GamePress

MLB The Show 23 prestigia história do beisebol nos EUA

“Em qualquer outro país eu era considerado um jogador de baseball, mas no meu país eu era um jogador negro de baseball”, esse e outros discursos da época são o grande diferencial de MLB The Show 23, a edição deste ano do maior game de beisebol atual, produzido pela San Diego Studios, que faz parte da PlayStation Studios. The Negro Leagues é o novo modo, incorporado ao game ao lado dos já clássicos Road to the Show, Diamond Dynasty, Road to October e Franchise. Mais adiante iremos tratar de todos esses modos principais individualmente, mas é importante ressaltar que o jogo conta com uma infinidade de maneiras de jogar, que apesar da falta de popularidade do esporte no Brasil, o torna amigável para quem gosta do jogo e quer aprender mais sobre ele.

Antes de entrar em detalhes sobre os modos de jogo, gostaria de pontuar duas coisas que me chamaram atenção logo de cara. Uma positiva e a outra nem tanto. Primeiramente é o fato do jogo deixar o gamer a vontade para escolher a melhor maneira de participar das partidas e isso vai desde permitir escolher como prefere controlar arremessos e rebatidas até um nível de dificuldade dinâmico que se adapta ao talento que quem está segurando o controle.

Do lado negativo, MLB The Show sempre foi uma franquia que me impressionava pelos gráficos e fiel representação dos movimentos dos jogadores em campo. Infelizmente a edição 23 parece ter estacionado no tempo nesse sentido, reproduzindo praticamente o que já foi visto em versões anteriores do game. Talvez o foco no Game as a Service tenha prejudicado o investimento necessário para imputar melhorias dignas de uma nova versão.

The Negro Leagues

No auge da segregação racial nos Estados Unidos, a MLB não permitia que jogadores de algumas etnias participassem da liga principal. A eles restava vagar pela América Latina em países como México, Cuba e República Dominicana para mostrar seu talento em campo. Até que foi criado a The Negro Leagues, reunindo times que atraiam não só estes ótimos jogadores como torcedores de todas as etnias.

MLB The Show 23

O surgimento e os destaques da The Negro Leagues são contados através de histórias curtas em episódios que trazem, por exemplo, como foram as primeiras transições de jogadores entre as Ligas e como alguns conquistaram seu lugar no Hall da Fama da MLB.

Ao jogador cabe assumir o papel desses destaques, com campo, uniformes e todo o entorno da partida caracterizado como na época, para cumprir determinadas missões como lançar para algumas entradas sem ceder pontos ou rebater um Home Run. A cada conquista, um novo trecho do material é desbloqueado, junto com uma nova missão, e assim vai até completar todas as histórias e receber as devidas recompensas para o Diamond Dynasty.

Diamond Dynasty

É impossível falar de Diamond Dynasty no Brasil sem compará-lo ao modo Ultimate Team de FIFA, que é muito mais popular por aqui, embora o jogo de beisebol tenha suas peculiaridades particulares, como as coleções. O conceito básico é o mesmo: o jogador irá formar um time a partir de cards colecionáveis e jogar, seja online ou offline, para conseguir mais recompensas e assim melhorar seu time.

MLB The Show 23

Este modo é a galinha dos ovos de ouro do jogo, e é nele que a San Diego Studios aposta para tornar viável a experiência do jogo como um serviço. Isso porquê além de conquistar cartas jogando, há um sistema de mercado em que é possível negociar as melhores cartas por dinheiro do jogo, que por sua vez pode ser adquirido com dinheiro real.

Nos modos online, o destaque fica para as partidas ranqueadas, em que o jogador enfrenta outro em busca de subir no ranking e receber melhores recompensas. Já no offline, o jogo traz muito para ocupar quem não gosta do combate direto contra outros jogadores, com as mini-ligas, o já tradicional Conquest, que além do beisebol necessita de estratégia, e os cenários, em que o jogador deverá realizar uma missão atrás da outra para desbloquear recompensas. O legal de MBL The Show 23 é que esses benefícios podem ser usados em outros modos de jogo, como por exemplo equipar um taco que aumenta o poder da rebatida em seu jogador criado em Road to The Show!

Road to the Show!

O caminho para o estrelato é um dos principais modos de jogo de MLB The Show 23. Nele, o jogador irá criar um atleta, participar do Draft da MLB – podendo escolher por meio de conversas se deseja se unir a um time específico ou aleatório – e ingressar nas ligas menores até evoluir o personagem o suficiente para que obtenha destaque e seja promovido, subindo uma escada que o levará à MLB.

Apesar de ser um dos modos mais divertidos – em que você pode até colocar sua própria face no jogo via app companheiro – o ritmo de Road to The Show é lento e você terá que participar de centenas de partidas para conseguir evoluir seu jogador que, exceto ao utilizar boosts, crescerá em atributos conforme o desempenho em campo. É possível escolher ser um lançador, um rebatedor – e sua posição em campo – ou um jogador que faz ambas as funções.

O lado positivo é que você só participa dos trechos destacados para a sua função na partida, o que torna uma maratona de jogos em algo que se resolve rapidamente.

March to October e Franchise

Os dois modos principais restantes são March to October e Franchise, ambos permitindo ao gamer gerenciar sua franquia favorita da MLB e avançar temporada a temporada. A principal diferença é que enquanto em Franchise é necessário disputar (ou simular) jogo a jogo, em March to October o jogo vai criar uma simulação baseada em seu desempenho em campo juntamente com a previsão esperada para aquele time naquele ano.

MLB The Show 23

Assim sendo, se um jogador perde partidas importantes, como o Opening Day, em que era favorito, o time entra em baixa para a próxima partida, aumentando a chance de perder novamente e consequentemente diminuindo o número total de vitórias esperadas no final da temporada. O inverso também é válido, e uma boa sequência de vitórias pode mudar o rumo do time naquele ano.

Vale a Pena?

É difícil afirmar que um jogo de um esporte não muito popular no Brasil e com uma leve tendência ao Game as a Service pode valer a pena, principalmente quando não há aquele espanto com a tecnologia envolvida que o fazia o mais belo dentre os jogos de esporte. Porém MLB The Show 23 é uma ótima oportunidade para quem já gosta ou pretende conhecer melhor este esporte.

MLB The Show 23

A dificuldade adaptativa e as diversas opções de jogo, passando pela aula em The Negro League mas principalmente em Road to The Show e March to October, incluindo também a variedade dentro do Diamond Dynasty, tornam o beisebol bem atrativo mesmo para um aprofundamento maior dos jogadores no que é considerado o maior dos passatempos norte-americanos.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade