GamePress

Miasma Chronicles é grande aventura que mescla tempo real e turnos

Anunciado em meados do ano passado – 2022 – Miasma Chronicles chamou a atenção da comunidade gamer não só por prometer uma aventura tática em um mundo pós apocalíptico devastado por uma força misteriosa, mas também por estar em processo de desenvolvimento pela equipe do estúdio The Bearded Ladies, a mesma desenvolvedora por trás dos ótimos Mutant Year Zero: Road to Eden e Corruption 2029. Desta vez o game é publicado pela renomada 505 Games e, nesta breve análise, vamos situar o jogador sobre o que esperar desse game que carrega o fardo de, no mínimo, se igualar ao patamar de qualidade dos games já citados.

Miasma Chronicles

Sobre o game em si, fica claro que Miasma Chronicles se inspira em clássicos do gênero de estratégia por turnos, como Final Fantasy Tactics, XCOM e obviamente os games desenvolvidos pela The Bearded Ladies já citados, mas trazendo uma roupagem futurista e pós-apocalíptica. Entretanto, ainda que essa premissa de Estados Unidos pós apocalíptico já esteja um pouco cansada, podemos adiantar que o game funciona muito bem em sua proposta de entregar entretenimento de qualidade na forma de um RPG com batalhas no formato de estratégia por turnos.

História

A história de Miasma Chronicles gira em torno de Elvis, um jovem que foi deixado em uma cidade mineira chamada Sedentary quando era bebê, junto com uma luva especial que lhe permite controlar o Miasma, a substância que destruiu o mundo do game e que se encontra em estado de expansão, aumentando o seu poder de destruição e ameaçando a humanidade restante. Sedentary nos é apresentada como uma parte dos Estados Unidos e nela, Elvis e o seu companheiro robótico fiel Diggs – que foi programado para protegê-lo – devem partir em uma jornada para descobrir a verdade sobre sua mãe, Bha Mahdi, e o que causou o Miasma e o apocalipse norte americano.

Miasma Chronicles

A partir daí, a narrativa se desenrola em uma gameplay estruturada em muita exploração de cenários, belíssimos por sinal, e em muitos momentos de combate contra sapos mutantes modificados pelo Miasma, robôs, ladrões e diversas facções humanas cujo propósito parte de uma legítima defesa de seus ideais até a pura e simples ganância, mesmo que a custa de tirar a vida alheia por simples pedaços de plástico, a moeda do game.

Gameplay

O jogo se divide em dois modos: exploração e combate. No modo de exploração, o jogador pode controlar Elvis e Diggs em um primeiro momento numa perspectiva isométrica, interagindo com o ambiente e encontrando personagens, itens e pistas. O jogo apresenta cenários variados e ricos em detalhes que vão desde minas abandonadas a cidades em ruínas, passando por pântanos escuros e desertos áridos. O jogo também tem uma forte componente narrativa, abordando temas como capitalismo, consumismo e crise ambiental, de forma a imergir completamente o jogador em uma história aparentemente em problemas atuais da sociedade e com uma abordagem bastante adulta.

Miasma Chronicles

No modo de combate, Miasma Chronicles se transforma em um RPG tático por turnos, onde o jogador deve usar as habilidades, armas de seus personagens e poderes adquiridos em pontos específicos da infestação do Miasma para enfrentar os inimigos. O game oferece uma variedade de adversários bastante interessante como já citado, mas ainda assim o jogador deve ficar atento as variações de cada um dos tipo de inimigos, o que aumenta consideravelmente o roll tático e passa a exigir mais do  jogador a cada momento, pois eles tendem a atacar de maneira bem inteligente e de forma a tornar o game uma diversão bem difícil. Entretanto, em uma tentativa de tornar as batalhas mais acessíveis, o jogo possibilita que Elvis faça uso de sua luva futurista para manipular o Miasma e criar vantagens no campo de batalha.

Miasma Chronicles também conta com um sistema de níveis seguidos por ganho de pontos que podem ser distribuídos entre seus personagens jogáveis para ganho de habilidades e, de certa forma, uma personalização de vantagens que possibilita o gamer moldar cada personagem de acordo com o seu estilo de gameplay. Os armamentos e até mesmo a luva de Elvis que manipula poderes advindos do Miasma também podem ser modificados com peças que imbuem upgrades diversos nos seus armamentos gerais.

Conclusão

Dado o hype legitimo criado desde o anúncio de Miasma Chronicles por suceder bons jogos de relativo sucesso da desenvolvedora The Bearded Ladies, podemos dizer nesta análise que esse jogo consegue cumprir seu desafio de ser tão bom quanto os jogos citados, de forma a entregar ao jogador uma ótima experiência que consegue misturar RPG, ação, estratégia e narrativa em um universo rico e original em uma aventura que deve agradar em cheio os fãs desse estilo de jogo.

Funcionando como uma clara evolução dos seus predecessores, é possível destacar que Miasma Chronicles se mostra melhor em cada um dos quesitos, sendo a ambientação e o trabalho de apresentação gráfica o que mais se destaca. Ainda que de forma tímida, o trabalho sonoro também consegue acompanhar essa evolução e faz bem o seu papel de imergir o jogador no clima de destruição pós apocalíptico do jogo.

A narrativa, apesar de funcionar, aparenta ter que fazer um esforço extra para compensar uma certa falta de personalidade dos protagonistas do game. Entretanto, no geral, é legítimo dizer que Miasma Chronicles cumpre bem o seu papel de representar sem decepcionar os fãs de jogos de estratégia, logo não há outra maneira de definir o game se não como um dos principais jogos de estratégia de 2023 e como uma opção obrigatória para os fãs.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade