GamePress

The Cosmic Shake traz vibe do Bob Esponja para o videogame

Criado em 1999 por Stephen McDannell Hillenburg, um biólogo marinho americano que também atuou como animador, roteirista e cartunista, Bob Esponja Calça Quadrada segue como um sucesso entre a criançada na TV, pois mesmo após 24 anos desde a sua criação o desenho ainda retém um bom público, e por que não usar esse público para vender um jogo de videogame?

The Cosmic Shake

Com seus personagens caricatos e atrapalhados, Bob Esponja Calça Quadrada já havia extrapolado o mundo dos desenhos infantis e debutado nos consoles há um bom tempo e nem mesmo a parceria da Purple Lamp Studios e a publicadora THQ Nordic é inédita nas aventuras da Fenda do Biquini. Na verdade, essa dupla foi responsável – em 2020 – pelo lançamento do remake do jogo lançado originalmente em 2003, conhecido na época como SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom, jogo de relativo sucesso, mas que certamente incentivou o retorno da dupla para uma aventura inédita em Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake.

13ª temporada / Episódio 14

Embora não seja um episódio canônico na série como sugere o título, Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake cumpre muito bem o seu propósito de fazer do game uma chance do seu público de vivenciar e usar suas habilidades para tirar Bob Esponja Calça Quadrada de mais uma grande trapalhada que ameaça a integridade dos seus melhores amigos na Fenda do Biquini.

Nesse episódio interativo, Bob Esponja Calça Quadrada se encontra com Madame Kassandra, uma cartomante marinha que lhe promete a realização de vários desejos por meio do uso de algumas lágrimas de sereia. Entretanto, como é de praxe no desenho animado, Bob Esponja Calça Quadrada, Patrick e sua trupe acabam abusando e causando muita confusão na escolha desses desejos.

No melhor estilo de uma paródia do clássico filme De Volta Para o Futuro, o continuum espaço-tempo sofre um desequilíbrio por tantos desejos bizarros se realizarem quase que simultâneamente, abrindo fendas para outras realidades e levando consigo vários amigos de Bob Esponja para dimensões alternativas. A partir daí, cabe ao herói Bob explorar cada uma dessas fendas em busca dos seus companheiros da Fenda do Biquini numa aventura com os trejeitos típicos dos melhores episódios da série animada.

Mais importante que atestar o acerto da desenvolvedora em trazer uma aventura típica de um episódio da série animada é avalizar o trabalho de dublagem do game, que contratou a maioria dos dubladores oficiais do desenho para dar vida aos personagens no game. Dá para dizer que isso faz toda a diferença, principalmente entre os pequenos, em momentos onde literalmente vemos seus olhos brilhando enquanto curtem uma aventura autêntica de Bob Esponja e sua trupe, exatamente da maneira a qual eles cresceram assistindo.

Gameplay

Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake claramente tem um público-alvo e, de maneira bem acertada, mira e agrada em cheio os infantes que cresceram assistindo as trapalhadas do desenho Bob Esponja Calça Quadrada. Isso quer dizer que o game tem uma dificuldade bastante acessível e uma curva de aprendizagem bem curta, ao ponto de entregar uma experiência até mesmo enfadonha para um gamer com mais idade e dotado de uma certa experiência. O game aposta a sua jogabilidade no básico do básico, ensinando e desenhando – literalmente – cada ação de pulo e combate ao longo de toda a aventura na Fenda do Biquini.

No game, Bob consegue pular, bater, planar e até aprende algumas habilidades extras ao vencer alguma realidade alternativa, mas tudo com um funcionamento bem simples e bastante funcional.

Os controles reagem bem e rapidamente aos comando, de forma a não frustrar e tornar a experiência dos pequenos ainda mais agradável. Os gráficos, por sua vez, exalam a mesma vibe dos desenhos, com os mesmos traços característicos em um mundo bastante colorido, capaz de chamar a atenção das crianças assim como o desenho animado o faz.

A parte sonora é um show a parte, como já mencionado, principalmente pela participação dos dubladores oficiais da série aqui no Brasil em conjunto da trilha sonora que marcou as manhãs da criançada. Liderados pelo fantástico trabalho de Wendel Bezerra – que faz a voz de Bob Esponja – é notório o carinho da equipe de dublagem no game, o que imediatamente conecta a criançada e até tira um sorriso no canto da boca dos pais que os acompanha, tamanha a verossimilhança, tornando esse trabalho o ponto alto em trazer autenticidade e o feeling de jogar um novo episódio do desenho.

Vale a pena?

Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake é um jogo que mira e acerta precisamente no público infantil, de forma a entregar um game que transpira a mesma vibração do desenho que encanta a criançada há muito tempo. Sua jogabilidade é facilitada e funcional, fazendo do título uma obra perfeita para atrair até mesmo os mais juvenis e que talvez não tenha tanta atração por jogos de videogame, em detrimento à outras brincadeiras.

Pelo conjunto da obra, e especificamente para o público juvenil, Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake é um jogo que certamente não decepciona e, talvez, é até provável que se trate do jogo de videogame mais fiel à sua obra original nesta geração, ainda que contando uma história inédita, fazendo deste título um game obrigatório.

Por outro lado, se consideramos um público mais abrangente, que inclui jogadores mais velhos e experientes, Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake talvez não seja o jogo mais indicado, pelo mesmo motivo que o torna tão atraente para o público juvenil, que é a sua acessibilidade na maneira de jogar. Logo, para este público em específico, talvez haja opções mais interessantes no mercado.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade