GamePress

AO Tennis 2 ganha longevidade com Carreira e criações da comunidade

AO Tennis 2, produzido pela BIGBEN e Big Ant Studios, chega para suprir um espaço deixado no mundo dos games por jogos do passado como Virtua Tennis e Top Spin. Mas será que ele é um Winner que vai atingir o topo do ranking? Em nossa análise iremos discutir alguns aspectos técnicos e pontos positivos e negativos desse Grand Slam!

AO Tennis 2

AO Tennis 2 está disponível a partir de hoje, 9 de Janeiro de 2020, para PCs e chega aos consoles – PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch – em 11 de Fevereiro.

Australian Open

O “AO” do título é referência ao Australian Open, um dos principais torneios de tênis do mundo, que faz parte do Grand Slam, juntamente com Wimbledom, Roland Garros e US Open, que não estão licenciados no jogo.

O modo de jogo inicial permite disputar o torneio da Austrália rapidamente, com um dos jogadores disponíveis: 14 homens e 11 mulheres, com destaque para Rafael Nadal, que inclusive possui sua academia de tênis retratada no game.

AO Tennis 2

É possível também fazer os tutoriais que ensinam a sacar e realizar as principais jogadas do tênis. Cada botão é responsável por um tipo de batida, como slice e topspin.

Mas os grandes destaques são o Modo Carreira e a Academia. Ambos se complementam e são responsáveis pela longevidade do título, adicionando horas e horas de jogatina!

A Academia

A Academia é um ambiente de criação e compartilhamento de itens. É possível realizar suas próprias ideias e deixá-las à disposição da comunidade, que irá avaliar todo conteúdo criado. O sistema é tão robusto que desde jogadores que não estão presentes no jogo até arenas completas dos principais torneios do mundo estão disponíveis para download.

AO Tennis 2

Imagine um confronto entre Boris Becker e Andre Agassi, em Wimbledon. Você pode reproduzir isto no jogo, se quiser. Só procurar que está tudo disponível. Roger Federer e Djokovic? Também estão prontinhos para baixar! Até nosso querido Guga Kuerten já está lá! As principais arenas de torneios do mundo, como os Grand Slam e os Masters 1000 também! Até uniformes utilizados nos respectivos torneios, com as principais marcas do esporte já foram criadas. Inclusive existe a possibilidade de baixar um jogador já com 4 ou 5 trajes utilizados durante o ano. Se houver uma atualização constante por parte da comunidade, isto torna o jogo inesgotável.

AO Tennis 2

O mais legal é que tudo isso pode ser utilizado no Modo Carreira, incluindo assim os principais torneios do mundo que passarão a existir no calendário, diferentemente dos torneios genéricos que ocupam seus espaços caso o gamer não opte por realizar os downloads.

Carreira

O Modo Carreira de AO Tennis 2 é o jogo propriamente dito. É nessa campanha que o gamer irá gastar horas! O tempo já corre mais rápido no próprio sistema de criação de personagem, que é bem detalhado e oferece a possibilidade de recriar feições nos mínimos detalhes. Mas antes fosse só criar o personagem! Também é possível customizar as roupas para os dias de jogo, as raquetes e até os acessórios que serão utilizados, como por exemplo a mochila para guardar as raquetes.

AO Tennis 2

Caso não queria gastar tempo criando seu próprio atleta, é possível escolher entre qualquer jogador pré-existente no jogo ou começar com um personagem baixado da Academia.

Também é possível customizar os trejeitos do atleta em quadra, como por exemplo o movimento de saque, o posicionamento para devolução e a voz.

Ao final de tudo isso, existe a distribuição dos atributos, onde o dinheiro captado é gasto em pontos para o atleta em itens como diferentes tipo de saque e rebatidas. Sendo assim, o bom desempenho nos campeonatos disputados é essencial para arrecadar mais verba e assim melhorar seu jogador. Porém é necessário balancear as disputas com semanas de descanso e muito treino, principalmente no início, para também evoluir outras habilidades como velocidade e reflexos, que sobem conforme melhoria de nível.

AO Tennis 2

A vida de atleta é bem representada, com um começo mais simples e evoluindo conforme o jogador se destaca no circuito mundial. Após bons desempenhos, é possível conseguir patrocínios e outras facilidades que ajudam a estabelecer o atleta no ranking.

Técnica

A jogabilidade de AO Tennis 2 é suficientemente boa para representar uma partida de tênis. O posicionamento em quadra e o timing para acertar a força e precisão das batidas precisam ser perfeitos para conseguir boas jogadas. Um gráfico próximo ao atleta mostra com uma bolinha se houve precisão (vermelho, amarelo e verde), assim como uma barra responde pela força na batida.

AO Tennis 2

Há um pequeno detalhe que poderia ser melhorado, pois o jogador as vezes se perde durante o movimento, principalmente em batidas diferentes como slice e deixadinha. O jogador meio que buga e se perde durante o movimento. Portanto parece algo de ajuste relacionado a animação do boneco em quadra. Talvez possa ser corrigido facilmente.

No quesito gráfico, os 25 atletas disponíveis estão bem retratados, assim como as arenas do Australian Open e a Nadal Academy. Porém as demais quadras poderiam ter um pouco mais de capricho. A ambientação no jogo, como a torcida, os pegadores e os árbitros, por exemplo, não possuem muitos detalhes. Creio que fariam toda a diferença.

AO Tennis 2

Match Point

Entendo que a similaridade ao jogo seja o mais importante em AO Tennis 2, e isso é atingido com perfeição, incluindo a possibilidade de desafiar as marcações dos juízes (algo que grandes títulos de esporte, como FIFA e PES deixaram de lado ao não incluir o VAR em duas versões mais recentes).

AO Tennis 2

O jogo possui 7 níveis de dificuldade (Amador, Semi-Pro, Pro, Veterano, Elite Mundial, Legenda e Grand Slam) e mesmo no Pro é necessário empenho para vencer uma partida. É necessário jogar por bastante tempo para adquirir ritmo dentro das quadras. Isso torna o Modo Carreira muito mais interessante, até porque é possível aumentar a dificuldade no mesmo save.

Confira a Nota em nossa análise em vídeo!

AO Tennis 2 pode ser o jogo de tênis que todos que gostam do esporte querem nos videogames. Com o auxílio das criações da comunidade na Academia e algumas correções futuras das desenvolvedoras para melhorar a movimentação dos jogadores em quadra, o game ganha pontos para subir no ranking!

Para mais análises de jogos, acompanhe a GamePress, assim como nossas redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube e Instagram.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade