Na noite desta sexta-feira, 28 de Junho, aconteceu a entrega dos prêmios do BIG Festival, maior evento de jogos independentes da América Latina. A entrega foi animada, com apresentação de Gustavo Petró e participação de diversos convidados entre patrocinadores e apoiadores do evento.
A mais alta comanda, Melhor Jogo, ficou para o espanhol Gris, da Nomada Studio. O game faturou ainda o prêmio de Melhor Arte. Jogos de todas as partes do mundo levaram troféus nesta edição do BIG Festival, seja Quantum League, como Melhor Jogo da América Latina, da NGD Studios na vizinha Argentina, até Unheard, da NEXT Studios, da China.
Entre os brasileiros, Adore (Cadabra Games) levou de Melhor Jogo Brasileiro, Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences) em Inovação, Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games) no BIG Impact: Educacional, Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena) no BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, Starlit On Wheels (Rockhead Studios) como Melhor Jogo Mobile, Authentic Game Oficial (Little Giants Studio) no BIG Brands e, no Voto Popular, Spaceline Crew (Coffeenauts).
Confira a lista abaixo com os vencedores em cada categoria do Big Festival e a justificativa do júri:
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Melhor Jogo
GRIS (Nomada Studio), da Espanha
Justificativa do júri: “Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular”.
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Melhor Jogo Brasileiro
Adore (Cadabra Games), do Brasil
Justificativa do júri: “Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros”.
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Melhor Jogo da América Latina
Quantum League (NGD Studios), da Argentina
Justificativa do júri: “Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS”.
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Melhor Arte
GRIS (Nomada Studios), da Espanha
Justificativa do júri: “O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte”.
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Melhor Narrativa
Forgotton Anne (ThroughLine Games), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo”.
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Melhor Gameplay
JUMPGRID (Ian MacLarty), da Austrália
Justificativa do júri: “Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante”.
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Melhor Som
Unheard (NEXT Studios), da China
Justificativa do júri: “Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo.”
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Inovação
Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
Justificativa do júri: “Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual”.
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BIG Impact: Educacional
Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games), do Brasil
Justificativa do júri: “Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas”.
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BIG Impact: Questões Sociais
Marie’s Room (like Charlie), da Bélgica
Justificativa do júri: “Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual”.
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BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade
Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), do Brasil
Justificativa do júri: “Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo”.
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Melhor Jogo de Estudante
Burning Daylight (The Animation Workshop), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior”.
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Melhor Jogo Mobile
Starlit On Wheels (Rockhead Studios), do Brasil
Justificativa do júri: “Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização”.
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Melhor Multiplayer
Spitlings (Massive Miniteam GmbH), da Alemanha
Justificativa do júri: “Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos”.
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Melhor Jogo Infantil
It’s Paper Guy! (The Paper Team), da França
Justificativa do júri: “Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades”.
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Melhor Jogo XR/ VR
Moss (POLYARC GAMES), dos Estados Unidos
Justificativa do júri: “Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual”.
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BIG Brands
Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), do Brasil
Justificativa do júri: “Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante”.
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Humble BIG New Talent Award
Space Routine (Menic Games), da Argentina
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Nordic Game Discovery Contest
Grashers (Pink Array), do Brasil
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Melhor Jogo pelo Voto Popular
Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil