GamePress

Com ares de filme de ficção, Observation mantém jogador curioso

Observation é um jogo um pouco diferente, embora pareça familiar ao longo de toda a jornada. O ponto fora da curva é que o jogador não controla a personagem principal, a Dra. Emma Fischer, mas sim SAM, um sistema de inteligência artificial que comanda uma estação espacial que, após ser danificada, misteriosamente aparece próxima à Saturno. O único que parece saber o que aconteceu é o próprio SAM, embora não tenha as respostas adequadas para a Dra. Fischer.

O universo te aguarda!

Desenvolvido pela No Code e distribuído pela Devolver Digital, o jogo lembra muito o clássico do cinema 2001: Uma Odisseia no Espaço. No filme, o computador HAL 9000 é uma fonte de inteligência tão superior que decide acabar com os humanos pois acredita que são um atraso. Sem dar spoilers, SAM tem outras motivações para levar a Estação Espacial Observation.

Uma máquina

SAM observa Dra. Fischer

É bom sempre ter em mente que a função do jogador em Observation é de um computador, ou seja, não existem atos de ação e aventura. Na maior parte do jogo, a função será pular de câmera em câmera para alterar o ângulo de visão em cada escotilha e a partir daí solucionar as pendências necessárias para o avanço da Dra. Emma Fischer, seja física, abrindo escotilhas, ou operacionalmente, resolvendo problemas da nave.

Por ser uma Inteligência Artificial, SAM pode ser implantado em esferas móveis, o que adiciona um pouco mais de possibilidades ao jogador, permitindo que se mova pelo cenário e até fora da Estação Espacial – Só não esqueça de despressurizar a cabine antes de abrir a escotilha!

Diagramas, sequências, lógicas, SAM está ali para resolver

Embora siga uma lógica, já que todo o sistema de uma nave espacial deve ser similar, a variação de quebra-cabeças não é tão vasta e pode cansar em alguns momentos. Sempre é necessário entrar com números para ganhar acesso aos controles e computadores, ou encontrar e depois desenhar um esquema.

Como um filme

Estação Espacial Observation

A impressão sobre Observation é muito parecida a assistir um filme. Por isso é imprescindível jogar com fones de ouvido e, de preferência, sem intervalos muito longos. A sequência é essencial para entrar no clima do jogo que não é muito longo. Isso é um ponto positivíssimo já que pela temática era capaz de ficar arrastado e cansativo. Outro fator importante de lembrar é que o jogo está legendado e com menus em português!

A relação entre SAM e a Dra. Emma Fischer é o ponto alto do jogo. Como um computador, é dever obedecer às ordens, mas é possível sentir com o desenrolar da trama uma humanização de SAM.

Entender o Sistema Operacional do SAM é essencial!

A linearidade da história diminui muito o fator replay, mesmo que ajam ações opcionais e itens colecionáveis, já que SAM não está ali para fazer escolhas, mas sim resolver problemas.

Observation é um ótimo exemplo de filme interativo, e exige que o jogador pense na medida certa para ter satisfação ao encontrar soluções.  

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade