GamePress

Farming Simulator 19 é uma ótima experiência de nicho

No cotidiano caótico da atualidade, é importante ter momentos de pausa para recarregar as energias e não pirar em meio à trabalho, estudo, família, amizades e todo tipo de obrigação social. Algumas pessoas descontam em exercícios físicos, outras preferem assistir um bom filme. Outras ainda preferem aproveitar a folga do trabalho para ter outro trabalho nos videogames. O crescimento da popularidade de simuladores e tycoons pode ser reflexo do desejo de tentar outra carreira, ou aproveitar um hobby que não trará consequências para a vida real.

Neste cenário, a Giants Software, através da Focus Home Interactive, lançou nesta terça (20) a mais nova edição de sua franquia de simuladores de fazenda, Farming Simulator 19.

Assim como seus antecessores, Farming Simulator 19 não é um jogo que agradará toda e qualquer pessoa. Aqueles que esperam uma experiência como Harvest Moon ou Stardew Valley numa versão mais “hardcore” certamente se decepcionarão. O game possui um ritmo lento devido à sua abordagem mais realista.

Ao iniciar um novo save, pode-se optar por três tipos de jogo: Novo fazendeiro, o “modo fácil” por assim dizer, onde o jogador já inicia com terras e equipamentos para a aprendizagem do funcionamento do jogo; Administrador, onde o jogador possui terras e alguns recursos, mas sem equipamentos, um modo mais moderado para quem possui alguma familiaridade com o game; e Começar do zero, como o nome sugere, você inicia sem terras e equipamentos e com um capital inicial bastante limitado, sendo o cenário mais realista e recomendado para jogadores experientes.

O game possui uma curva de aprendizagem considerável, por mais absurdo que possa parecer para os mais céticos. Devido ao seu viés realista, Farming Simulator 19 requer que o jogador aprenda a operar as mais diversas ferramentas, além de todo o ciclo de plantio das lavouras. É extremamente recomendável fazer todos os tutoriais e observar as dicas dadas durante a jogatina, para evitar momentos em que não se sabe o que deve ser feito em seguida. Todo o resto fica ao critério de cada um. Investimentos em novos equipamentos e mais terras, que tipo de produto cultivar, iniciar atividade pecuária, tudo isso vai da escolha do jogador.

Entre as novidades desta edição, temos pela primeira vez na franquia a opção de comprar e criar cavalos, além de adição de veículos e máquinas da John Deere, uma das maiores do mercado de maquinários agrícolas.

Foram observados alguns problemas no carregamento do jogo. Tanto nos tutoriais quanto nos saves, os loadings são excessivamente longos, o que não atrapalha no geral, já que essa demora não ocorre enquanto o jogo é salvo, mas é um tanto frustrante de qualquer forma.

Apesar de um tanto repetitivo, há algo inexplicavelmente prazeroso e relaxante em dirigir um trator de um lado para o outro num retângulo de terra várias e várias vezes, observar os estágios de crescimento do plantio, colher, vender, e começar tudo outra vez. O jogo tem um apelo bucólico e cativante, e não é à toa que possui fãs tão fiéis.

Farming Simulator 19 está disponível inteiramente em Português para PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows e Mac OS Classic.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade