GamePress

Fight’n Rage revive glória dos Beat´em Up agora nos consoles

Presente nos Computadores desde o final do ano de 2017, Fight’n Rage é um beat’em up inspirado no melhor dos arcades que acompanhavam a era dos consoles em 16-bits, onde o jogador só se preocupava em descer a mão em hordas de inimigos sem perder a sua preciosa ficha.

Fight’n Rage

De forma muito justa comparado com um dos maiores briga de rua de todos os tempos – Streets of Rage – Fight’n Rage fez relativo sucesso em 2017 até o seu lançamento, agora em 2023, para os consoles de nova geração, dando uma boa oportunidade de abranger o seu público e dar a oportunidade de mais jogadores poderem curtir essa obra-prima. Então, nessa breve análise, vamos discorrer sobre os pontos em que o jogador deve ficar ligado antes de embarcar nessa aventura que certamente irá privá-lo por muitas horas a fio.

Quebrando tudo

Fight’n Rage se esforça bastante para colocar o jogador no clima dos jogos briga de rua dos arcades típicos dos anos 80 e 90. A aclimatação tem seu início já com a tela inicial de carregamento do game e suas informações bem parecidas com a tela de boot dos arcades da época, com a contagem de ram e alguns testes corriqueiros da placa, até um aspecto de tela que emula a visualização dos gabinetes são exibidos por padrão. Entretanto, por se tratar de um game bastante configurável, é possível trocar esse tipo de exibição por uma outra no padrão das TVs CRT da época, ou mesmo eliminar por completo essa temática retro. Contudo o jogo fica tão atraente nessas configurações que é bem possível que o jogador se adapte melhor apreciando o game conforme a visão dos desenvolvedores para ele do que em uma configuração mais moderna.

Como não poderia ser diferente em um game cujo estúdio trabalha com bastante carinho, os sprites são muito bem trabalhados e desenhados a mão, trazendo um ambiente bastante colorido durante todas os muitos níveis do game, assim como dá um tom de época perfeito para toda a variação de inimigos, npcs e, é claro, para os heróis do game. A trilha sonora, por sua vez, contempla o jogador com muitos arranjos em guitarra com trilhas compostas pelo uruguaio Gonzalo Varela, aparentemente um guitarrista muito famoso em seu país. Logo, toda a ação na tela parece fazer sentido quando adicionamos os belos sprites desenhados a mão com trilhas no estilo rock’n roll enfatizadas por uma guitarra.

Voltando aos heróis, Fight’n Rage apresenta três heróis principais com jogabilidade, golpes normais e especiais bem diferentes entre si. A primeira personagem é a Gal, a mais rápida em todos os seus movimentos, porém é a menos poderosa do trio.

Em seguida F. Norris, que como o nome já diz é inspirado em nada menos do que Chuck Norris, o homem invencível dos cinemas. F Norris é o típico personagem mediano, cujas estatísticas são as mais equilibradas do trio fazendo dele um excelente personagem para jogadores iniciantes.

Por último entre os personagens principais, Fight’n Rage apresenta o icônico tanque do trio. Conhecido apenas como Ricardo, esse personagem é um verdadeiro touro capaz de derrubar hordas de inimigos com apenas um uso do seu poderoso golpe especial. É claro que toda essa força bruta tem um preço e o valor à ser pago é a velocidade de controle de suas ações, que são extremamente lentas.

Compondo o escopo de heróis controláveis, o jogador ainda consegue recrutar vários inimigos para o lado dos mocinhos. Para isso, basta jogar bastante o game, economizar moedas virtuais e comprar cada um deles em uma sessão especial que veremos a seguir.

Um jogo sem DLCs

Um dos grandes trunfos de Fight’n Rage é se tratar de um jogo com muito conteúdo, mas sem a necessidade de o jogador precisar desembolsar o seu suado dinheirinho. Apesar de manter sua promessa, isso não quer dizer que o game entrega tudo de mão beijada para o jogador em um primeiro momento. Ao ligar o game pela primeira vez nos deparamos apenas com a possibilidade de jogar o modo Arcade e visualizar informações básicas no menu opções.Mas então onde está o grandioso conteúdo do game? Bom, você terá que pagar por isso, mas não da maneira como um jogador atual vai pensar.

Fight’n Rage

Em Fight’n Rage o mercado de compras funciona exclusivamente com moedas obtidas simplesmente jogando o game. Para obtê-las, basta jogar uma partida até o final e, de acordo com a sua pontuação, mais ou menos moedas lhe serão recompensadas. É claro que existem multiplicadores de ganho, sendo esse os níveis de dificuldade easy, normal e hard, que também devem ser comprados.

Obtendo essas moedas o jogador é capaz de comprar praticamente de tudo para incrementar o jogo, tornando Fight’n Rage um dos games de briga de rua mais completos do mercado. Pense que é possível comprar personagens únicos, roupas, cores, músicas, modos de jogo, filtros de tela, níveis de dificuldade, dicas de combos e mais uma infinidade de itens.

O mais legal é que o jogador realmente fica bastante entretido não só com a pancadaria do game, que por sinal tem múltiplos finais para agregar mais valor de replay, mas também com as possibilidades de transformar a sua experiência conforme evolui na aventura.

O game ainda vem com mais seis modos de jogo compráveis além do modo Arcade, sendo eles: Training, Survival, Time Attack, Score Attack, Battle Mode e Practice. O Treino é o básico modo para treinar seus combos, no Survival o jogador troca sopapos até seu último respiro, Score Ataque é para quebrar seu recorde de pontos, Battle Mode para se digladiar com seu amigo em coop local e o Practice é para praticar suas estratégias antes de uma partida para valer.

Ainda que a maioria desses modos de jogo possibilitem a jogatina cooperativa, é triste dizer que a equipe de desenvolvimento se limitou a oferecer apenas uma opção local para até três jogadores. Essa decisão até faria sentido em um game desse estilo concebido gerações atrás, mas na atual conjuntura gamer, um modo cooperativo online é quase uma obrigação que certamente agregaria valor positivo no fator replay do título.

Vale a pena?

Não restam dúvidas que Fight’n Rage é um dos melhores beat’em up já criados nos tempos modernos. Sua gameplay fluida, gráficos nostálgicos e produzidos com um carinho especial pela equipe SebaGamesDev e uma tonelada de conteúdo fazem deste título uma obra obrigatório para qualquer fã de um bom briga de rua, seja ele de época ou até inspirado em jogos mais recentes.

Como nem tudo são flores, o jogo carece de muita dedicação por parte do jogador para que sejam coletadas a milhares de moedas necessárias para desbloquear a maior parte do conteúdo do game. Entretanto, uma vez liberado, o game entrega material suficiente para ter uma experiência que poucos jogos da atualidade são capazes de prover ao jogador.

Outro ponto condenável é a incapacidade de aproveitar as partidas multiplayer com seus amigos por meio da internet, pois o game só entrega essa experiência localmente. É incrível como o jogo parece clamar por essa opção e esperamos que, em breve, seja possível guardas as famosas moedinhas para “comprar” mais esse grande upgrade.

Tirando esses pormenores, Fight’n Rage é um grande jogo que certamente vale o seu investimento, pois entrega uma quantidade de conteúdo suficientemente capaz de render horas de diversão e muito desafio descendo a mão nos vilões iradíssimos do game.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade