GamePress

Belo e tático mas pouco inovador, Battlefield V reproduz guerra com maestria

A guerra… Se tem algo que os numerosos trailers de Fallout nos ensinaram, é que a guerra nunca muda. A série Battlefield sempre exemplificou isso, mas com uma advertência: a guerra não é fantasiosa e épica como nos filmes. Ela é real! São momentos da história humana de medo e coragem, de ódio e compaixão, de morte e renascimento. E a forma que a Segunda Guerra Mundial foi retratada nesse game é um dos ápices da produção.

Battlefield V representa o máximo de imersão em um campo de batalha. Seja no ar ou na terra, o game da DICE reproduz com uma gameplay divertida inúmeros momentos marcantes para os fãs de FPS.

Guerra tática e agressiva no Multiplayer

Multiplayer BFV

O modo online de Battlefield sempre foi o foco da franquia, mas todos os seus games tiveram uma jogabilidade leve, com muita correria e frenesi. Em Battlefield V vemos uma gameplay mais realística, com movimentos mais plásticos e cadenciados, forçando os jogadores a trabalharem em equipe. Aconteceram algumas alterações nas classes dos soldados e correções em suas especificações, algo que foi muito criticado no seu antecessor, o Battlefield 1.

As classes Médico e Suporte mantiveram suas “mochilinhas de mantimentos”, sendo no primeiro Kits Médicos (que nas outras classes são limitadas a um por vez), e no segundo, as bolsas de munições. Além disso,  o Suporte manteve sua ferramenta de reparo. O Assalto vem com suas armas anti-veículos, como lança-mísseis e dinamites; e a classe Batedor com seus fuzis de precisão e ferramentas de identificação de inimigos. É possível notar que cada classe tem sua função no campo de batalha, e no BFV, cada uma delas se tornou essencial. Um exemplo disso está em uma das novidades do game: As reanimações agora não se limitam apenas ao Médico. Todas classes podem reanimar um companheiro de pelotão, mas a velocidade da ação de reanimação é bem mais rápida se feita pelo Médico. Cada classe “nasce” com um kit médico para curar se necessário, mas pode ser reabastecido se tiver um médico por perto (todas as classes podem levar apenas um kit médico por vez, apenas o médico tem um número ilimitado). Os jogadores são gerados com um número limitado de munições, e para isso deve haver um suporte no pelotão para fazer este reabastecimento – ou o jogador precisará retornar a alguma bandeira para isso. Os tanques são armas poderosas contra infantarias e para lidar com eles um Assalto com seus equipamentos anti-tanques deve ser acionado. O Batedor tem funções estratégicas, que além de abater inimigos à distancia, pode identifica-los e passar informações para seus companheiros. Algo que aconteceu no seu antecessor, e se repete em BFV, é a pouca variedade de armamento, principalmente para a classe Médico. Não sabemos se teremos novas armas futuramente em DLC’s.

As funções de combate são uma novidade do Battlefield V. Elas são características que refinem os talentos de cada classe. Com equipamentos e habilidades diferentes, há mais formas de vencer a partida. Jogando com a função de combate básica alinhada àquela classe resulta no desbloqueio de funções de combate adicionais. É necessário trocá-las durante a partida para adaptar-se à luta. Com os comandantes de cada pelotão, a equipe junta pontos para que o líder execute um comando, seja pedindo reforços ou soltando bombas em alguma flag, causando explosões gigantescas e eliminando alvos simultâneos. Tudo em Battlefield V tende à cooperação.

Os veículos sempre foram um marco na franquia, e no BFV receberam modificações. Os tanques e aviões nesta edição tem munições limitadas, fazendo com que o condutor retorne à alguma determinada flag para reabastecer ou se consertar. E não tente pilotar um tanque sozinho! Ele pode ser uma arma poderosa, será um alvo gigante se for cercado. Os veículos são bem retratados no game, com as devidas limitações da época… São poderosos, mas lentos e vulneráveis se não tiver apoio de seu esquadrão. As classes devem cooperar, seja no chão ou no ar, pilotando ou caminhando para chegar à um resultado favorável.

Além dos modos clássicos como o Conquista e Dominação, o BFV traz novos modos de jogo:

Combined Arms: 

Combined Arms, oferece uma experiência multiplayer para até quatro pessoas em um mesmo esquadrão. O objetivo é navegar pelo grande campo de batalha para realizar objetivos gerados aleatoriamente – um sistema chamado de “Gerador de Missões” pelos desenvolvedores.

Para obter as recompensas é preciso completar os objetivos, mas também sair vivo do campo de batalha ao requisitar uma extração. Cabe aos jogadores decidir se vale a pena arriscar mais um objetivo (levando em consideração que o último será especialmente difícil) ou garantir o que já foi ganho. Caso todo o esquadrão seja eliminado, todas as recompensas serão perdidas.

Grand Operations: 

Uma evolução do modo Operations, as Grand Operations traz confrontos que se estendem por mais de uma batalha com 64 jogadores em campo. São partidas assimétricas, nas quais cada time tem seus objetivos de ataque e defesa. Por exemplo, uma equipe em um ataque de paraquedas no primeiro dia para derrubar baterias antiaéreas enquanto oponentes estavam ali para se defender.

