GamePress
NBA 2K20

NBA 2K20 é um show de basquetebol e microtransações

Não é de hoje que a franquia de basquete da 2K – NBA 2K20 este ano – reina absoluta ao trazer a emoção das quadras para os videogames. Seja para um jogo rápido ou se aprofundar de cabeça em modos de jogo complexos, a experiência trazida pela Visual Concepts é de tirar o fôlego, representando a pura emoção da NBA!

Apresentação das partidas foca na imersão do jogador

Comentar sobre as particularidades da apresentação do game, tanto pela parte visual quanto sonora, é quase que chover no molhado para quem já está habituado com a série, contudo ainda cabem elogios para o visual do game que esse ano está ainda mais incrível, não somente com a bola quicando mas também no que tange a todo o show do pré e pós jogo.

A apresentação dos times, dos jogadores, entrevistas em quadra, tudo está lá exatamente com um jogo real e com um propósito: fazer com que o jogador se sinta realmente na pele de um astro da NBA. O cuidado com a modelagem dos jogadores é impressionante e pode ter certeza que nenhum detalhe foi esquecido, logo o jogador atento vai conseguir visualizar toda a fluidez dos movimentos acontecendo na tela da sua TV da mesma maneira como se comporta cada astro da NBA durante a temporada e, se não bastasse, até as gotas de suor são perceptíveis para os mais exigentes, graficamente falando.

NBA 2K20
Gráficos estão incríveis, como sempre!

Armando as jogadas

Obviamente todo esse poderio gráfico e atenção nos mínimos detalhes não funcionariam bem não fosse a jogabilidade primorosa do game e, para isso, NBA 2K20 conta com um sistema de manejo da bola totalmente reformulado que, segunda a própria 2K Games, eleva o realismo ao máximo, possibilitando a experiência do jogador ter um controle ainda maior da bola durante os jogos, além de animações de controle de jogadas muito mais realista.

NBA 2K20
Movimentação do jogador imita realidade

Foi possível notar que, de fato, o controle da bola aliado a respostas firmes do joystick – com exceção na hora de arremessar que as vezes parece levar uma eternidade – torna a experiência muito mais divertida. Contudo a IA (inteligência artificial) mina uma boa parte dessa experiência com falhas graves do tipo: segurar a bola em momentos em que o time está perdendo. Alguns bugs em treinamentos ou mesmo em quadra, embora raros, podem estragar a diversão e obrigar o jogador a recomeçar a partida, perdendo o progresso.

De bandeja

Com um jogo visualmente impecável e uma jogabilidade sólida, só o que faltava mesmo era NBA 2K20 diversificar com várias opções de jogo e, obviamente, ela não só o fez como fez de uma maneira primorosa, embora em cada um dos diversos modos conte com uma peculiaridade que faz de tudo para podar a diversão e que falaremos mais sobre ela em breve.

NBA 2K20
My Career acaba quando o jogador é draftado

Um dos modos mais legais disponíveis no game certamente é o modo My Career que promete, e cumpre, apresentar o game de uma maneira cinematográfica, como um filme sobre basquetebol que trata da vida de um desconhecido que o jogador vai criar do zero, e passar por toda uma história de redenção que atinge o fundo do poço e termina com o seu acesso na NBA.

O gamer pode se divertir aqui com o MyPlayer Builder, que permite inclusive escanear a própria face com a utilização do aplicativo para celulares e subir no jogo, deixando o atleta com a sua cara. Além disso, é aqui que serão definidas as características que moldarão o futuro do jogador. Um armador nunca poderá ter características desenvolvidas de jogo no garrafão, por exemplo, então é importante saber dosar já na criação os talentos individuais que serão o caminho da glória.

É claro que não vamos nos adentrar demais na história, pois ela é a cereja do bolo aqui, então esqueça o jogo de basquetebol propriamente dito na maior parte do tempo e controle Che, um jogador do College que enfrentará vários dilemas em sua vida de esportista e o quem está por trás dos controles é que vai ter que lidar com elas, sendo que cada decisão vai influenciar no desenvolvimento do seu personagem.

O papel do jogador aqui é fazer as melhores escolhas que elevem a chance de êxito na vida profissional do atleta, impressionando treinadores ou olheiros, sendo que tudo isso vai acontecendo de maneira muito orgânica com o plano da história, que é conduzida de forma magnifica pelo já consagrado ator Idris Elba, que faz o papel do seu treinador.

A duração do modo é abreviada, pois ela termina no exato momento da estreia do jogador na maior liga dos Estados Unidos. A partir daí o progresso do jogador é mantido e continua durante a temporada regular da NBA, só que sem todo o drama e o plano de fundo da história em questão.

NBA 2K20
Mundo aberto do The Neighborhood

Em comparação com os modos My Career de versões passadas, este perde em relação à escolhas e ao real efeito delas na carreira. Outra coisa que mudou muito é o The Neighborhood, um mundo aberto do basquete, que se tornou um adendo. O personagem pode visitá-lo e participar das atividades – e são muitas – que acontecem por lá, mas não tem mais aquela obrigatoriedade de cumprir rotinas e explorar o local. Porém o grande ponto negativo fica para o sistema de evolução do jogador, que é dependente do sistema de microtransação. Para aumentar seus atributos é preciso investir VC, o dinheiro do jogo, e embora seja possível consegui-la dentro do gameplay, esta é uma tarefa muito lenta e maçante. Por outro lado, a participação de personalidades como LeBron James, que inclusive é produtor executivo da campanha, e o 6 vezes campeão da NBA Scott Pippen, abrilhantam a experiência.

NBA 2K20
É possível entrar em partidas online valendo VC contra outros players

O modo My League funciona mais ou menos como o modo franquia do excelente Madden NFL 2020 ou até mesmo o modo Master League do Pro Evolution Soccer, onde o jogador tem o controle total do seu time no âmbito salarial dos jogadores, trade (troca de jogadores), scout (busca de novos talentos), e demais operações de gestão de um time, além de controlá-lo em quadra. É claro que as falhas na gerencia da sua franquia serão cobradas duramente assim como os louros das suas conquistas serão exaltados.

É importante salientar nesse modo que a customização da liga é bem abrangente, logo qualquer tipo de jogador vai poder adaptar bem as nuances do campeonato e o nível de comprometimento em que o mesmo está disposto a oferecer ao jogar esse modo. As microtransações também aparecem neste modo, em etapas de customização e desenvolvimento, então é bom o jogador já estar preparado.

NBA 2K20
Pacotes iniciais trazem 5 itens pra começar a montar o time dos sonhos

Já o modo My Team – Equivalente ao Ultimate Team das franquias da EA Sports – foca na criação do seu próprio time e a customização em altíssimo nível. Portanto, se você é o tipo de jogador que pretende criar um time com a sua cara e seu estilo de jogo, definitivamente o My Team é o modo por onde você deve começar.

A premissa segue aquela lógica de montar seu time com os melhores jogadores possíveis, que vem em pacotes surpresa, e conseguir a escalação dos seus sonhos. Também existem muitos itens de customização como bola, uniformes, quadras e logotipos, para o jogador deixar tudo como quer. A começar pelos jogadores disponíveis para a montagem do time que podem ser meros desconhecidos dispostos a entrar no Hall da fama da NBA ou até mesmo uma lenda já aposentada que retorna no seu auge esportivo dando show a cada rodada. Novamente a importância dos VCs se destaca, e quem estiver disposto a investir dinheiro de verdade no jogo aumenta suas chances de conseguir criar o time dos sonhos como imaginar.

NBA 2K20
São muitos modos de jogo para ganhar VC no My Team, online e offline

Para quem já conhece a franquia NBA 2K, talvez a maior novidade seja a implementação da WNBA, a liga nacional estado-unidense de basquetebol feminino. Aqui é muito importante destacar o excelente trabalho da equipe de desenvolvimento do game que não se limitou a implantar uma skin feminina nos modelos masculinos já presentes no jogo. Em todo momento é perceptível que o modo tem vida própria e funciona de maneira bem diferente da liga masculina.

Toda a movimentação é diferenciada e foi trabalhada especificamente para dar a sensação real do esporte jogado pelas meninas do basquetebol americano e não seria exagero dizer que o mesmo esmero na captura dos movimentos dos grandes astros masculinos foi entregue aqui. Contudo, existe uma grande ressalva que é fato de que a WNBA não está integrada como um todo no jogo e funciona quase como um jogo a parte. Só é possível utilizar os times da WNBA no modo MyLeague single player ou um amistoso rápido. A ausência da integração com os demais modos de jogo podem fazer com que a WNBA fique esquecida.

WNBA 2K20
Movimentos da WNBA receberam atenção especial!

Outro ponto que a 2K curte sempre representar, o basquete de rua, continua na versão deste ano com o Black Top. É possível disputar partidas em diversas locações, com regras customizadas, escolhendo jogadores entre todos os atletas da NBA.

Por fim, o 2KU é um tutorial que ensina todos os comandos e controles para o gamer controlar perfeitamente seu jogador e levá-lo do Draft ao Hall da Fama da NBA!

Enterrada

O domínio do mercado pode ter gerado uma vertente negativa para NBA 2K20, com o abuso das microtransações. Apesar de ser possível receber o dinheiro virtual por meio de gameplay, o jogador precisará penar se quiser evoluir. As VCs estão presentes em praticamente todos os modos e acabam por minar a diversão.

VC
Loja para investir dinheiro real no jogo. Excesso!

É bem provável que a 2K Games tenha errado a mão em NBA 2K20, pois a qualidade de diversificação dos modos de jogo contrapõe-se à barreira da microtransação. Embora a todo o momento o jogador esteja ganhando VCs apenas por jogar, dificilmente conseguirá acumular dinheiro suficiente para investir em mais de 1 modo de jogo.

Por exemplo, comprar pacotes no MyTeam custam VC, assim como aumentar suas habilidades no My Career – e pasmes: é até possível apostar VC em partidas contra outros jogadores! Pra quem curte jogar online, o problema fica ainda mais grave: A vantagem certamente estará do lado de quem “comprou” mais habilidade. O VC funciona em todas as esferas do jogo, o que acaba causando um efeito “cobertor curto” pois você pode gastar o dinheiro ganho em um modo e ficar sem caixa quando precisar de uma melhoria em outro.

Ainda que haja toda essa influencia da compra de atributos e demais acessórios em todos os modos de jogo, NBA 2K20, é a melhor experiência no basquetebol da NBA. Como jogo, é basicamente tudo que se espera de uma franquia de esportes, com um realismo de cair o queixo e uma jogabilidade que faz com que o jogador se sinta um verdadeiro astro da maior liga de basquetebol do mundo!

Para mais NBA 2K20 e outras análises de games, acesse sempre a GamePress e também nossas redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube e Instagram.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade