GamePress

RAGE 2 é a forma bruta de um impecável shooter sem firulas

Oito anos após o lançamento do primeiro game, a Avalanche Studios em parceria com a ID Software trouxeram a sequencia direta de RAGE, mais um mundo pós-apocalíptico da Bethesda. Em 2011, o primeiro título trouxe opiniões controvérsias entre jogadores e a mídia especializada, deixando um pouco de receio do que poderia vir a seguir. Anunciado no ano passado, RAGE 2 vem com a premissa de que as críticas em sua maioria serão positivas com todo o caos e destruição prometidos.

Admirável Ermo Novo

Inspirações de Mad Max e Fallout formam os Ermos de RAGE 2.

RAGE 2 se passa 30 anos após os acontecimentos do primeiro game – se você nunca jogou e não sabe nada do que está acontecendo nos Ermos, a GamePress fez um resumão do enredo de RAGE (2011) – onde a paz novamente é ameaçada por um grupo militar chamado de “Autoridade”, que como o nome já diz planeja governar de forma autoritária todo o Ermo. Cabe novamente à “Resistência” impedi-los. Por força do destino, nosso protagonista é um jovem Ranger que descobre um projeto secreto para impedir o avanço da Autoridade caso ela retornasse. Nossa missão é encontrar três grandes líderes pelo mundo que poderão dar inicio e desenvolvimento do projeto. 

Se você está esperando um enredo bem desenvolvido e reviravoltas na história, pode esquecendo. RAGE 2 segue uma história linear e frenética, onde o foco principal é a ação e o caos. Andamos pela estrada basicamente como garoto(a) de recados, indo de um ponto ao outro levando informações ou entregando itens para o decorrer das missões. Em certos momentos, a história fica entrelaçada em algumas missões secundárias que precisamos completa-las para que a campanha prossiga. Cada uma dessas missões está ligada à um desses líderes citados acima, onde recompensas exclusivas de cada um são disponibilizadas seja para upgrade do personagem ou de seus equipamentos.

Desligue o cérebro e sinta o caos

As mecânicas de FPS de RAGE 2 são impecáveis

RAGE 2 sem dúvidas é um dos melhores jogos de tiro do mercado. Desenvolvido com a técnica de um bom shooter, oriunda do vasto portfólio da ID Software, e com o mapa completamente aberto, que é especialidade da Avalanche Studios, o game trás inúmeras inspirações que não podemos deixar de citar. Explosões, jogabilidade e mutilações direto de DOOM e uma ambientação desértica e sem lei de Fallout e Mad Max, RAGE 2 é mistura da melhor parte de cada um dos jogos desses citados. A ID tem uma receita de bolo secreta incomparável, onde sempre produz shooters na sua forma bruta e sem frescura, com explosões, sangue e muito caos. As mecânicas de tiro são IMPECÁVEIS! O game possui aquele estilo de gameplay que você pode desligar o cérebro e soltar bala nos inimigos sem frustração ou problemas. RAGE não tenta trazer seriedade ao mundo pós-apocalíptico, muito pelo contrário, o marketing da Bethesda foi frisar que o humor e o nonsense seriam os principais, unidos de frenesi e muito sangue. 

Os inimigos em RAGE 2 são desde arruaceiros e baderneiros, à mutantes e monstros gigantes controlados pela Autoridade. A dificuldade pode ser encontrada quando há muitas hordas e inimigos diferentes ao mesmo tempo, fazendo com que o jogador tenha que desenvolver ao menos uma pequena estratégia de qual adversário eliminar primeiro, mas conforme são melhoradas as habilidades e equipamentos, o jogo se torna mais fluido e bem mais divertido. Quanto mais inimigos você elimina em uma batalha, mais “adrenalina” vai enchendo sua barra de Frenesi. Quando acionado, a tela fica avermelhada e o personagem fica com seus sentidos aprimorados dando a sensação de raiva e ódio, onde fica bem divertido destruir cabeças e explodir estruturas.

Mundo Aberto não tão convincente

A ambientação mesmo sendo bonita, não traz tanta empolgação.

Em contrapartida ao maravilhoso FPS, a parte da Avalanche Studios não foi tão bem executada. Atirar em RAGE é tão bom que as vezes você se esquece de que há um mundo para explorar no game, que infelizmente não tem tanta variedade assim. A ambientação está um pouco diferente do primeiro game trazendo mais florestas e natureza, mostrando que o planeta está tentando se recuperar da devastação meteórica, mas a quantidade de reciclagem do ambiente desértico é bem cansativa e exagerada. Toda a ambientação, desde os pequenos povoados às grandes cidades são muito bem feitas. Construções destruídas ou enferrujadas, cidades sucateadas e o estilo punk revestem os cenários de RAGE 2. As texturas das estradas e a física das pedras em contato com os veículos são bem reproduzidas. A jogabilidade nos veículos são bem caseiras, nada de tão diferente sendo as vezes bem travada. O combate automotivo é bem divertido no início, com muitas explosões e alguns desafios como destruir comboios e postos de combustível, mas com o passar do tempo tende à ficar repetitivo. 

Em todo o mapa se encontram alguns postos inimigos que ao destruí-los, recebe-se recompensas para tunar os veículos, equipamentos e habilidade. Em alguns desses pontos existem as “Arcas”, que como Fallout, são estruturas semelhantes à Bunkers que protegeram alguns humanos da extinção causada pelo meteoro. Dentro dessas Arcas é possível encontrar novas armas e novas habilidades.

RAGE 2 é para desligar o cérebro e jogar sem preocupação

RAGE 2 é um game para se jogar sem estresse ou preocupação com enredo. Com muitas explosões, mutilações e caos. O jogo da Bethesda é sem dúvidas um dos melhores shooters no mercado e está disponível para Xbox OnePlaystation 4 e PC. Para mais informações acesse as redes sociais da Bethesda.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade