GamePress

Project xCloud: Microsoft apresenta novo projeto para games

Kareem Choudhry, Vice-Presidente Corporativo de Jogos em Nuvem da Microsoft publicou hoje, no Official Microsoft Blog, detalhes do ambicioso Project xCloud.

A ideia principal é garantir poder para o jogador, para que possa jogar o jogo que quiser, com as pessoas que quiser, quando quiser, aonde estiver e na plataforma que desejar.

“Nossa visão para a evolução dos games é similar a da música e filmes – o entretenimento deve estar acessível por demanda e em qualquer tela”, diz Kareem.

Project xCloud microsoftTecnologia

Para tornar possível oferecer este tipo de serviço, o time responsável pelo Project xCloud criou uma lâmina customizável com capacidade para receber peças de diversos consoles Xbox One, e capaz de se conectar com outras dessas lâminas em escala para criar um centro de dados.

Isso facilita o desenvolvimento de novos títulos e adaptação dos jogos já existentes na plataforma para o novo sistema.

“Nosso objetivo é entregar uma experiência de qualidade para todos os gamers em todos os dispositivos, consistente com a velocidade e alta-fidelidade que experienciam hoje em PCs e consoles”, afirma Kareem.

Os testes do novo Project xCloud começam hoje, em dispositivos móveis como smartphones e tablets, pareados via bluetooth com um controle de Xbox. Mas também será desenvolvida uma interface touch para jogadores que preferem não utilizar joystick.

Desafios

Criar um ambiente de nuvem para streaming de games, de acordo com o post, é um processo complexo em diversas áreas. Os principais obstáculos são a baixa latência de transmissão de dados e o suporte a uma rede de usuários em larga escala. É necessário também pensar em preservar a fidelidade gráfica e a taxa de quadros, que não podem ser prejudicadas pelo tipo de aparelho que o usuário possui.

A Microsoft busca utilizar seus aproximados 40 anos de experiência em computação para superar estes desafios. Hoje a empresa conta com 54 datacenters que oferecem serviços em 54 países, o suficiente para abranger gamers do mundo todo, independente da região.

Os desenvolvedores e pesquisadores na Microsoft estão criando modos de combater a latência com avanços na topologia de rede e codificação de vídeo. O Project xCloud roda em redes 4G e se adaptará ao 5G quando este estiver disponível no mundo todo.  O objetivo da empresa é entregar experiência de alta qualidade para o maior número de conexões possível, levando em conta as particularidades das redes e aparelhos.

“Estamos ansiosos para aprender com vocês quando nossos testes públicos se inciarem, no próximo ano, e também a compartilhar mais detalhes desta jornada ao futuro dos games”, finaliza Karreem.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade