GamePress
Fifa 19 Kim Hunter

EA destaca importância das mulheres em FIFA 19

A Electronic Arts, uma das maiores produtoras de jogos do mundo, incluindo a série FIFA, distribuiu um comunicado a imprensa destacando a importância da presença das mulheres em FIFA 19.

Não apenas como representatividade de uma parcela da sociedade, incluir o futebol feminino no jogo é uma representação da realidade, já que a modalidade ganha cada vez mais força na vida real. Como exemplo estão grandes entidades do futebol, como a UEFA, que aumentou investimentos no futebol feminino em 50%, e a FIFA, que criou uma iniciativa mundial para aumentar a participação de mulheres no futebol.

Há alguns anos FIFA já havia incluído a possibilidade de jogar com times femininos, mas em 2019 Kim Hunter, irmã de Alex Hunter, tornou-se protagonista da campanha A Jornada: Campeões.

“Nós já tínhamos adicionado o futebol feminino ao jogo no FIFA 16 usando movimentos reais”, disse Katie Scott, designer de jogos sênior. “Este ano, fizemos um grande investimento em animações reais femininas das cenas cinematográficas para fazer jus ao nosso incrível jogo.”

Scott inclusive foi responsável por desenvolver um sistema de avaliação de diversidade para fazer com que as pessoas pensassem mais sobre diversidade quando fossem criar jogos, histórias e personagens.

“Desde o início, quando começamos a pensar sobre o modo história do FIFA, já queríamos que ele representasse a diversidade” afirmou, complementando que “Essas declarações foram bastante compartilhadas por toda a EA e animou o pessoal. Elas finalmente nos ajudaram a compreender três coisas importantes. O que estamos fazendo para garantir a representação de diferentes demografias de forma autêntica? Estamos transmitindo algum viés de forma inconsciente por meio das nossas histórias de jogo? E com qual frequência visamos as histórias das minorias em nossos jogos”?

Kim Hunter

Fifa 19 Kim Hunter

Para criar a jogadora no modo campanha, foi necessário adaptar todo o sistema de jogo para que reconhecesse a diferença entre os personagens. Para ajudar a construí-la, houve consultoria feminina para o roteiro e personalidade, além da atenção exclusiva aos movimentos reais das jogadoras de futebol feminino.

“Foi assim que acabamos criando essa personagem incrível, a Kim Hunter”, disse Scott. “Uma personagem feminina autêntica que é forte, sincera e real”.

Matt Prior, Produtor de FIFA 19, também falou sobre a jogadora: “A Kim Hunter como personagem foi especial para toda a equipe. Ela representa um avanço importante, não só para o FIFA como um jogo, mas também para o futebol. Ter a oportunidade de criar uma experiência que oferece uma nova opção para as jovens do mundo todo que adoram o esporte, bem como uma visão real sobre os desafios que as mulheres do futebol enfrentam dia a dia foi importante e realizador.”

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade