GamePress
Stela

Stela – Lindo jogo de mistério, que perde na narrativa.

Stela é um game cinematográfico sobre uma jovem mulher que testemunha os últimos dias de um misterioso mundo antigo.

Nele o jogador tem que superar desafios assustadores, terrenos traiçoeiros e bestas gigantes enquanto atravessa uma terra em decomposição. Para isso é preciso que ele manipule o ambiente para resolver quebra-cabeças elaborados e passe por criaturas perigosas sob a cobertura de paisagens suaves e uma trilha sonora original.

O game quer que o jogador sobreviva a ambientes amplos, incluindo cidades misteriosas, florestas assombrosas e enormes ruínas subterrâneas trazidas à vida em uma experiência atmosférica. Veja o trailer de lançamento abaixo:

Não conseguimos falar da Stela sem mencionar e pensar nos games, Limbo e Inside. Podemos assumir que os dois games foram utilizados como inspiração pelos desenvolvedores. 

Jogabilidade

O game começa com o jogador, Stela, acordando em um lugar desconhecido. Os controles são bem simples, o jogador só consegui correr, interagir com objetos e pular. Com interação estamos falando de empurrar caixas, apertar botões e algumas vezes carregar alguma coisa. 

No início de Stela, é preciso escapar de um enxame de besouros em um prédio em ruínas, isto só é possível empurrando uma caixa para tapar o buraco na parede.

A cada fase aparece um obstáculo que de primeira achamos impossível de passar. Uma escada muito alta que precisa de uma caixa para subir, um piso que se desintegra ao pisar, uma pedras com agulhas e monstros, onde é preciso correr ou agachar nas sombras ate que ele saia.

Para conseguir passar as fases de Stela, o jogador tem que juntar velocidade, planejamento e execução.

Visual e Cinematografia

Primeiramente, quando falamos de visual Stela supera todas as expectativas. Cada fase tem sua própria paleta de cores e estética.

Há uma floresta bege cheia de monstros no estilo Slender Man, bem como um templo com armadilha pintada em azuis profundos.

Às vezes, a câmera percorre uma cena para criar uma bela composição entre o personagem e o cenário de fundo.

Muitos jogos com elementos de plataforma ou quebra-cabeças de pular apresentam personagens sempre em pé, mas em Stela, ela freqüentemente tropeça, cai e muitas vezes parece cansada. O fato dela parecer e soar como alguém que está exausta é uma das partes mais impressionantes do jogo.

E aí, vale a pena?

Stela tem como objetivo contar sua história no estilo misterioso, o problema principal é que a maior parte da história está na descrição do jogo, na loja. 

Por mais que funcione visualmente, seus múltiplos estágios não fluem de uma área para outra. Com isto, se formos comprara com o Limbo e o Inside, que se destacaram lindamente nessa área, a tentativa de Stela de uma história sem palavras é ainda mais aparente.

  • Se você gosta de puzzles e games visualmente impressionantes, você provavelmente irá gostar de Stela. Apesar do game ser curto, sua dificuldade compensa.
  • Se você está procurando uma game com uma história cativante, com personagens envolventes talvez Stela não seja para você. 

Achei Stela um bom puzzle, porém um jogo no qual o único objetivo foi passar as fases, sem nenhum incentivo narrativo, só o desejo de acabar o game. Assim, recomendo assistir gameplays para ver se o jogo vale a pena, para você.

O game foi disponibilizado pela SkyBox Labs para essa review, ele foi jogado no Xbox One até o final. Visite o site oficial do game para mais informações.

Para estar sempre em dia com as novidades do mundo dos games, siga a Gamepress no Facebook, Instagram e no Twitter.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade