GamePress

Review: série SaGa faz seu retorno

Review: série SaGa faz seu retorno as plataformas atuais com SaGa: SCARLET GRACE: AMBITIONS. Primeiramente gostaríamos de avisar que fomos convidados pela Square Enix a conhecer e testar o jogo, e nos foi disponibilizado uma cópia para testar(no PS4). Vamos expor alguns pontos no Review: série SaGa faz seu retorno. Assim sendo confira o trailer do jogo a seguir:

Trailer de lançamento do jogo no canal da Square Enix

A história e o Gameplay

O Firebringer, um deus caído e uma ruína da humanidade, causou estragos no mundo desde seu exílio. Assim sendo a humanidade construiu um Império com um propósito singular: combater o Firebringer e seus demônios na batalha para se defender. Após milênios de luta, o Firebringer foi finalmente derrotado, e o Império ficou sem propósito. E é nesse tempo de incerteza que quatro jovens, cada um por seus motivos, saem em uma jornada moldada por você: jogador.

Primeiramente o jogo te faz uma série de perguntas para traçar uma “personalidade” e escolher o protagonista que mais lhe seria “compatível“, mas essa escolha pode ser alterada ou ignorada por completo. Assim sendo saiba que a história de cada um deles é única e dependente de suas escolhas.

Alias eu gosto de pensar em SaGa: SCARLET GRACE AMBITIONS como um “boardgame“. Dessa forma você se move pelo mapa como se fosse um tabuleiro(sem encontros aleatórios com inimigos) chega num ponto de interesse e decide se quer explorá-lo ou não. Eu diria que, além dos encontros da história, tudo é opcional aqui! E vale ressaltar que mesmo esses são mutáveis dependendo de como você conduz a história.

Demonstração do mapa

O combate

Então que tal falarmos um pouco sobre o combate em Scarlet Grace: Ambitions? Primeiramente gostaria de salientar que eu jogo RPGs desde minha infância no SNES com títulos como Earthbound, Chronno Trigger e Zelda. Então no começo, estava esperando um combate mais baseado em turnos pois não sou familiar com Romance SaGa e fui pego de surpresa. Alias fui surpreendido de uma forma muito positiva. De modo que você monta uma seu esquadrão com 5 guerreiros(o protagonista da história nem é obrigado a estar no grupo durante o combate por exemplo). A formação e estrategia usadas influencia o fluxo da batalha o ganho de pontos de batalha(BP, representados por estrelas) necessários para executar as ações.

Como observado na imagem a cima os “BPs” são as estrelas e a ordem em quais os personagens estão aparecendo funciona como “prioridade” ou velocidade para agir no turno, mas você tem todo tempo do mundo para preparar a estrategia antes de a vê-la em moção. Alias, dentro do combate, o jogo oferece ainda várias alternativas como tipos de arma, técnicas, ataques combinados e etc. Os personagens tem dois medidores de saúde: o azul(HP) marca o quanto de dano ele consegue receber naquela batalha e um outro status o “LP” indica quantas vezes ele aguenta ser “nocauteado”. Após exceder esse número, é necessário deixar o caído descansar por uma quantidade “x” de combates para voltar a usá-lo.

Gráficos e Sons

Os gráficos de SaGa Scarlet Grace: Ambitions são baseados na versão de PlayStation Vita do jogo. Assim sendo, por se tratar principalmente um título portátil, espere ilustrações e menus de personagens grandes que ocupam a maior parte da tela durante batalhas e cenas de histórias. Embora as ilustrações dos personagens sejam bem detalhadas, alguns designs de NPCs são usados um pouco demais. As animações de batalhas também são bem projetadas, com cada ataque sendo único. Particularmente eu gosto do momento em que um personagem pensa num golpe novo durante o combate e o usa em seguida a um ataque, dá um tom convincente de recompensa pelo esforço do personagem. Fora isso o jogo não tem nenhuma vantagem gráfica de nova geração, mas faz bem seu papel de ter uma arte com uma personalidade forte e única, que dá ao jogo um clima único.

Além disso o design do som é decente, algumas vezes você ouvirá as mesmas músicas repetidas. O jogo também contém áudio de voz semi-inglês para algumas das cenas de diálogo mais essenciais. Mas nada que atrapalhe a experiência do game. O áudio faz bem o seu trabalho, apenas não é nada de muito maravilhoso.

Uma experiencia de exploração

Review: série SaGa faz seu retorno as plataformas atuais com SaGa: SCARLET GRACE: AMBITIONS chega ao fim. O fator de replay desse jogo é altíssimo e a história é cheia de nuancias que são bem usadas para estabelecer os personagens. O jogo incentiva sua curiosidade e você vai querer interagir com tudo e todos. Mas é exatamente por isso que estamos aqui, não é mesmo?

Alias, nós da GamePress, gostaríamos de agradecer a Square Enix por nos proporcionar a oportunidade de jogar na integra essa versão SaGa. #SquareEnixPartner #sponsored

Em suma fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da cultura Geek com a GamePress. Inclusive siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade