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Primeiras Impressões: O que dizem sobre o Project xCloud da Microsoft

Deste ontem, 14 de Outubro, usuários dos Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul podem testar o Project xCloud. Para ser um dos primeiros a botar as mãos no sistema de jogos via streaming da Microsoft era necessário fazer sua inscrição no programa de testes. Para tal, ainda é necessário ter um dispositivo Android, um controle do Xbox com bluetooth e, claro, conexão de internet com alta velocidade.

Project XCloud
Photo by Tom Warren / The Verge

Pois bem, o que resta a nós, brasileiros, é saber por meio de pessoas destas regiões sobre como funciona o Project xCloud. Assim, selecionamos as matérias mais recentes sobre o assunto. Uma delas foi publicada pelo site TheVerge.com e outra no thurrott.com.

O básico

Como se trata de um teste de um novo serviço, obviamente é necessário considerar algumas limitações. A primeira delas é que o Project xCloud conta com apenas 4 jogos neste período, todos eles da Microsoft Studios. São eles: Gears 5, Halo 5: Guardians, Killer Instinct e Sea of Thieves.

Project XCloud
Photo by Tom Warren / The Verge

Outra limitação é o sistema operacional, uma versão simplificada da dashboard do Xbox One. Nele é possível acessar o chat, lista de amigos, encontrar alguém e ver as conquistas para o jogo que está sendo executado. Não há opções de configuração nem possibilidade de abrir outros apps além dos jogos mencionados.

Para realizar os testes, ambos os sites conectaram o controle do Xbox One via bluetooth à dispositivos com Android 6.0 ou superior. Também foi necessário baixar um aplicativo cliente e logar com a mesma conta cadastrada na Microsoft e que havia aplicado para o programa.

Experiência

Os dois sites que usamos como parâmetro nesta matéria acabaram por testar o Project xCloud com jogos diferentes. Sendo assim, não haverá comparação direta entre o que aconteceu em um e em outro.

No TheVerge.com, o jogo mais testado foi Sea of Thieves. “O jogo rodou bem após alguns problemas iniciais com a conexão. Pude completar missões, conversar no chat com outros jogadores e andar livremente exatamente como em um console Xbox One. Joguei um pouco do ‘quick play’ e definitivamente notei input lag de tempos em tempos. Não foi nada extremo, mas você pode dizer certamente que há um pequeno atraso na velocidade de movimento e respostas”, afirmou Tom Warren, que assina a matéria.

Project XCloud
Photo by Paul Thurrott

Já no thurrott.com, Paul Thurrott testou mais Gears 5 e Halo 5: Guardians. Ambos os games são considerados pesados por conta dos grandes universos que os abrigam. “A performance é surpreendentemente excelente. Joguei alguns minutos e não experimentei nenhum lag. E Gears 5 é uma grande escolha pois tem muitas sequências de ação e animação na tela. A qualidade gráfica é excelente embora eu tenha ajustado o brilho”. Por outro lado, Thurrott mostra preocupação com os tempos de carregamento: “É realmente impressionante, com a única exceção sendo o ‘load times’ dos grandes jogos.”

Conclusão

Claro que muitas pessoas ainda irão testar e postar suas avaliações sobre o Project xCloud, mas por enquanto parece que a mecânica está no rumo correto. Quando a Microsoft anunciou o projeto, mostrou unidades do Xbox One S sendo utilizadas para processar os dados. Com a proximidade do Project Scarlett, possivelmente haverão melhorias diretas no xCloud.

No fim, nos brasileiros teremos que esperar a Microsoft lançar o Project xCloud por aqui para ter absoluta certeza de como tudo isso irá se comportar mediante, principalmente, a nossa estrutura de internet disponível.

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