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FrostPunk exige gerenciamento de recursos e dilemas morais

FrostPunk é um jogo que une estratégia, sobrevivência, embora nem sempre ao seu controle, e estilo Steam Punk. Já disponível para PC, demorou mais de 1 ano para chegar aos consoles. Porém FrostPunk: Console Edition, versão desta avaliação, traz adaptações necessárias para desfrutar desta experiência em joysticks, embora nunca seja tão confortável quando o uso de mouse e teclado.

FrostPunk
O mundo como conhecemos já era

A história do jogo se passa em um mundo alternativo apocalíptico em que uma nevasca cobriu a Terra. Sobreviventes fogem de Londres em busca de reservas de carvão e, após uma série de eventos incertos, acabam por encontrar uma cratera com um gerador de calor, onde decidem se estabelecer.

FrostPunk
Um Novo Lar é a missão principal

Este é o cenário principal do jogo, Um Novo Lar, em que o objetivo é construir um local seguro para a sobrevivência da população. O jogo conta também com outros 3 cenários – As Arcas, Os Refugiados e A Queda de Winterhome – e um modo sem fim, que permite ao jogador expandir sua cidade sem objetivo fixo.

O mundo é redondo

O gerador de calor é a principal estrutura de FrostPunk. Tudo será construído ao redor dele, e a 11 bit studios conseguiu de uma forma espetacular alinhas todas as estruturas em curvas que circundam o gerador. Construir a cidade acaba sendo muito prazeroso e fácil, com o advento de ruas e prédios sem dificuldade ou necessidade de alinhar as edificações.

Tudo se passa em volta do gerador

Como todo jogo de estratégia, os recursos são a principal chave para a sobrevivência. No princípio, extrair Carvão, Madeira e Aço é simples, porém como a cidade está em uma cratera congelada, esses recursos são esgotáveis. É necessário criar estruturas que possibilitem encontrar ou escavar mais destes recursos, e ainda contar com outros como Alimentos e Núcleos de Vapor. Estes, inclusive, são bem limitados uma vez que só podem ser encontrados pelas expedições.

Em busca do resto

As expedições são um dos pontos chave do jogo. É montando equipes e enviando-as para explorar o mundo fora da cratera que o jogador vai descobrir as causas e efeitos deste mundo gelado. Cada novo lugar a ser explorado pode trazer um pouco de história, mais pessoas e até mesmo recursos para a cidade. Inclusive até é possível montar uma base avançada para explorar riquezas de outras regiões.

Gerenciamento da Cidade tem muitas facetas

Mas nem tudo vai para o bem. Na minha primeira gameplay, descobrir uma cidade similar em ruínas foi o ponto de partida para a revolta da população que culminou no meu banimento da cidade. Totalmente injusto, eu diria, uma vez que sempre apoiei leis benéficas à população!

Sistema de leis

O Livro das Leis irá ditar muito da relação entre governante e população. Em muitos casos o jogador terá que escolher entre algo que seja mais “humano” e algo necessário, como por exemplo, permitir que crianças trabalhem. Ou que haja cortejo fúnebre para os mortos. Em dado momento, será possível expandir para rumos ainda mais opostos, como escolher entre fé e ordem para doutrinar a população, gerando ramos totalmente diferentes.

Livro das Leis pode mudar toda a dinâmica do jogo

Cada uma das escolhas, obviamente, terá reflexo direto no comportamento da população. Os dois fiéis da balança são Descontentamento e Esperança. Manter um baixo e o outro alto é o que fará o jogador obter sucesso na jornada.

Ordem ou Fé?

Além das leis, outras questões de gerenciamento mudarão essas variáveis. Simples solicitações da população como mais atendimento médico, comida ou mesmo aquecimento para as casas tem um prazo para serem atendidas – se o governante optar por ouvir o povo. Deixá-los na base das promessas gerará descontentamento. Ou, como ocorreu comigo, talvez fatos externos alterando totalmente o moral, mesmo conservando um bom governo.

Mantenha-se aquecido

Obviamente o problema vital de FrostPunk é a nevasca intermitente que impede a sobrevivência como conhecemos hoje. Somente o avanço tecnológico é capaz de trazer inovações que permitam utilizar melhor os recursos e criar condições para estabelecer uma cidade. Inclusive há uma bela árvore de tecnologia com pesquisas mais do que necessárias.

FrostPunk
Tecnologias são essenciais para o futuro

Mas há também outro vilão: o tempo! Tudo em FrostPunk é relacionado ao tempo, já que há jornada de trabalho, os doentes demoram dias para se recuperar e voltar a trabalhar, as pesquisas precisam de tempo para acontecer e as expedições podem demorar em suas jornadas, inclusive no momento de retornar trazendo recursos essenciais.

Frio na barriga

Para fãs de estratégia e gerenciamento, o game é recomendadíssimo. O tempo, a escassez de recursos e as possibilidades dão muito mais trabalho ao jogador. Embora em alguns momentos acontece aquela sensação de que é só manter o ritmo que está tudo certo, uma simples descoberta pode mudar completamente os rumos da cidade.

FrostPunk
Pelo menos não fui condenado à morte, né?

Além de coletar e gerenciar recursos, FrostPunk coloca o jogador diversas vezes em encruzilhadas de escolhas morais ou necessárias. Mas sacrifícios precisam ser feitos!

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