uma variedade de recursos ou dentro do cenário de batalha, onde se mostra mais eficaz.

Vamos à Luta

Quando dois ou mais exércitos se confrontam – os estacionados em locais adjacentes também entram na briga – o jogo assume uma posição de estratégia por turnos, com o jogador instruindo suas unidades e aguardando o turno seguinte para que o adversário faça seus devidos movimentos. Também é possível simular as lutas sem nem acessar esta tela, com um calculador de probabilidade, o que acelera bastante a gameplay, ou mesmo colocar em modo automático e só assistir o confronto acontecer.

É aqui que as habilidades do jogador podem fazer diferença entre a vitória ou a derrota. Selecionar e posicionar as unidades de ataque, que podem ser corpo a corpo ou à distância e também seus heróis, fazem toda a diferença. O ambiente também tem sua influência, com árvores, casas e muros, no caso das cidades ou postos avançados, ajudam ou atrapalham na hora do combate.

Mas de longe o principal “game-changer” nessas situações são os heróis, que podem conjurar as magias, invocações e outras tramas maravilhosas, conforme pesquisadas em seus tomos, para virar a maré de uma batalha. Por exemplo, é possível oferecer resistência a tipos variados de ataques ou até mesmo reprimir movimentação dos inimigos, sem contar as tradicionais magias de ataque imbuídas de danos elementares.

Mais um turno

O grande fenômeno de Age of Wonders 4 é a motivação para estar sempre em busca de jogar um turno a mais e, devido as inúmeras tarefas de organização, administração, personalização, etc, o jogador está sempre ocupado fazendo alguma mudança que vai resultar em benefícios para seu povo, em busca de seu objetivo.

Embora pareça complicado a princípio, o jogo conta com uma espécie de guia tutorial em tempo real, sempre mostrando seus pormenores, que vão influenciar diretamente no reino. Some-se a isso eventos aleatórios e encontros inesperados, o jogo se torna auto motivador para manter o gamer olhando para a tela.

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