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In Between disfarça mensagem humana com puzzles difíceis

Desenvolvido pela Gentlymad e publicado pela Head Up Games, In Between chega para os consoles abordando um tema factível, porem um tanto obscuro e perturbador aos olhos dos indivíduos que atravessam os cinco estágios de sofrimento que antecedem a morte anunciada e inevitável.

Transvertido de um jogo de puzzles, In Between nos coloca na pele de um homem, simplesmente conhecido no game como “O Homem”, que fora diagnosticado com uma doença terminal e cabe ao jogador enfrentar os desafios que a sua mente lhe propõe para vivenciar o seu momento final.

A Jornada

Do começo até o fim do game, que conta com 60 fases, o Homem vai narrando os acontecimentos chave de toda a sua vida. A narrativa funciona como um conto que anda sempre de mãos dadas com cada uma das fases do seu estado de sofrimento.

O interessante no game é que não existem cenas de animação para contar a história do Homem, pois a narração do próprio Homem acontece durante cada passo da sua “aventura de morte”, sempre seguida de momentos que se destacaram em sua vivência.

Todo esse estilo de narrativa torna In Between um jogo extremamente envolvente. Portanto o jogador passa a se identificar e até mesmo sentir o pesar do Homem. Isso tudo dada a excelente execução dos desenvolvedores no sentido de contar uma história dinâmica casando perfeitamente com os acontecimentos na tela.

Estágios de Sofrimento

A abordagem dos cinco estágios de sofrimentos são um show a parte no game. Cada um deles harmoniza perfeitamente com a concepção de cada nível e também com os momentos chave vividos pelo Homem.

No estágio da negação, o muro da escuridão busca constantemente escurecer seu caminho, impedindo que o Homem veja além e aceite o seu destino.

Durante o seu momento de raiva, esferas alaranjadas e mortais o impedem de tomar decisões sensatas durante a sua caminhada.

Existe também o estágio da negociação, onde o Homem enfrenta diversos dilemas. Por exemplo, em seus últimos momentos, existe a tentativa de barganhar por mais horas de vida.

No estágio da depressão, o Homem tem que aprender a lidar com ambientes mortais que o congelam até a morte. A salvação é encontrar a luz de sua alma.

Enfim, em seus momentos finais, finalmente o Homem chega no estágio de aceitação. Aqui existe uma relação estreita com o próprio jogador, pois além do protagonista ter que aceitar o seu destino final, o próprio player terá que lidar e aceitar a maneira como foi concebido o ato final do jogo.

Lição

Como uma lição de vida e até mesmo como uma forma digital de conversar com o seu público sobre um assunto deveras sinistro usando o formato de jogo digital, não há como negar que a Gentlymad brilhou maravilhosamente. Contudo, existem algumas ressalvas em In Between como um produto: jogo de videogame.

Seus puzzles se desenvolvem nos níveis ambientados nos cinco temas previamente abordados por meio da manipulação da gravidade. No controle do Homem, só conseguimos nos movimentar para os lados e controlar o lado da ação da gravidade em relação ao Homem, tanto horizontalmente quanto verticalmente.

In Between

Assim como em outros jogos de Puzzles nesse estilo, o jogador vai ter que usar toda a sua habilidade e precisão do controle. Será necessário desviar de armadilhas espinhosas, esferas de fogo mortais e cair em plataformas móveis.

Além da precisão, o jogador vai ter que aprender a aceitar os novos conceitos gravitacionais, onde a parte de baixo ou de cima é relativa e até mesmo cair para cima é um conceito válido no game.

Tem o jogo também

Durante grande parte do gameplay de In Between, é nítido que o seu time de desenvolvimento bancou a proposta de que o game deveria fluir sempre caminhando sobre a linha que limita a diversão alcançada pelo êxito da vitória e a frustração pela a altíssima dificuldade de alguns níveis no game. O problema maior é que em diversas vezes In Between cruza esse limite e acaba por se tornar só frustração em vários de seus níveis.

In Between

A boa notícia, que pode alentar os jogadores irados pela dificuldade que pode levar à insanidade, é que os controles funcionam de maneira primorosa, assim permitindo fluir toda a habilidade e precisão do jogador para alcançar o seu objetivo.

A parte sonora, apesar de discreta, corrobora maravilhosamente com o clima. Cada nível de sofrimento do Homem combina o player com o protagonista, sentindo toda a sua dor de seus momentos derradeiros.

In Between

De certa, In Beteween termina por ser divertido e recompensador por vários momentos, mas, por outro lado, pode ser visto como uma mensagem de socorro de várias pessoas que passam pelo mesmo momento do Homem, embora não sejam notados devido às indiferenças da sociedade para com o ser humano.

In Between

Sua narrativa completamente interligada com os estágios de sofrimento e o design das fases, funciona com uma harmonia ímpar. Portanto, é inevitável afirmar que In Between é capaz de entregar uma mensagem muito importante para a sociedade. E o faz de maneira muito competente, por meio de um jogo de videogame.

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