GamePress

Dicas de ouro para escolher um bom cabo HDMI

2.0 ou 2.1: Aprenda a escolher o melhor cabo HDMI para as suas necessidades focando apenas nas especificações do mercado.

A sigla “HDMI” refere-se à Interface Multimídia de Alta Definição, que está disponível no mercado desde 2003. Ele veio para substituir os conectores de componentes de vídeo, VGA, DVI e SCART. Mas afinal, como você pode escolher um bom cabo HDMI que atenda às suas necessidades sem pesar no bolso?

Além disso, um novo modelo estreou em 2013. Passamos do HDMI 1.1 original para o esperado HDMI 2.0. E esta velocidade indicada. O modelo 2013 tinha resolução de 4K (3840 x 2160) e taxa de transferência de até 18 Gbps, com até 60 quadros por segundo.

Além disso, o cabo HDMI 2.0 era capaz de sincronizar som e imagem automaticamente e suportava 32 canais de áudio. Mais do que isso, existem CECs inquestionavelmente estendidos.

Aprenda mais sobre o cabo HDMI

Em 2017, uma nova especificação HDMI foi introduzida e a versão conhecida como HDMI 2.1 entrou no mercado. No entanto, na época, não havia muito interesse nisso. A razão era simples: até então, quase não havia diferenças entre o modelo atual e o anterior.

É possível utilizar alguns recursos 2.1 que não estão ativos na versão 2.0 com as novas opções de telas de televisão em televisores e videogames.

Funcionalmente, o Cabo HDMI 2.1 é idêntico ao Cabo HDMI 2.0. É possível usar a versão 2.0 em uma entrada HDMI 2.1 e vice-versa. A versão mais recente adicionou suporte para as mais altas resoluções e taxas de impostos. Em outras palavras, o cabo HDMI 2.1 oferece suporte à transferência de dados com taxas de impostos mais altas do que o HDMI 2.0.

No entanto, se você não usar ou executar conteúdo 4K, será difícil perceber a diferença entre um cabo 2.0 e 2.1. Como resultado, é importante considerar se vale a pena atualizar todos os seus dispositivos para as versões HDM1 2.1.

Cabo HDMI 2.0 ou 2.1 É quase certo que o cabo HDMI 2.1 acabará por substituir o HDMI 2.0, pelo que não será necessário deslocar o seu equipamento. Mas é importante saber quais recursos foram adicionados a esse novo modelo.

Aqui estão 5 mudanças em comparação com a versão 2.0:

1 – High Fourier Ratio (HFR) para resoluções de 4K, 8K e 10K, com atualizações de até 120 Hz;

2: Canal de retorno de áudio (EARC) aprimorado para formatos de áudio como DTS e Dolby Atmos: X;

3: Variable Refresh Rate (VRR), que reduz ou elimina lags e mantém o movimento fluido e dinâmico nos jogos.

4 – O Auto Low Latency Method (ALLM), que ajusta automaticamente os dados de latência para a menor taxa possível;

5 – Quick Media Switching (QMS) para vídeo e filme elimina o resultado disperso de telas pretas que aparecem antes do conteúdo ser exibido.

Dispositivos com portas HDMI 2.1 e HDMI 2.0 Se você deseja atualizar para HDMI 2.1, fique calmo. É fundamental destacar que esse modelo é recente e que a maioria dos consumidores ainda não possui aparelhos ou equipamentos compatíveis com essa tecnologia.

No entanto, as compras futuras devem ser planejadas com cuidado, pois os avanços tecnológicos garantirão que televisores e consoles logo estarão disponíveis nas lojas com entrada 2.1.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade