GamePress

Assetto Corsa Competizione é para quem quer ser testado como piloto

Desenvolvido pela Kunos Simulazioni e publicado pela 505 Games, Assetto Corsa Competizione finalmente chega para o Playstation 4 e Xbox One, um ano após o seu lançamento nos PCs, e chega como um forte candidato ao título da corrida pelo simulador profissional mais realista do mercado.

Assetto Corsa Competizione

Antes de comentar sobre o game em si, é muito importante deixar claro que Assetto Corsa Competizione é um jogo focado em um nicho de jogadores específico, aqueles que beiram o profissionalismo e buscam a realidade nos mínimos detalhes da corrida, até mesmo em detrimento da diversão. Portanto, se o seu perfil é de um jogador aficionado por jogos de corrida, com horas de bagagem em jogos mainstream, tais como Gran Turismo Sport ou Forza Motorsport, saiba que o seu conhecimento terá pouca ou nenhuma valia para que você seja capaz de conduzir de maneira satisfatória uma máquina em Assetto Corsa Competizione.

Competição

Assetto Corsa Competizione é um simulador de corrida profissional com carros de Gran Turismo que busca simular com perfeição o campeonato europeu de Gran Turismo Blancpain GT Endurance Cup em todos os aspectos. Portanto, todas as equipes, carros, pilotos e circuitos foram licenciados oficialmente para o simulador, o que resulta em um produto cem por cento fiel à realidade do campeonato em questão.

No pacote licenciado pela 505 Games, estão à disposição dos jogadores mais de trinta carros e vinte circuitos oficiais, incluindo a icônica pista de Spa-Francorchamps e o seu Endurance de vinte e quatro horas, assim como todas as regras da FIA que são usadas na Blancpain GT Endurance Cup.

Modos de jogo

Mesmo não contando com uma quantidade elevada de modos de jogo, é aqui que Assetto Corsa Competizione mais chega perto de se parecer com um jogo de corrida tradicional, pois ele entrega os quatro modos que não podem faltar em nenhum jogo de corrida que se preze.

Dentre os modos está o de Corrida Única para um jogador, que serve como uma espécie de treinamento e conhecimento de pistas e veículos, já que o jogador pode escolher o traçado e a equipe que der vontade, e assim tentar se aprimorar a cada volta para fazer o melhor tempo ou sair vitorioso em uma corrida.

Para pôr à prova todo o tempo despendido no modo livre para um jogador, o jogo dispõe de um modo multiplayer online. Seu funcionamento deve ser bem parecido com o modo de corrida única, só que com adversários reais do mundo todo e com regras pré-estabelecidas no lobby da corrida para ver quem é o melhor piloto. Entretanto, durante todo o nosso período de testes não havia sequer um servidor disponível que permitisse ingressar uma partida online, então não podemos dizer como o modo realmente funciona, tampouco avaliar sua estabilidade e fluidez.

Assetto Corsa Competizione

O modo Campeonato simula com perfeição todas as etapas da Blancpain GT Endurance Cup, que vão desde o tempo livre para voltas de reconhecimento da pista a duas sessões de qualificação e duas corridas por etapa.

Por fim, e praticamente como uma pequena evolução do modo Campeonato, temos o modo Carreira, onde o jogador não é livre para escolher a equipe que quiser, mas a sua habilidade que é levada em conta na hora de receber propostas de equipes.

Ainda neste modo, algumas sessões de testes para verificar a consistência do piloto, durabilidade dos pneus e calibragem de performance do veículo serão solicitadas pela equipe, mas fora isso todo o restante é exatamente o mesmo que é visto no modo Campeonato.

Máquinas Incríveis

Ainda que não apresente nada fora da curva dos jogos que estão disponíveis atualmente no mercado de consoles, é inegável o fato de que Assetto Corsa Competizione é um jogo belíssimo e caprichado, tanto na apresentação gráfica quanto na qualidade sonora.

Os detalhes visuais de cada veículo, seja ele uma Ferrari, Lamborghini, McLaren ou qualquer outro carro disponível no jogo, são de impressionar e não deixam a desejar em relação a nenhum outro game dos consoles.

Além do visual, é imprescindível destacar a parte sonora, que é simplesmente fantástica ao retratar cada aspecto individual dos motores das marcas, assim como os detalhes do som do metal se retorcendo quando se força demais o carro na curva.

Os gráficos têm como ponto alto a parte interna dos veículos, sendo bem impressionante perceber que todos os detalhes foram respeitados pela equipe de produção do título, desde a costura dos bancos até as dezenas de botões no painel do veículo. O resultado é um trabalho fantástico no modelo 3D do carro, e tudo com uma acuidade incrível com o modelo real da marca.

O mesmo cuidado também pode ser percebido com a apresentação das pistas ao longo do jogo, que apresentam modelos caprichados e foto realistas de suas versões reais, de modo a evidenciar todos os problemas que os pilotos reais encontram ao desafiar cada circuito na vida real.

As variações de tempo e de clima também estão presentes nos circuitos, logo o jogador pode esperar as mais diversas situações de gameplay em um mesmo traçado, sendo mais ousado em uma corrida durante um belo dia de sol ou mais conservador durante um embate numa noite com muita chuva.

30fps

É claro que, com tanta beleza e riqueza de detalhes, Assetto Corsa Competizione teria que ajustar de alguma forma a sua apresentação com a sua performance na execução, e o preço que o título paga acaba por ser demasiadamente alto ao sacrificar sua fluidez e rodar em uma taxa de trinta quadros por segundo.

Assetto Corsa Competizione

De certa forma é até possível se acostumar com essa falta de fluidez após um certo tempo de gameplay, mas não há como negar que é bastante estranho a desenvolvedora ter priorizado a apresentação gráfica em detrimento da performance, sacrificando o principal propósito de um simulador: o gameplay.

Direção Avançada

Embora Assetto Corsa Competizione apresente uma jogabilidade típica de simuladores de corrida profissionais, é aqui onde os desavisados geralmente torcem o nariz para o game, justamente por não conhecerem sua proposta.

É preciso entender que esse tipo de jogo exige que o jogador tenha equipamentos condizentes com a sua finalidade e assim seja aproveitado da maneira que os desenvolvedores o projetaram. Logo, o mínimo que se espera é que quem se propõe a jogar tenha um bom set de volante e pedaleiras para simulação de condução. Não que seja impossível de aproveitar o game com controles normais, mas não podemos negar que dessa maneira o jogo se torna quase injogável, independente da sua habilidade com os jogos mainstream dos consoles.

Dito isto, também é importante enfatizar que Assetto Corsa Competizione parte do pressuposto de que o interessado no game já conhece tudo que envolve o Blancpain GT Endurance Cup, assim como o que um piloto profissional da categoria deve fazer para conduzir um carro de corrida, detalhes que vão muito além de acelerar, frear e manobrar um veículo. Todos os botões do painel do veículo têm uma finalidade e serão utilizados em algum momento, contudo, Assetto Corsa Competizione não perde tempo nenhum, nem mesmo com uma caixa de diálogo, explicando que o jogador vai ter de ativar o botão limitador de velocidade nos Pit Stop, por exemplo. Sendo assim, é fácil dizer que se trata de um jogo com a jogabilidade menos amigável para jogadores que não tem um conhecimento profundo das corridas de Gran Turismo.

Sua jogabilidade é extremamente precisa e por isso não perdoa erros, sendo que um simples toque em outro carro ou um pequeno erro de cálculo na hora de reduzir para fazer uma curva pode resultar na perda de todo o final de semana de trabalho da sua equipe.

As opções de customização dos veículos são incríveis, propiciando uma gama imensa de maneiras de pilotar conforme o seu estilo. Contudo, não é exagero nenhum dizer que o jogador tem que ter o entendimento de um engenheiro mecânico para executar as mudanças no veículo com perfeição.

Podemos dizer que Assetto Corsa Competizione não é um jogo que tem uma proposta de jogabilidade para fazer do jogador um piloto melhor, mas um simulador que pretende testar os seus limites e qual é a sua capacidade como um piloto profissional.

Piloto Profissional

Assetto Corsa Competizione é um jogo de um nicho específico que, além de ser um simulador profissional realista, segue as regras de um campeonato único. Logo, se o jogador realmente sentir que faz parte deste escopo de postulantes à piloto Blancpain GT Endurance e tem os equipamentos necessários, esse jogo o divertirá como nenhum outro, pois ele é extremamente competente em entregar o que se propõe.

Por outro lado, ele não é um jogo que apresenta um tapete de boas vindas para curiosos. Sua jogabilidade peculiar, extremamente punitiva e sem nenhum tipo de tutorial, restringe a apreciação de suas qualidades para poucos conhecedores dos detalhes das corridas de Gran Turismo europeias.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade