GamePress

R-Type Final 3 Evolved revitaliza gênero para a atual geração

Febre no final dos anos 80 e durante boa parte dos anos 90, os jogos Shoot’em Up – conhecidos aqui no Brasil como jogos de navinha – são aqueles games onde controlamos uma pequena nave heroína que se movimenta normalmente da esquerda para a direita ou de baixo para cima em um plano 2D a fim de superar hordas de inimigos até o confronto contra um chefão no final de cada fase. Na época de ouro desse estilo de jogo o que não faltava para os fãs eram boas opções, entretanto poucos se colocaram muito acima da média e se tornaram referência para toda uma geração de gamers fãs do estilo e certamente, nessa lista seleta de sucesso, podemos colocar a franquia R-Type como um expoente nesse tipo de jogo.

R-Type Final 3 Evolved

Um tanto esquecido por grande parte da indústria de videojogos, eis que agora – em 2023 – um novo tento de revitalizar o gênero chega ao alcance dessa base de fãs adormecidos de forma a disponibilizar um dos maiores representantes do gênero sob a alcunha de R-Type Final 3 Evolved. De maneira até surpreendente, R-Type Final 3 Evolved chega exclusivamente para o PlayStation 5 pelas mãos da Granzella Inc. e a NIS America com a pretensão de tirar proveito de boa parte do poder do novo queridinho da Sony, mas será que suas pretensões alcançaram o seu objetivo? É o que tentaremos responder nesta breve análise que manterá o seu foco apenas nas novidades inseridas no título.

Não é o que parece

Por mais estranho que possa parecer a afirmação do título, R-Type Final 3 Evolved não deve ser encarado como um título totalmente novo da franquia R-Type, mas como uma expansão do título R-Type Final 2 de 2021, cujo lançamento alcançou diversas plataformas da última geração de consoles. Tal afirmação se dá pelo fato de que R-Type Final 3 Evolved utiliza e mantém intacta toda a estrutura do game de 2021 para introduzir elementos que expandem a experiência do jogador e, até por isso, essa análise não vai tocar nos aspectos básicos do jogo para não se tornar repetitiva, mas nas novidades.

R-Type Final 3 Evolved

Embora tal afirmação possa parecer pejorativa, podemos dizer que o objetivo pretendido pela Granzella Inc. foi plenamente alcançado, pois inserir uma nova campanha com sete novos níveis à serem desbravados, novas opções sociais multiplayer – ainda que estejam em estado beta no momento desta análise – e um upgrade visual considerável em uma versão inédita para o novo monstrinho da Sony são o suficientes para fazer desta, a versão definitiva dentre os jogos de navinha nessa era mais recente dos videogames.

R-Type Final 2 evoluído

Como é de se imaginar, com o pacote R-Type Final 3 Evolved o jogador consegue aproveitar todo o conteúdo de R-Type Final 2, visto que esse título foi construído utilizando toda estrutura deste último. Isso quer dizer que o gamer vai encarar a mesma jogabilidade, escolher as mesmas naves do primeiro título em conjunto com o seu arsenal original, além de ter opção de escolher qual a campanha quer desbravar, seja do Final 2 ou do Final 3 Evolved. Contudo, é importante dizer que R-Type Final 2 foi apenas lançado na velha geração de consoles, logo é importante frisar que, mesmo jogando o game de 2021, o gamer certamente vai se maravilhar no tapa do visual evidente que a atual geração consegue entregar nesse título.

Quanto ao novo conteúdo, o que realmente se destaca é a nova campanha exclusivamente concebida para rechear essa expansão e que valida sua nova alcunha. Dentre os sete novos níveis disponíveis, o jogador deve ficar de queixo caído com as novas e belas fases que exploram ambientes marítimos, invasões em locais futurísticos, locais cavernosos capazes de fazer o jogador suar claustrofóbicamente e muito mais diversão nos seus níveis para lá de desafiadores.

O áudio, por sua vez, introduz faixas inéditas de forma a manter a linha do jogo de 2021, com temas eletrônicos de tirar o fôlego e suficientemente capazes de inserir com maestria o jogador no clima frenético do game. Aqui podemos dizer que, talvez devido ao motivo do estúdio ter focado a construção gráfica do título no PlayStation 5, R-Type Final 3 Evolved finalmente consegue se estabelecer em um patamar audiovisual sem precedentes para o estilo de jogo, resultando em um belíssimo game, principalmente em relação à nova campanha criada especialmente para essa expansão.

Além da nova campanha, R-Type Final 3 Evolved também apresenta ao jogador o modo R-Park, que nada mais é do que um modo social dentro do título. Nele o jogador deve se reunir com seus amigos online para se comunicar e competir pela maior pontuação, além de poder passear dentre as suas naves e dos seus amigos durante os encontros. Entretanto, é bom frisar que toda a interação e a competição online se restringem a comparar pontuações, e não em uma jogatina multiplayer online.

Vale a pena?

É óbvio que R-Type Final 3 Evolved se trata de um título indispensável para os verdadeiros fãs de um bom Shoot’em Up, não apenas por se tratar de uma produção competente por parte da Granzella Inc., mas também devido ao fato de o mercado estar escasso de opções do estilo, principalmente na atual geração de consoles. Entretanto, R-Type Final 3 Evolved vai além de preencher apenas uma lacuna e entrega um pacote completo com R-Type Final 2 repaginado para a atual geração de consoles e uma expansão completa e dotada de uma campanha inédita, que deve render muitas horas de diversão para os fãs do estilo.

Se há uma crítica negativa quanto ao título, é a impossibilidade de comprar somente a expansão – por um precinho mais convidativo – caso o jogador já tenha em posse a versão de 2021. Entretanto, devido ao upgrade gráfico propiciado pelo console de nova geração de consoles da sony, até a campanha de R-Type Final 2 acaba por se tornar prazerosa de ser rejogada em R-Type Final 3 Evolved, o que faz desse título a versão definitiva de R-Type nos tempos modernos.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade