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Gris é eleito melhor jogo no BIG Festival! Confira demais categorias!

Na noite desta sexta-feira, 28 de Junho, aconteceu a entrega dos prêmios do BIG Festival, maior evento de jogos independentes da América Latina. A entrega foi animada, com apresentação de Gustavo Petró e participação de diversos convidados entre patrocinadores e apoiadores do evento.

A mais alta comanda, Melhor Jogo, ficou para o espanhol Gris, da Nomada Studio. O game faturou ainda o prêmio de Melhor Arte. Jogos de todas as partes do mundo levaram troféus nesta edição do BIG Festival, seja Quantum League, como Melhor Jogo da América Latina, da NGD Studios na vizinha Argentina, até Unheard, da NEXT Studios, da China.

Entre os brasileiros, Adore (Cadabra Games) levou de Melhor Jogo Brasileiro, Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences) em Inovação, Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games) no BIG Impact: Educacional, Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena) no BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, Starlit On Wheels (Rockhead Studios) como Melhor Jogo Mobile, Authentic Game Oficial (Little Giants Studio) no BIG Brands e, no Voto Popular, Spaceline Crew (Coffeenauts).

Confira a lista abaixo com os vencedores em cada categoria do Big Festival e a justificativa do júri:

  • Melhor Jogo                                                                                                                            

GRIS (Nomada Studio), da Espanha

Justificativa do júri: “Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular”. 

  • Melhor Jogo Brasileiro

Adore (Cadabra Games), do Brasil

Justificativa do júri: “Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros”.

  • Melhor Jogo da América Latina 

Quantum League (NGD Studios), da Argentina

Justificativa do júri: “Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS”. 

  • Melhor Arte 

GRIS (Nomada Studios), da Espanha
Justificativa do júri: “O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte”. 

  • Melhor Narrativa 

Forgotton Anne (ThroughLine Games), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo”.

  • Melhor Gameplay 

JUMPGRID (Ian MacLarty), da Austrália

Justificativa do júri: “Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante”.

  • Melhor Som 

Unheard (NEXT Studios), da China
Justificativa do júri: “Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo.”

  • Inovação 

Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
Justificativa do júri: “Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual”. 

  • BIG Impact: Educacional 

Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games), do Brasil

Justificativa do júri: “Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas”. 

  • BIG Impact: Questões Sociais 

Marie’s Room (like Charlie), da Bélgica
Justificativa do júri: “Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual”.

  • BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade 

Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), do Brasil

Justificativa do júri: “Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo”. 

  • Melhor Jogo de Estudante 

Burning Daylight (The Animation Workshop), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior”.

  • Melhor Jogo Mobile 

Starlit On Wheels (Rockhead Studios), do Brasil

Justificativa do júri: “Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização”.

  • Melhor Multiplayer 

Spitlings (Massive Miniteam GmbH), da Alemanha

Justificativa do júri: “Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos”.

  • Melhor Jogo Infantil 

It’s Paper Guy! (The Paper Team), da França

Justificativa do júri: “Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades”.

  • Melhor Jogo XR/ VR

Moss (POLYARC GAMES), dos Estados Unidos
Justificativa do júri: “Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual”.

  • BIG Brands  

Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), do Brasil

Justificativa do júri: “Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante”.

  • Humble BIG New Talent Award

Space Routine (Menic Games), da Argentina

  • Nordic Game Discovery Contest

Grashers (Pink Array), do Brasil

  • Melhor Jogo pelo Voto Popular 

Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil

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