A batalha evolui para um segundo dia, no qual os resultados do confronto anterior refletem em suas opções. O lado que conseguiu vencer tem acesso a mais recursos. A ação culmina em um terceiro dia, no qual apenas o objetivo importará.

Em caso de empate nos três primeiros dias, há um quarto dia de morte súbita, no qual cada participante tem apenas uma vida e o último sobrevivente leva a vitória para seu time.

Tides of War:

Tides of War oferece uma jornada contínua através da Segunda Guerra Mundial, que irá evoluir por vários capítulos impactantes do conflito. O lançamento de novos conteúdos acompanhará a progressão da guerra, de forma que jogadores começarão no início do confronto e continuarão avançando até seus últimos dias.

Multiplayer BFV

Os mapas são gigantes e muito, mas muito bem produzidos. A riqueza de detalhes impressiona. Falar sobre os gráficos de Battlefield é algo totalmente desnecessário. São sombras, cores, efeitos de explosões e supressões, simplesmente estonteantes.

Ao todo, são 8 mapas de lançamento, cada um representando uma batalha da Segunda Guerra Mundial, onde é possível assumir as forças Aliadas ou do Eixo. As localizações se passam em diversos países. Seja nos campos floridos da França, em uma Roterdã devastada na Holanda, em planícies desérticas da África ou em montanhas nevascas da Noruega.

Personalização BFV

A DICE deu um pouco de gás na criatividade. A personalização dos soldados são uma novidade no game que traz pela primeira vez na franquia a opção de jogar como uma mulher. O objetivo da EA foi retratar os papéis importantes das mulheres no desenrolar da Segunda Guerra Mundial.

O nível de personalização foi ampliado, mas sempre com o devido respeito à um dos eventos mais tristes da história humana. Em Battlefield V não serão encontradas armas coloridas e trajes reluzentes. O jogador agora tem a opção de escolher um modelo de personagem para cada classe, dentre 20 opções, e customizar tipos de vestimentas, capacetes, botas e até pinturas de combate, mas sempre se mantendo o realismo e a imersão de guerra.

No geral, o modo multiplayer está divertido como sempre, e em Battlefield V, a sensação de quando você executa uma eliminação é fantástica.

Histórias de Guerra

Nordlys

Mais uma vez, a EA e DICE trazem as Histórias de Guerra para o Battlefield V. São histórias que contam um pouco da Guerra que poucas pessoas conhecem, levando para diversos momentos e localidades. A DICE quis fazer uma aventura de Battlefield V para um jogador que tratasse de um tema novo e não reciclasse retratos já conhecidos da Segunda Guerra. Ao conceber as histórias, a equipe riscou o óbvio, e apresenta aos jogadores detalhes menos conhecidos do conflito global, mas não menos empolgantes.

As Histórias de Guerra são divididas em 4 capítulos:

  • Por Conta Própria: É uma história sobre garra, determinação e segundas chances. O jogador assume o papel de Billy Bridger, um criminoso que teve a chance de redenção ao sair de uma cadeia londrina para a unidade do Serviço de Bote Especial. O que ele não tem de experiente, tem de perseverante.
  • Tirailleur: É uma guerra total de infantaria com alta intensidade, em que unidades senegalesas das Forças Coloniais Francesas lutam para libertar a “pátria” francesa que eles nunca viram antes.
  • Nordlys: Ambientado em uma Noruega ocupada que não conhece a paz desde o início da guerra, a história envolve uma jovem lutadora da resistência que descobre um esquema perigoso enquanto faz um resgate. Sua história é focada não só em sua luta pela libertação do seu país das forças de ocupação nazistas, como também na luta pela sobrevivência de sua família. E particularmente a que eu mais gostei.
  • O Último Tiger (chega em dezembro): Se tratará da história de um esquadrão alemão que pilotando um tanque TIGER, comandado por um oficial veterano que começa a questionar as ideologias que o levaram para o conflito.

Basicamente, a gameplay das campanhas lhe colocam em um mapa aberto, possibilitando ao jogador escolher como seguirá sua abordagem, seja ela furtiva ou ofensiva. A trilha sonora é simplesmente fenomenal! A maioria das músicas são orquestradas e de uma qualidade invejável. A dublagem é original, não sendo localizada no português, que por opção da EA preferiu manter a imersão com os idiomas corretos. Mas não se preocupe, todo o game é legendado e seu multiplayer é dublado.

Nordlys

Battlefield V é uma grande produção, com gráficos e imersão incríveis, dublagem e trilha sonora impecáveis. É notável, assim como em Battlefield 1, o antecessor, que falta um pouco mais de conteúdo e armas, o que pode afetar a vida útil do multiplayer. Por outro lado, já existe todo um calendário com atualizações e lançamentos para o jogo, que inclusive receberá o modo Battle Royale, um dos favoritos dos fãs. Resta aguardar para ver se isso será suficiente para prender a atenção dos jogadores e gerar uma longa vida, como em Battlefield 4.

Battlefield V está disponível para Xbox One, PC e PS4.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade