GamePress

Disgaea 1: Complete aposta em repaginada visual da nostalgia

Em 2003, a Nippon Ichi Software deu o pontapé inicial no que seria uma das mais duradouras séries de RPG tático: Disgaea.

Disgaea: Hour of Darkness tem como base clássicos do estilo, como Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, porém, se difere das demais franquias por conta de seu humor irreverente e sua natureza “megalomaníaca”. O game conta a história de Laharl, filho e herdeiro legítimo do rei de Netherworld. No entanto, por conta de uma soneca mal planejada, Laharl acaba despertando anos depois da morte de seu pai, ficando para trás na corrida pelo trono. Contando apenas com uma infiel escudeira, o príncipe precisa recuperar a confiança de seu povo e criar um exército para retomar o poder da única maneira que sabe: a força.

Já na narrativa é possível ver a veia humorística do game, que é transmitida também pelos diálogos, inimigos e as próprias mecânicas. Por exemplo, é possível arremessar inimigos e aliados durante o combate, com o objetivo de dar uma vantagem de movimentação, ou até mesmo causar dano em outros inimigos. Outra mecânica divertida é a de especiais individuais e coletivos de cada personagem, que vão de golpes super exagerados até movimentos totalmente absurdos que claramente tem o objetivo de arrancar boas risadas do jogador.

Avançando um pouco para 2018, com a franquia já estabelecida, a Nis America anuncia que o primeiro jogo da série receberia uma edição completa e remasterizada para o Playstation 4 e Nintendo Switch, contando com visuais atualizados condizentes com o recente Disgaea 5, e todo o conteúdo extra que Hour of Darkness havia recebido em suas outras versões para PSP, Nintendo DS e PC.

Apesar de visualmente repaginado, Disgaea 1: Complete, ainda é em seu núcleo o mesmo game de 2003, podendo ser frustrante aos jogadores veteranos se comparado com os games mais recentes da franquia, já que a cada jogo, mais mecânicas malucas e absurdas são introduzidas. Já para os novatos ou para aqueles que apenas procuram por um pouco de nostalgia, o gameplay tático de qualidade e o humor ácido e frenético ainda fazem com que a aventura seja uma experiência válida.

Disgaea 1: Complete chega no dia 09 de outubro ao Playstation 4 e ao Nintendo Switch

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade