GamePress

Tales of Symphonia Remastered celebra 20 anos do jogo clássico

Dizer para qualquer fã de JRPGs, principalmente os conhecedores da franquia Tales, sobre a importância de Tales of Symphonia é como chover no molhado de tão marcante que foi essa obra desde o seu lançamento. Entretanto, para quem não é tão familiarizado com a franquia, basta dizer que Tales of Symphonia foi o título que marcou a entrada do nome Tales para o mundo 3D, isso em 2003 e no console da Nintendo do momento: o GameCube. Nessa época, a Bandai Namco conseguiu com sucesso não somente entregar um game que aproveitasse a nova tecnologia do console em questão em um título com gráficos em três dimensões, mas também adaptar de maneira louvável a magia e a tradição da franquia Tales, de modo a agradar em cheio a maioria dos fãs da franquia. Tamanha a sua importância e impacto no mundo dos games, Tales of Symphonia recebeu – em 2013 – uma boa versão remasterizada em HD, com um belo tapa no visual e até mesmo uma pequena adição, mas satisfatória, de conteúdo extra.

Vinte anos depois do seu lançamento original, A Bandai Namco presenteia os seus fãs com mais uma versão remasterizada – intitulada de Tales of Symphonia Remastered – para os consoles da última geração já em processo de esquecimento por parte das desenvolvedoras. Isso quer dizer que as máquinas da nova geração ficaram fora desse novo título, embora os consoles em fim de carreira comprovadamente sejam capaz de entregar a versão definitiva desse clássico.

Revisitando Sylvarant

De maneira bastante resumida podemos dizer para os jogadores mais novatos no mundo dos JRPGs, que Tales of Symphonia Remastered conta a história Lloyd Irving e sua amiga Collete Brunel numa jornada que busca selar um grupo maligno conhecido como Desians e salvar o mundo. Embora pareça uma história um tanto cliché, o game reserva muitas surpresas que enriquecem de maneira satisfatória a sua narrativa, além de envolver o jogador com os personagens do jogo de forma única e tornar capaz uma imersão incrível durante toda a aventura de Lloyd, Collete e sua trupe de amigos.

Tales of Symphonia Remastered

A jogabilidade, bastante inovadora na época, consiste em desafiar inimigos no formato de batalha em ação direta. Nela, o jogador pode caminhar livremente em uma arena com espaço predeterminado e usar cada um dos botões do seu controle para realizar uma ação pré-programada, seja de ataques melees ou de golpes especiais, conhecido em Tales como Artes Misticas.

O que há de novo?

Tales of Symphonia Remastered é um game baseado na versão lançada para o PlayStation 3 em 2013. Logo, isso significa que todo o material complementar, como as novas Mystic Arts, vestimentas e ataques especiais estão incluídos nessa versão de 2023.

Como é esperado, Tales of Symphonia Remastered traz visuais aprimorados e uma trilha sonora ainda mais refinada do que o trabalho realizado nessa última versão do game. O jogo teve um upgrade em sua resolução geral de forma a apresentar os modelos de personagens, as cidades e os mapas de Sylvarant muito mais coloridos e nítidos do que em qualquer versão já lançada, de forma a brilhar ainda mais no conjunto com a sua trilha sonora épica, que se apresenta ainda mais nítida e proveitosa.

Dentre as linguagens disponíveis, ainda não foi dessa vez que os jogadores brasileiros foram presenteados com uma localização em português para o game. Entretanto, pela primeira vez nesse jogo é possível escolher jogar com a dublagem original em japonês – legendado em inglês – ou com a já conhecida dublagem em inglês dos velhos títulos.

Ademais, a história clássica do game, sua jogabilidade e conteúdo sem mantém intactos se comparados com o título 2013, o que acaba sendo bastante decepcionante, pois gera a percepção de que a Bandai Namco perdeu uma grande chance de lançar uma edição definitiva do seu game que foi um divisor de águas à época, de forma a fazer dessa versão obrigatória para todos os fãs de jogos de RPG.

Vale a pena?

Longe de ser uma versão ruim do clássico, Tales of Symphonia Remastered deixa a sensação de apenas figurar como uma versão pouco aprimorada do clássico jogo de 2003 disponível nos consoles de uma geração que já respira por aparelhos.

Tales of Symphonia Remastered

Apesar de ser fiel – até demais – ao game original, a falta de modernização e a singela melhora no seu audiovisual faz com que o game carregue sobre si um ar de material que não envelheceu muito bem, evidenciando que havia uma necessidade de que o game se adaptasse ao estilo dos jogadores modernos e a tecnologia mais recente.

Para jogadores muito fãs do título e que estejam dispostos a reviver a mesma aventura, sem grandes mudanças, no seu console atual e por um fator nostálgico, é provável que Tales of Symphonia Remastered seja um game satisfatório. Entretanto, pela falta de modernidade em sua jogabilidade e de novos conteúdos, Tales of Symphonia Remastered chega em muita desvantagem dentre os bons remasters e remakes da atualidade, o que faz dele uma opção ruim para quem quer reviver momentos nostálgicos de glória.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade