GamePress

Children of Zodiarcs tem tudo que um RPG tático precisa

Os jogos de estratégia e posicionamento ganharam muito destaque com Xcom, Ogre Battle, Final Fantasy tatics e, mais recente, Mario + Rabidds. Apesar deste tipo de jogo carregar semelhanças com RPGs, sempre faltavam alguns elementos para agradar os fãs dos jogos de mesa. Em Children of Zodiarcs, desenvolvido pela Cardboard Utopia e publicado pela Square Enix Collective, cada personagem tem a sua vez de se movimentar com alcance limitado, porém a grande sacada é a sua jogabilidade inovadora baseada em um deck de cartas e um conjunto de dados.

Nahmi é a protagonista principal do jogo, mas pouco se sabe da história do game, ao menos inicialmente. Conhecido apenas o fato de fazer parte de uma quadrilha de ladrões que está à procura de uma relíquia antiga.

A cada turno de ataque, cada personagem deve ser controlado e orientado de cada vez, mas não existe um botão de ataque. As opções de ação dependem das cartas disponíveis – além das que integram o deck, é possível comprar mais caso não opte por gastar uma. As opções englobam ataques corpo-a-corpo, magia, cura, encantamentos, entre outros.

O mais legal é que o uso das cartas é apenas o começo da estratégia de batalha. Logo após escolher qual irá utilizar, é necessário lançar um conjunto de dados que vai definir as características do uso da carta. Os dados possuem símbolos que afetam o desempenho da carta acionada e podem, por exemplo, aumentar o poder de dano e recuperar parte da vida do personagem.

A customização, característica marcantes dos RPGs, é notável, principalmente a partir do momento em que ganha-se experiência e vai subindo de level. Uma das opções mais legais é craftar os seus dados individualmente, tornando-os mais úteis de acordo com o estilo de jogo.

Children of Zodiarcs é um jogo muito divertido, que entrega novos personagens jogáveis com características próprias, conforme você avança na história e que tem um gameplay encantador.
O ponto negativo do jogo fica por conta do ritmo que é extremamente lento. Às vezes é muito irritante ter que aguardar o turno do adversário, inimigo por inimigo, para retomar o controle do seu esquadrão. Talvez se o game apresentasse um mecanismo que aumentasse a velocidade do jogo esse problema seria amenizado.

A dificuldade elevada pode afastar os jogadores que não se comprometem de verdade com o game. Até mesmo para concluir o tutorial do jogo exige certa habilidade. No entanto, é um game que, pela sua diversão, ousadia em inovar e pela coragem em ressuscitar um estilo de jogo que há muito tempo não se via, vale a pena ser jogado.

Children of Zodiarcs está disponível para PC e Playstation 4.

Confira nosso vídeo com a primeira meia-hora aqui:

 

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade