GamePress

Fantasy Strike é uma introdução aos jogos de luta

Os últimos anos foram bem movimentados para os jogos de luta. Diversos jogos com diferentes mecânicas e estilos chegaram aos consoles, aumentando a diversidade e as opções para os fãs do estilo. Mas, ao mesmo tempo, tanta variedade pode ser um tanto intimidadora para aqueles que ainda não tem experiência o suficiente para saber quais desses jogos é o melhor ponto de partida.

Facilitando o aprendizado

Com o objetivo de ser esse ponto de partida, David Sirlin – que em seu currículo tem games como a versão HD de Street Fighter II Turbo e até trabalhos bibliográficos sobre jogos de luta – apresenta Fantasy Strike, game que tem o objetivo de preparar os jogadores para o estilo.

Fantasy Strike é direto ao ponto: o game foca especificamente nos fundamentos e estratégias importantes para praticamente qualquer jogo de luta 2D, deixando de lado combos extensos e comandos complicados. Todos os personagens tem o mesmo número de golpes e habilidades disponíveis, todos ao alcance de um botão, já que cada golpe, especial, pulo, etc.,não exigem nenhum tipo de combinação.

Como todo jogo de luta, o objetivo continua o mesmo: finalizar a barra de vida do oponente. Em Fantasy Strike, as barras de vida são segmentadas, para que cada golpe aplicado ou recebido tenha um valor real para ser medido, para apontar o quanto foi perdido em cada erro do jogador. Mesmo com o foco em iniciantes nos jogos de luta, o game procura oferecer a oportunidade de treinar estratégias aos veteranos do estilo.

O game divide seus personagens em categorias, cada uma abraçando algum dos arquétipos mais comuns de jogos de luta, como zoner, rushdown e grappler, permitindo os iniciantes a terem uma ideia prévia do tipo de lutador que usará durante a partida.

Tutorial em forma de jogo!

Mesmo sendo simples, o game faz um bom trabalho em introduzir o jogador a essas mecânicas com um tutorial simples e divertido, muito similar ao tutorial presente na Série Guilty Gear Xrd, onde o básico é ensinado a partir de missões práticas, em vez de longos textos e repetição.

Após completar o tutorial, o jogador poderá aproveitar os muitos modos que Fantasy Strike oferece. O modo arcade segue o formato tradicional, contando com diversas lutas seguidas e desbloqueando um final para o personagem escolhido. Cada um dos lutadores tem uma abertura e um final, com artes exclusivas e dublagem, contando sua história e seus motivos para estar no Fantasy Strike, um torneio de artes marciais.

Além do arcade, modos como sobrevivência, versus offline e treino estão à disposição, além de um modo “boss rush”, que coloca o jogador em uma série de lutas, onde power ups podem ser escolhidos, porém, os oponentes também terão sua própria série de poderes novos. Para aqueles que preferem desafiar pessoas online, um modo casual e ranqueado estão disponíveis. No modo ranqueado, os jogadores escolhem 3 personagens e enfrentam os oponentes sem saber em que ordem os lutadores virão, reforçando a importância de estar pronto para qualquer match up.

Visuais e sons fracos

Apesar de ser por uma causa nobre, a simplicidade de Fantasy Strike acaba atrapalhando a longevidade do game. As partidas acabam sendo muitas vezes muito longas, e, por conta das opções limitadas disponíveis aos lutadores, passada a fase de aprendizagem, não há muitos motivos para continuar voltando ao game.

O departamento visual também deixa a desejar. Mesmo os personagens coloridos e cheios de carisma, que variam desde guerreiros com espadas e arcos, até pandas e dragões, não compensam os gráficos simples e animações limitadas. Por exemplo, no início das lutas, os personagens simplesmente entram cada um por um dos lados da tela, sem uma frase ou uma animação diferenciada. As animações faciais quando os personagens falam também acabam sendo esquisitas, sendo a de Valerie uma das piores.

Fantasy Strike pode ser uma experiência um pouco cansativa para aqueles que já dominam os jogos de luta e querem apenas uma outra opção, porém, aos iniciantes, ensina os fundamentos e estimula a criação de estratégias, servindo como uma porta de entrada ao estilo. Mas, seja qual for sua categoria, o jogo apresenta um pacote completo com diversos conteúdos e modos de jogo. O game já está disponível para Playstation 4, Nintendo Switch e PC.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade