GamePress

Dreams é maravilhosa ferramenta para criar além da imaginação!

Quando a Media Molecule nos entregou o grandioso Little Big Planet Big Planet em 2008, ela surpreendeu o mundo com um jogo bem diferente na época. A premissa era libertar o lado criativo do jogador. Finalmente com as mãos em Dreams, podemos dizer que o seu primeiro grande jogo foi apenas o passo inicial. Agora temos um universo ainda maior, com possibilidades infinitas, ou, talvez, só limitado pela imaginação do jogador.

Dreams

Mas o que seria Dreams? Não sabemos se o classificar como um jogo seria o correto, tampouco como um “gamemaker” qualquer já disponível no mercado. A melhor definição de Dreams talvez seja a de uma legítima rede social de jogos. Nela até mesmo a imaginação e a criatividade podem ser compartilhadas para que fluam os desejos do jogador e os transformem em games.

No princípio

Durante um breve tutorial é apresentado a personificação do lado criativo do jogador, o seu Bichim. Ele será o controle e a porta de entrada para a imensidão do universo de Dreams.

O Bichim é um personagem que funciona como meio de interação do gamer e o mundo de Dreams. É por meio dele que o jogador vai explorar a imensidão de conteúdo disponibilizado pelos outros criadores e também construir o seu próprio sonho.

Dreams

O controle do Bichim, utiliza toda a tecnologia embarcada no dualshock 4 e é totalmente baseada nos sensores de movimento. Portanto, é natural que o jogador sinta uma certa estranheza de início, mas tudo faz sentido quando se começa a construir o próprio sonho.

A porta de entrada para o Sonhoverso é o Hub do jogador. Tudo aqui é personalizável com objetos que vão sendo desbloqueados conforme o jogador evolui o seu Bichim. Por fim, serve também como um menu do game, onde o jogador vai poder entrar no mundo Sonhonavegar, para explorar as mais criativas criações do mundo de Dreams, ou no mundo Sonhocriar, para liberar a imaginação e criar o que quiser.

Sonhonavegar

A porta de entrada no Sonhoverso é a campanha criada pela Media Molecule chamada Sonho de Art. Nela o jogador controla um personagem conhecido como Art, músico, instrumentista e baixista de uma banda de jazz.

Na sua curta história, que dura umas duas ou três horas, o jogador vai viver uma redenção. Art inicia no fundo do poço por escolhas erradas na vida, até o final da aventura emocionante, que culmina em seu momento de glória.

Dreams

O mais interessante é que Sonho de Art cumpre com maestria a premissa de envolver totalmente o jogador nas possibilidades infinitas de Dreams. Com um gameplay bastante diversificado que abrange mecânicas que vão desde o nostálgico point and click, passando pelo tradicional momento dos puzzles típicos dos jogos RPG, e indo até a recente modinha dos shooters em primeira pessoa, Sonho de Art mostra ao jogador que o universo é o limite na criação dos games.

Logo após, e sem dar tempo para o jogador assimilar a empolgação por conhecer o Sonho de Art, um universo com possibilidades infinitas é colocado aos olhos do jogador. É a imensa comunidade criativa de jogos feitos pelos mais diversos tipos de jogadores espalhados pelo globo.

Inundado de criações das mais diversas, sejam elas originais ou até mesmo cópias fiéis de grandes produções, o Sonhoverso se apresenta como um grande universo sem precedentes na história dos games. Nele não só é possível experimentar as criações, como também se expressar-se sobre elas.

Network

Nesse ponto, Dreams funciona como uma verdadeira rede social dos games. Aqui é possível expressar a sua satisfação com uma obra bem criada dando o seu like ou se inscrever para acompanhar um projeto em desenvolvimento. A interação é a palavra-chave, seja ela com os gamers que desenvolvem seus próprios jogos ou mesmo por meio do suporte com a própria Media Molecule, que promete incluir ainda mais recursos no game de acordo com o que for exigido para que as criações nunca só sofram mesmo a limitação da criatividade de cada um.

Dreams

Ainda sobre o conteúdo dos jogos no Sonhoverso, se engana quem pensa que Dreams entrega somente demonstrações ou jogos simplistas. A complexidade nas criações de Dreams é tão fantástica que jogos com várias horas de duração e mecânicas de gameplay modernas e complexas estão disponíveis.

Ao explorar o Sonhoverso o jogador pode reviver momentos de nostalgia ao se deparar com cópias praticamente fiéis dos jogos que o fizeram ter orgulho de ser um gamer até os dias de hoje, como Crash Bandicoot, Super Mario, Zelda, Sonic e por aí afora, ou até mesmo se apaixonar por uma criação totalmente original, concebida com tanto esmero que pode não dever nada para alguns jogos já consagrados.

Obviamente o jogador vai encontrar bastante conteúdo dispensável durante a sua viagem ao infinito do Sonhoverso, contudo aí entra mais um ponto positivo da Media Molecule, que soube colocar em prática um sistema bastante funcional de organização de criações nesse universo sem fim. Assim, tudo fica muito bem dividido em sublocações que são separadas pelos mais diversos critérios, sejam eles os projetos mais amados pela comunidade, tipos de jogabilidade, tendências, recém criados e etc.

Sonhocriar

A Sonhocriação em Dreams é onde a mágica acontece e os jogos são criados, entretanto a forma com que tudo funciona aqui é algo que transcende qualquer ferramenta de criação de games do mercado. A começar pela experiência em si, que trabalha com uma extensão da comunidade de games da Sonhonavegação.

A regra aqui é uma só: se pode ser imaginado, pode ser construído. Seja a criação do zero ou aproveitada de algum criador, pois tudo que é criado é também disponibilizado aos demais criadores. E quando dizemos que qualquer coisa pode ser criada, tal afirmação é para ser levada ao pé da letra em Dreams. O jogador tem a sua inteira disposição ferramentas que permitem desde a criação de texturas, trilhas sonoras, física e tudo mais que é relacionado a criação de games.

Porém, não espere entrar no universo da Sonhocriação e criar uma superprodução como num passe de mágica, embora todas as etapas sejam acompanhadas com vídeos e tutoriais explicativos. Por si só, assistir horas e horas de vídeos tutoriais já torna a experiência deveras prolongada. O processo de criação também é bastante complexo e trabalhoso, embora a sensação de terminar o seu primeiro projeto, ainda que simples, seja uma das experiências mais gratificantes no mundo dos games. E ela certamente vem seguida de um desejo incontrolável de alçar voos ainda mais altos.

Jogos ou mais

Ainda que seja uma tarefa difícil e trabalhosa criar um bom game em Dreams, a Media Molecule teve a sensibilidade de adicionar alguns atalhos na criação dos mesmos para agradar também parte da comunidade mais afoita em obter resultados a curto prazo. Para isso, o jogo conta com alguns modelos pré-definidos de jogos, com suas determinadas mecânicas. Assim o criador pode seguir adiante personalizando a criação de acordo com o que der na telha. Está foi uma ótima saída para tornar a experiência uma tanto quanto amigável até para que quer obter resultados rápidos.

Dreams

As ferramentas dispostas para a Sonhocriação são incríveis tornando possível trazer a vida às trilhas sonoras originais de clássicos dos videogames, assim como também de alguns filmes. Isso levou alguns criadores a uma conclusão lógica e passaram a recriar também alguns filmes dentro de Dreams. Logo, podemos dizer que a Sonhocriação chegou em um nível que ousa ultrapassar o limite dos games, entregando a possibilidade de concepção de qualquer tipo de produção audiovisual, seja ela uma cópia de um sucesso dos cinemas ou uma produção totalmente original.

Livre pra criar

Sem dúvidas o maior mérito de Dreams é a evolução de sua comunidade. Isso tem como consequência o conteúdo disponibilizado, sendo este não restrito apenas nos games já criados, mas todo o material disponível para a criação. O crescimento orgânico e gradual traz resultados cada vez mais incríveis no universo da Sonhonavegação.

Dreams

Todo esse “organismo vivo” criado pela Media Molecule, se traduz em experiências novas e mais completas em cada visita no vasto mundo dos criadores de Dreams. Isso nos leva a acreditar que o que estamos vendo nesse momento é só o início de algo muito mais espetacular que está por vir. Contudo, o jogador deve estar atento ao fato de que Dreams só se torna uma experiência completa e profunda para aqueles que realmente se comprometem a se dedicar, se relacionar com jogadores do meio e tem o desejo da criação.

Dreams

Portanto, não há dúvidas que a Media Molecule extrapolou todas as expectativas criando algo único e que quebra diversos paradigmas relacionados à produção de conteúdo e interatividade com o meio da criação. Se bem usado, Dreams realmente é uma ferramenta que pode realizar sonhos e realizar o limite da imaginação dos jogadores e criadores.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade