GamePress

Mega Man Battle Network Legacy Collection: Reunido para fãs!

Seguindo a fórmula de sucesso criada com as coletâneas de Mega Man Legacy Collection, a Capcom finalmente traz à luz a coletânea Mega Man Battle Network Legacy Collection, uma edição supercompleta com todos os títulos da franquia desde o lançamento do primeiro game em 2001 para o Game Boy Advance.

Mega Man Battle Network Legacy Collection

Previamente planejado para chegar em meados do ano de 2021 numa espécie de comemoração de vinte anos da série, podemos dizer que a paciência dos fãs valeu a pena, pois a Capcom não economizou no pacote e reuniu mais que apenas os jogos principais da franquia, de forma a aproveitar a oportunidade e incluir as versões especiais de cada título a partir de Mega Man Battle Network 3, como a versão White e Blue por exemplo.

Outro detalhe que deve animar bastante os fãs é o fato de que os jogos dessa coletânea são baseados em sua versão japonesa, o que é um grande alívio para quem conhece cada detalhe desse título, pois é sabido que a Capcom teve que cortar bastante conteúdo no processo de localização de cada um desses títulos em suas versões ocidentais. Como resultado, temos uma coletânea composta com bônus inéditos no ocidente, tais como poderes de chips especiais que só deram as caras em eventos exclusivos no Japão, bônus advindos de cartas únicas que utilizavam o leitor E-reader japonês e até versões estendidas de animações.

O pacote completo

Embora Mega Man Battle Network Legacy Collection termine por se tornar um box de mais valor para o público ocidental justamente por se basear nas versões mais completas – as japonesas – podemos detalhar essa coleção como uma oportunidade única para os fãs se deliciarem dentre as dez versões principais da franquia – contando as especiais a partir Battle Network 3 – em consoles da atual geração e PCs. Entretanto, é preciso colocar os pés no chão e não esperar por melhorias gráficas que sejam superiores a filtros cujo propósito é simplesmente deixar os gráficos datados um pouco mais amigáveis para os olhos do jogador.

Mega Man Battle Network Legacy Collection

Ainda que o jogo tampouco ofereça a possiblidade de ser aproveitado no formato das TVs atuais – 16:9 – é possível configurar o complemento das laterais não usadas no game por animações da série. Entretanto, o fato de não existir a opção de jogar sem as imagens fixas laterais pode ser um pesadelo para quem joga em TVs Oled.

Outra novidade que já é praxe em coletâneas de jogos antigos é a inclusão de uma galeria supercompleta com animações que incluem até títulos que não fazem parte dos jogos principais da série Battle Nework. Desta forma, é possível que – mesmo não incluindo esses títulos menores – os fãs tenham ao menos um vislumbre saudosista de cada um deles.

Fechando o pacote de inclusões inéditas, a Capcom também incluiu uma opção que torna possível tocar a trilha sonora completa de todos os títulos incluídos no pacote, além permitir que o jogador altere as músicas do menu de qualquer um dos jogos por qualquer uma das disponíveis no novo tocador musical. Em tempo, existe também a opção de ativar o Buster Max Mode, que torna o Buster do Mega Man.exe extremamente poderoso.

Vale a pena?

Partindo do pressuposto de que Mega Man Battle Network Legacy Collection é um produto voltado para os fãs do spin off de sucesso do herói azul de maior do sucesso da Capcom, é inevitável que esse pacote seja extremamente recomendado para essa fanbase saudosista. Fato é que o game começa a entregar o sentimento de dever cumprido por conter todos os jogos da linha principal da franquia, passando pela inclusão dos títulos especiais e finalizando de forma primorosa ao usar como base os títulos japoneses, bem como o seu material inédito no ocidente.

Como nem tudo são flores, podemos dizer que o fato de o jogo não ter melhorias gráficas além de simples filtros suavizadores de imagem é algo que pode incomodar os fãs mais exigentes. Entretanto, Mega Man Battle Network foi capaz de criar fãs tão singulares que é capaz desse fator se tornar algo positivo dentre a comunidade, com a desculpa de que mantém a originalidade do título.

Outro problema em potencial é a falta de uma correção na imagem para o formato das TVs atuais, algo que deveria ter virado exemplo para coletâneas saudosistas desde Sonic Origins, onde a Sega realmente deu um show ao manter o feeling históricos dos jogos clássicos com uma apresentação renovada e de forma a aproveitar melhor os equipamentos atuais, mas não é o caso aqui, então o fã de Mega Man Battle Network vai ter que engolir jogar com as famosas e irritantes molduras.

O fato de ter tantos jogos incluídos também tem literalmente o seu preço. Nesse caso, o preço foi dividir o pacote em dois volumes, o que certamente onera ainda mais os fãs raízes que fazem questão de ter em mãos cada um dos jogos oferecidos na coletânea. Entretanto, mesmo levanto em consideração esses pormenores, Mega Man Battle Network Legacy Collection termina por ser um grande título para os saudosistas e que merece ser aproveitado pelo conjunto da obra, pois o mesmo inegavelmente atinge o seu objetivo de presentear seus fãs em uma coleção não só completa em números de títulos, mas também com a qualidade japonesa que fez faltou nos lançamentos ocidentais em seu tempo.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade