GamePress

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III cumpre sua função

Enfim a Nis America agracia sua imensa base de fãs em mais uma aventura no emblemático mundo de Zemuria. A chegada do mais novo The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III promete saciar a sede dos seus fiéis seguidores. Em mais uma história fantástica no mundo de The Legend of Heroes, ela pavimenta o caminho para o seu gran finale, o quarto game da série, que colocará um ponto final nas aventuras em Zemuria.

De início, podemos dizer que The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III é um game concebido para atender diretamente toda a expectativa criada em torno da série já estabelecida, e isso ele o faz com louvor. Com aprimoramentos finos no seu sistema de batalha, que abandona os menus fixos na tela atrelando-os ao personagem, a desenvolvedora atingiu um nível de fluidez jamais visto nos capítulos anteriores.

Quanto a história em si, podemos dizer que The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III é o ápice de toda a série. A história prende o jogador desde o primeiro momento e sempre o mantém na expectativa dos próximos acontecimentos com muita sede.

Trails of Cold Steel III

Obviamente que, para tirar proveito do que o jogo tem de melhor em relação ao desenvolvimento da narrativa, um dos requisitos é que o jogador já esteja inserido no contexto da história, pois a nostalgia chega de maneira avassaladora nos pontos onde a narrativa da série se entrelaça entre os títulos já lançados.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

O game é situado em um período estabelecido em pouco mais de um ano após os eventos de Trails of Cold Steel II. Agora, o império Erebonian luta para expandir o seu domínio sobre a grande Zemuria. Nesse período nos é apresentado o protagonista do jogo, Rean Schwarzer, já conhecido da série e agora graduado aluno da Academia Militar de Thors.

Rean, por sua vez, acaba por ser tornar o instrutor de uma nova Classe VII de um novo campus situado na cidade de Leeves. Ela funciona como uma espécie de filial da academia Thors, onde Rean se formou. Claro que tudo isso ocorre em meio às várias intrigas políticas e militares no entorno de toda Zemuria.

Como de praxe na série, o relacionamento entre os novatos da equipe e o seu instrutor Rean é o ponto alto do jogo. A interação entre eles e os eventos do game funcionam de maneira singular no mundo dos games. Isso acaba por estabelecer um novo marco na série, elevando a história de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III a um patamar que levará os fãs ao delírio com todas as suas reviravoltas até a preparação para o seu ato final.

Combate

Tecnicamente The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III também não deixa a desejar. Embora o ponto fraco sejam os gráficos, um tanto quanto datados, é perceptível que esse não foi o foco do estúdio de desenvolvimento. Todavia o resultado final entrega um trabalho primoroso, pois a performance e o detalhamento dos personagens acabam equilibrando a balança, fazendo com que a pobreza de detalhes de alguns cenários fique no esquecimento.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

O sistema de combate agora está mais rico do que nunca e extrapola a barreira de um simples sistema de turnos. Assim, a gama de ferramentas de gameplay oferecidas ao jogador abre um leque estratégico sem precedentes nesse estilo de batalhas.

Nesse sistema, vários personagens controláveis tem a capacidade de alterar o seu estilo de jogo por meio de diferentes maneiras no manuseio da sua arma. Dessa forma, não só o dano dos seus ataques pode variar conforme o seu estilo adotado, mas também sua capacidade de aproximação, esquiva e contra-ataque ante seus adversários.

Os ataques linkados tradicionais da série ainda estão lá e são um show à parte. Eles se destacam não só pela beleza de sua execução, mas pelo alto poder de dano. É possível conseguir ataques letais combinando os diversos estilos de armas disponíveis no jogo.

Controles e Som

Os controles contribuem bastante com a fluidez proposta do novo sistema dinâmico de turnos implantado no game. Sempre com respostas rápidas e precisas, o jogador vai se sentir no pleno controle das suas ações. Principalmente em conjunto com o bom funcionamento da câmera do jogo, algo que costuma ser o calcanhar de Aquiles nos jogos de exploração de cenários.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

A parte sonora, assim como nos antigos títulos da série, entrega trilhas memoráveis. Sempre funciona organicamente em relação ao momento vivido e cumpre com competência a sua função de imergir o jogador no contexto da narrativa. A questão aqui é que a longevidade do game quase que força a repetição constante de vários efeitos e músicas, o que dá a impressão de certa pobreza no escopo musical de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III.

Fique frio

Quanto aos problemas de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III, talvez o maior deles seja justamente o que o torna um jogo emblemático. Sua história épica que traz consigo uma legião de fãs e faz o game ser indispensável, acaba se tornando o ponto chave no game. Com toneladas de informações que formam a sustentação do game, os curiosos de plantão ou até mesmo os amantes de um bom jRPG que ainda não se aventuraram no gigantesco mundo criado na série Trails of Cold Steel, tendem a ficar um pouco perdidos durante a narrativa que não perde tempo nenhum explicando os acontecimentos que antecedem a aventura.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

Na tentativa de atenuar o impacto aos iniciantes, a nova Publisher do game – NIS America – introduziu uma espécie de biblioteca. Nela são contados os detalhes do game desde os seus primórdios até o início de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III. Contudo, sabemos que a leitura das intermináveis páginas de histórias antecedentes pode se tornar algo excessivamente maçante para o jogador que só quer jogar um bom jRPG.

Ainda que o jogo seja perfeitamente jogável e divertido, não há como negar que a profundidade à que se propõe esse terceiro capítulo da série só é alcançado em sua plenitude pelos seus verdadeiros fãs. Estes reconhecerão cada momento nostálgico entregue em The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III. Portanto, não há como não recomendar que o jogador novato na série debulhe cada parágrafo disponibilizado pela NIS América para uma experiência completa.

O melhor, até agora

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III sem dúvida é o melhor momento da série Trails of Cold Steel. Seu sistema de combate aprimorado aliado ao roteiro magnifico coloca esse terceiro título no degrau mais alto da franquia. Além disso, prepara o terreno de maneira primorosa para o seu derradeiro capítulo.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

A desconfiança que outrora ameaçava cada fã da franquia devido a troca da publisher deu espaço para um trabalho elogiável. Destacam-se a tradução das legendas e dublagem que sempre impacto nos momentos chave do enredo, mesmo que ainda não haja a disponibilidade para o português.

Se o objetivo principal de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III foi entreter e divertir os fãs ao mesmo tempo em que prepara o terreno para o seu capítulo final, não há como negar que cumpriu com louvor, tornando-se obrigatório para qualquer fã da série Trails of Cold Steel.

Para mais análises de games, acompanhe a GamePress, assim como nossas redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube e Instagram.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade