GamePress

PlayStation 5 confirmado para 2020 com novas tecnologias. Confira!

Qualquer um que acompanha o mundo dos games sabia que a hora do anúncio do PlayStation 5 estava próxima, entretanto sem uma confirmação oficial tudo não passava de suposição. Mas hoje, em matéria publicada na Wired e também em um post no Blog do PlayStation assinado pelo Presidente e SEO da Sony Interactive Entertainment Jim Ryan, finalmente sabemos de coisas concretas!

São muitas novidades, em diversas áreas, que vão desde processamento de Ray Tracing via hardware até controle com funcionalidade háptica. Parece complicado? Então vamos entrar em mais detalhes, com calma, abaixo:

PlayStation 5

PlayStation 5
Patente do Kit de Desenvolvimento do PS5

“Hoje estou orgulhoso de compartilhar que nosso console de próxima geração será chamado PlayStation 5, e será lançado para as festas (Natal e Ano Novo) de 2020.”, afirmou Jim Ryan no começo de seu post.

Esta informação pode parecer simples, mas é vital para demonstrar que a empresa que hoje lidera o mercado de videogames pretende se manter na mesma linha. O marketing em cima do nome PlayStation 5 é sinal de que não haverá nenhuma reviravolta nos rumos da empresa nem do console.

4K Blu Ray e SSD

Em vez de chamarmos de mudanças, o Blu Ray 4K de 100GB e o armazenamento em SSD (Solid State Drive) são aprimoramentos necessários para a próxima geração. Desta forma podemos concluir que a mídia física continuará existindo!

Já o SSD, embora não tenha sido confirmado se será o único drive de armazenamento do PlayStation 5, irá ajudar a reduzir o tempo de loading dos jogos. Este é um das principais tópicos que o novo console irá focar. Também será útil para acelerar a inicialização do console e nos jogos via streaming, outra tecnologia amparada, ainda mais com a expansão da PS Now para outras regiões.

Ray Tracing

A nova tecnologia de renderização em 3D é a mais forte aposta dos fabricantes de placas de vídeo para o futuro dos games, com a possibilidade de criar ambientes muito mais realísticos. Resumidamente, os pixels deixariam de ser um ponto e passariam a ser um raio de luz (e daí o nome) direcionado ao olho do espectador ou jogador, no caso dos games.

O PlayStation 5 terá hardware, ou seja, peças necessárias para gerar este efeito. Embora seja uma tendência no mercado de games, a ver pelas placas RTX da Nvidia, haviam dúvidas se os consoles de nova geração teriam poder para aplicar o Ray-Tracing ou se seria uma melhoria feita via software.

Novo Controle

PlayStation 5
Imagens indicam que esta seria a primeira versão do novo controle, ainda sem nome

“Uma de nossas metas na nova geração é aprofundar a sensação de imersão ao jogar um game, e temos a oportunidade de no novo controle reimaginar a sensação de toque que adiciona essa imersão”, afirmou Ryan. Segundo ele, a nova sensação háptica – ou tátil – substituirá o tremor, existente nas ultimas gerações.

No texto, Ryan diz que será possível sentir sensações diferentes ao correr por um gramado ou rastejar na lama.

Outra novidade serão os gatilhos adaptativos. Conforme a vontade do desenvolvedor do game, a tensão e profundidade do botão será adaptada. Isto tornará possível diferenciar, por exemplo, a sensação de tiro de uma pistola com o de uma metralhadora.

Haverão também algumas melhorias relacionadas às caixas de som do controle e a implementação de um microfone, possivelmente para comandos de voz para inteligência artificial. O conector também passará a ser o USB-C, formato mais moderno e que garante respostas e recarga mais rápidas. Sim, será possível jogar via cabo. Por fim, a bateria será ampliada com maior capacidade de carga. Embora isto torne o controle mais pesado que o atual DualShock 4, não será muita coisa.

2020

Enfim, essas foram as principais novidades anunciadas hoje para o futuro do PlayStation!

“Gostaria de agradecer a todos os fãs de PlayStation por continuar a jornada conosco enquanto embarcamos ao futuro dos games”, finalizou Ryan.

Para mais novidades do PlayStation 5, acompanhe a GamePress, assim como nossas redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube e Instagram.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade