GamePress

New Joe & Mac: Caveman Ninja mantem originalidade e agrega novidades

O ano era 1991 e a Data East lançava o saudoso Caveman Ninja: Joe & Mac nos arcades, um dos seus jogos de ação e aventura mais icônicos e que mais para frente ganharia versões para uma série de consoles. Em dado momento, o jogo – principalmente nos consoles – passou a ser conhecido simplesmente como Joe & Mac e alcançou um status cult entre os jogadores de longa data, de forma a causar muita saudade quando se lembra de um jogo de plataforma 2D raiz dos anos noventa. Eis, então, que trinta anos depois a Mr. Nutz Studio em conjunto com a Microids agracia os gamers saudosistas trazendo de volta esse clássico na alcunha de New Joe & Mac: Caveman Ninja, de forma a atualizar visualmente o game e torná-lo mais agradável de ser aproveitado nos consoles da atual geração.

New Joe & Mac

De volta à era das cavernas dos anos 90

Para quem não teve o privilégio de jogar New Joe & Mac nos arcades, trata-se de um game de plataforma 2D com scroll lateral, isto é, o jogador avança progressivamente da esquerda para a direita enfrentando inimigos humanos e dinossauros em níveis pré-históricos, usando armas como uma clava, ossos, fogo, bumerangues, socos elétricos e muito mais, até enfrentar um chefão no final de cada nível.

A premissa do game segue a simplicidade peculiar da era 16-bits e conta a história de dois homenzinhos das cavernas, o Joe e o Mac, em busca de salvar as mulheres de sua tribo, outrora sequestradas por uma comunidade rival. Além das cores dos protagonistas, um de cabelos verdes e outro azul, Joe e Mac se comportam exatamente da mesma maneira e podem ser controlados simultaneamente por dois jogadores em modo coop local, assim como o jogo original.

Seguindo a mesma linha do grande trabalho executado na atualização dos clássicos Toki e Asterix & Obelix Slap’em All, New Joe & Mac: Caveman Ninja é um game que permanece fiel ao clássico original em sua jogabilidade, mas entrega uma experiência audiovisual renovada para atender um público mais exigente, seja ele de novos jogadores ou mesmo os saudosistas que passaram dias curtindo o game e perderam muitas fichas no jogo clássico de 1991. Isso quer dizer que o jogador que já conhece o game vai reviver momentos nostálgicos da aventura de Joe e Mac de uma maneira muito mais agradável, com gráficos e áudio aprimorados, ao mesmo tempo em que um jogador sem qualquer experiência nesse game terá a oportunidade de gostar de um excelente game de ação e aventura 2D, o que é raro atualmente.

É a primeira versão Arcade!

É sabido que o sucesso do jogo Joe & Mac gerou várias versões com diferenças expressivas entre si nos consoles e até continuações bem menos legais e conhecidas que o jogo primogênito dos arcades, mas é importante frisar que esse remake fica restrito à versão original do arcade e também pode ser considerado bem fiel à do Mega-drive, que entregou algo bem próximo aos fliperamas da época.

Um problema da época, é que essa versão era dotada de alguns níveis extremamente curtos onde o jogador mal começava e praticamente pulava diretamente para o chefe, sistema esse que não envelheceu tão bem se comparado com os jogos de plataformas mais modernos. Para sanar esse problema, a Mr. Nutz Studio inseriu um modo estendido com um prolongamento totalmente original, mas seguindo o mesmo tema clássico de cada nível. Desta forma, a desenvolvedora conseguiu agregar bastante valor ao título de maneira a aumentar bastante a quantidade de gameplay a ser jogado, sem modificar por demais o que fez de Joe & Mac um grande jogo nos anos 90. Entretanto, a experiência original se mantém intocada no modo Arcade, claro que com todo o audiovisual renovado, mas de forma a agradar os fãs mais exigentes e intolerantes quanto a qualquer mudança no seu jogo do coração.

Para o futuro, a desenvolvedora ainda promete um modo de treinamento para colocar o jogador em forma nesse game que não é tão fácil quanto parece, uma opção que permite desafiar o relógio em um combate restrito aos chefões do game, mais um onde o jogador deve estabelecer a maior pontuação possível e por último a oportunidade de mostrar o quão rápido se pode vencer uma fase inteiro do jogo no melhor estilo speedrun.

Vale a pena?

New Joe & Mac: Caveman Ninja é mais um bom trabalho da Mr. Nutz Studios em reviver jogos clássico que tocam o coração do gamer só em ouvir falar da era de ouro em 16-bits. Logo, o jogador pode esperar um trabalho no mesmo nível dos recentes clássicos revividos pelo estúdio, como Toki e Asterix e Obelix: Slap’em All, ou seja, uma experiência nostálgica e atualizada com a tecnologia atual.

A renovação audiovisual caiu como uma luva, tornando o clássico muito mais agradável de ser aproveitado tanto por fãs do jogo original como também por novos jogadores que buscam por um jogo de plataforma 2D descomplicado e divertido.

Um grande ponto positivo de New Joe & Mac: Caveman Ninja é a capacidade do estúdio de manter a originalidade do clássico, ao mesmo tempo em que insere um modo que agrega valor de gameplay, de forma a acrescentar conteúdo inspirado no original em um modo separado. Um ponto que pode ser considerado negativo é a ausência de versões tão amadas e lembradas como a do Super Nintendo, por exemplo, fazendo de New Joe & Mac: Caveman Ninja um produto com uma grande lacuna no sentido de trazer uma experiência completa do bom e velho Joe & Mac dos anos 90. Entretanto, o capricho do estúdio no jogo dos arcades é o suficiente para matar a saudade de um dos melhores jogos de aventura 2D dos anos 90, nessa versão que pode ser considerada a “definitiva” do Caveman Ninja original.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade