GamePress

Microfone do DualSense indica Assistente Virtual no PlayStation 5

Esta semana a Sony revelou o DualSense, controle integrante do PlayStation 5. Foram reveladas várias novas funções, como gatilhos reguláveis, feedback háptico, conectividade via USB-C e bateria recarregável. Além de tudo isso, o que também chamou a atenção foi o microfone embutido no controle, que segundo apuramos pode indicar a presença de um Assistente Virtual no console.

Assistente Virtual PS5

Na matéria publicada no Blog do PlayStation, Hideaki Nishino, Vice-Presidente Senior de Planejamento e Gerenciamento de Plataformas da Sony, disse: “O DualSense também possui um microfone embutido, que permite que os jogadores conversem com seus amigos facilmente, sem um headset – ideal para conversas rápidas.”

Porém, uma patente registrada em 2019 revelava uma suposta Assistente Virtual para o PlayStation 5. Parece lógico que agora uma coisa esteja diretamente ligada à outra. Vamos explorar o assunto.

Inteligência Artificial

Quem convive com o mundo de tecnologia já conhece diversas assistentes virtuais, que inclusive comandam atividades do dia a dia e funções de casa como acender e apagar as luzes. Talvez o mais famoso deles seja a Siri, da Apple, presente nos iPhones e iPads. Também ganhou popularidade a Alexa, da Amazon, lançada no Brasil em 2019, que pode aparecer em inúmeros dispositivos vendidos ou licenciados pela empresa.

Assistente Virtual PS5

Seria muito estranho se novos produtos tecnológicos, como consoles da próxima geração, não tivessem features similares. Porém cremos que o PS5 virá com uma função que desempenha realmente o papel de assistente. Assim não seria uma inteligência como outros dispositivos.

Uma patente registrada ano passado revelou um sistema de assistência virtual do PlayStation 5, mas como não havia muita coisa palpável sobre a nova geração, ficou meio jogada de lado.

Como funciona

O texto do registro fala em “Um método de assistência em jogos”. No caso, “Uma questão seria levantada pelo usuário em uma aplicação”. A partir daí a informação seria jogada num servidor back-end. “A resposta para a questão será gerada baseado nas informações relacionadas a uma pluralidade de gameplays”.

Em linguagem simples, um jogador com dificuldade em passar por uma fase ou um boss, poderia solicitar ajuda do assistente virtual do PlayStation 5. Este iria pesquisar o gameplay de outros jogadores que já enfrentaram a situação e propor uma solução em tempo real. Seria o fim do “procurar no YouTube”. Fantástico, não?

Assistente Virtual PS5

A única maneira prática de fazer essa assistência acontecer no momento em que o jogador precisa, sem quebrar o ritmo da jogatina, seria por meio de voz. Obviamente, um feature impactante deste deve ter sido guardado para revelação posterior, sendo assim, o microfone no DualSense foi descrito apenas para “conversas rápidas” na matéria que o revelou.

Até o momento, com tudo que pesquisamos a respeito, o Assistente Virtual do PlayStation 5 não viria para concorrer com Siri e Alexa e realizar funções além do console, como dar comandos em casa e controlar agenda. Seria focado em games, prestando auxílio ao jogador.

Possivelmente o microfone embutido no DualSense ainda tenha mais funções reveladas futuramente, como comando de voz, por exemplo. Outros usos podem estar relacionados ao novo botão Create, que substitui o Share. Só nos resta aguardar enquanto, pouco a pouco, a Sony revela novidades do PlayStation 5.

Para mais novidades do mundo dos games, acompanhe a GamePress, assim como nossas redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube e Instagram.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade