GamePress

The Division 2 – Divertido, desafiador e feito para jogar em equipes!

The Division 2 traz os pontos fortes do primeiro, para entregar um loot shooter completamente envolvente.

Situado em Washington D.C., o jogo acontece sete meses após o lançamento de um vírus mortal na cidade de Nova York. Embora o vírus tenha sido contido, seus efeitos são mais evidentes nas ruas devastadas da capital do país, onde os sobreviventes se apegam à esperança e lutam para se reconstruir.

Com o estado à beira de um colapso e rumores de um golpe de Estado na capital, os jogadores serão a última linha de defesa na prevenção do colapso total da sociedade. Veja no vídeo abaixo a história base do game e seus pontos principais: 

The Division 2

Desde seu lançamento The Division 2 está recebendo reviews positivas de todos os lados, críticos profissionais, pro-gamers e jogadores casuais. Com notas entre 8,5 e 9, está entre os melhores games de sua categoria. 

Para essa análise o game foi jogado no Xbox One, foram 76 horas jogadas (até agora), completando a campanha principal e todas as side quests, PVP, bounties, nivel 30 e World Tier 4. Todas as opiniões e insights aqui estão sujeitos a essa versão.

O que mudou desde o primeiro jogo?

Diferentemente do primeiro game, The Division 2 é mais focado no Endgame. De muitas maneiras, é possível considerar que o game é uma experiência de múltiplos jogos, possui uma grande campanha, atividades variadas de PVP, PVE e as Dark Zones, mostrando que o game foi feito visando a longevidade.

The Division e The Division 2
The Division e The Division 2

O jogo e a campanha

Assim que o jogo começa o jogador é levado por uma cutscene onde é mostrado o que está acontecendo com D.C. e como os assentamentos estão lutando para sobreviver, o vídeo foi feito de uma maneira para impactar e dá ao jogador a responsabilidade de ajudar os civis e suas comunidades, não só matar os inimigos. Veja abaixo um pouco da abertura: 

The Division 2 – cutscene

Após o prólogo o jogador precisa destravar sua base principal, a Casa Branca, para que isto aconteça ele precisa derrotar as hienas, uma das facções inimigas, que estão cercando o local.

É assim que começa a campanha principal, dai para frente o jogador fica livre para escolher como prosseguir, podendo fazer todas as missões principais e desbloquear todos os equipamentos ou andar por D.C. ajudando os assentamentos enquanto matas os inimigos e pega os loots pelo caminho, por exemplo.

Escolhi jogar por setores, fazer uma missão  principal num bairro, limpá-lo, ajudar os civis na área e seguir para o próximo, assim foi mais fácil e rápido subir de level e consequentemente de mundo (World Tier).

Para destravar as armas e equipamentos o jogador precisa de pontos de skill, que são adquiridos fazendo missões, side quests e outras atividades pela cidade. É possível ver nos vídeos da minha gameplay, abaixo, que no nível 2 só a primária, a pistola e uma habilidade estão desbloqueadas.

The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.

Para avançar na história do jogo é preciso primeiramente subir o nível da base de operações, a Casa Branca, para isso é necessário achar os oficiais e agentes de cada área. Como por exemplo, para destravar a missão da Dark Zone, o jogador tem que achar o oficial responsável por ela e transferi-lo para a Casa Branca.

Na base de operações é possível fazer upgrades das armas e equipamentos, skills, comprar armas e equipamentos, criar mods,  modificar e calibrar armas e equipamentos, verificar os projetos (seu andamento, doações e aceitar novos), verificar a lista de bounties (lista de procurados/caça), verificar o andamento dos projetos do clã – este com uma sala exclusiva – no jardim da Casa Branca é possível encontrar com estranhos e também achar times para missões e PVP.

Uma novidade é a necessidade de cuidar dos assentamentos e das equipes que estão tomando conta dos pontos de controle estratégicos pela cidade, para que isso seja possível o jogador tem que achar loots de alimentos, água e ferramentas e levar para os responsáveis de tempos em tempos. 

Esses assentamentos são a “casa” do jogador longe da base de operações, nelas é possível verificar os projetos (andamento, doações e novos), comprar equipamentos e armas e verificar a caixa de equipamentos. Os assentamentos irão ajudar o jogador com o controle das ruas e podem mandar ajuda sempre que o jogador estiver próximo de uma delas.

The Division 2 - Casa Branca / Comunidade
The Division 2 – Casa Branca / Comunidade

Veja abaixo o mapa no nível 7 com várias áreas ainda bloqueadas, sem achar os oficiais e agentes responsáveis pelas áreas:

The Division 2 – Gameplay Mariana F.

Uma novidade do game, que ajuda muito para achar jogadores é o “pedido de ajuda”, é possível pedir por Backup em qualquer parte do game, missão ou não, e qualquer jogador no servidor pode responder ao pedido.

Outra parte nova, são os clãs, o jogador pode criar e gerenciar seu próprio grupo de Agentes. Também é possível recrutar outras pessoas para se juntar ao clube. Cada clã pode ter até 50 contas. Para começar a progredir um clã, é necessário um total de quatro membros. Dentro do recurso tem um feed específico, para os membros se manterem atualizados com a atividade e a progressão. Também é possível deixar mensagens, verificar quem está online, e o líder pode fixar mensagens para coordenar os eventos.

O clã que participo é fechado, só de amigos e jogar com amigos faz com que o jogo ganhe vida e longevidade.

The Division 2 - Clan - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Clã – Gameplay Mariana F.

Seguindo a campanha o jogador vai precisar fazer muito mais que só missões principais e side quests, ele precisará capturar pontos de controle, fazer eventos, completar projetos, strongholds, raids e caçar inimigos (bounty).

Andando por D.C. é possível encontrar várias facções de inimigos, cada um com um estilo de luta, equipamentos e recompensas diferentes. O que deixa a história e o game mais dinâmicos e menos repetitivos. São eles:

  • Os Herdeiros: São um grupo fascista blindado, bem equipado e altamente motivado.
  • As Hienas: São oportunistas e usam o medo e a agressão para controlar os civis.
  • Os Exilados: São uma facção de fanáticos religiosos com um líder carismático e vingativo.
  • Os Pata-Negra: São uma organização militar impiedosa que invadirá missões e fortalezas previamente concluídas.
The Division 2 Facções
The Division 2 Facções

Recomendo subir de nível no mundo, World Tier, o mais rápido possível, já que as melhores armas e equipamentos só “dropam” no Tier 4. Até lá é melhor não se apegar a equipamentos e armas, já que terá melhores opções.

Após a missão final do Tier 4 vemos que a Tidal Basin (Bacia das marés) ainda está fechada. Lá os jogadores irão encontrar a facção Black Tusk (Pata-Negra) e será uma raid com 8 jogadores. A abertura desta missão está marcada para dia 5 de abril.

O que muda quando subimos de Tier? Primeiramente o mapa fica vermelho e todos os eventos, como controle de ruas, assassinatos e interferências nas comunicações voltam para as mãos das facções, agora mais fortes e equipadas.

Endgame

Assim que acabar a campanha e chegar no nível 30, o jogo se transforma e os desafios realmente começam, o jogador não está mais seguindo uma linha linear, que é o que a campanha representava.

Chamado de Endgame essa parte do game é onde os jogadores irão caçar procurados por grandes recompensas, como as chaves das facções, as de marfim, peças para armas lendárias, equipamentos e armas superiores, as máscaras dos caçadores, subir os World Tier (níveis de dificuldade do mundo), fazer as fortalezas, escolher e fazer upgrades nas especializações e muito mais.

Quando falamos de especializações, elas são o cerne do jogo. Dependendo da escolha o jogador terá que fazer uma estratégia totalmente diferente para passar de uma missão.

Para os que preferem sniper, como eu, Sharpshooter é a melhor escolha principalmente se for usar como armas principais e secundárias uma Submachine Gun e um Marksman Rifle/Sniper. Para que esse combo seja ainda mais poderoso os melhores gears para esse estilo de jogo são:

  • Airaldi Holdings, que te dá +10.0% Accuracy, +10.0% Headshot Damage e +10.0% Marksman Rifle Damage.
  • Douglas & Harding com +10.0% Cool down Reduction, +5.0% Skill Power e +15% Hive Skill Power.
  • Wyvern Wear com +7.0% Critical Hit Damage, +15% Drone Skill Power e +10.0% Critical Hit Chance.

Atualmente estou usando uma mistura do Airaldi Holdings e Wyvern Wear, mas sempre testando novas combinações.

Para os que gostam do estilo corre e atira, com uma combinação de explosões devastadoras, mobilidade e armas de tiro rápido para eliminar inimigos, o Demolitionist é a melhor pedida. Junto com Assault Rifles e Shotguns os equipamentos abaixo são os ideais:

  • China Light Industries com +10.0% Explosives Damage, +10.0% Shotgun Damage e +10.0% Cool Down Reduction.
  • Fenris Group AB que dá +10.0% Assault Rifle Damage, +10% Protection from Elites e +20.0% Health on Kill.
  • Česká Výroba s.r.o. tem +10.0% Health on Kill, +10.0% Shotgun Damage e +15.0% Health. 

O suvivalist é o mais diferente dos três disponíveis até agora, usando um arco e flecha ele consegue “colar” flechas explosivas em inimigos a longa distância, ela dá também novas maneiras de curar aliados. Se sua especialidade está junto com uma Light Machine Gun, Rifles ou Assault Rifles, os melhores equipamentos para ele são:

  • Petrov Defense Group com +10.0% LMG Damage, +15% Turret Skill Power e +10.0% Cool down Reduction
  • Grupo Sombra S.A. te dá +5.0% Weapon Damage, +15.0% Hazard Protection e +8.0% Damage to Elites
  • Alps Summit Armament tem +10.0% Cool down Reduction, +5.0% Skill Power e te dá +15% Hive Skill Power.

Caçar os Hunters (caçadores) pelo mapa é uma diversão a parte. Com códigos secretos como, prestar continência aos mortos no obelisco, ir à noite para o meio de um lago e atirar numa lâmpada e acertar alvos presos em janelas num prédio escondido, o jogador tenta incansavelmente coletar as 12 máscaras.

Veja nossa matéria sobre o conteúdo gratuito que será disponibilizado no primeiro ano do jogo e com a data da próxima atualização.

The Division 2 - procurando o caçador - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – procurando o caçador – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Mascaras - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Mascaras – Gameplay Mariana F.

Gráficos e ambientação

Os artistas que recriaram D.C. merecem elogios. É um belo mundo pós-apocalíptico, com janelas para escalar, telhados para se agachar e esgotos para se infiltrar. É possível para e apreciar os cenários, como os caminhões de bombeiros abandonados ao lado das árvores queimadas, o Capitólio destruído, o museu de história, os camundongos correndo pelo chão, belos grafites em garagens e becos e os cervos pelas ruas junto com os cachorros. 

Diferentemente do primeiro jogo, neste podemos ver vários climas, sol, chuva, trovões, tempestades de areia e a mudança do dia para a noite é bem sincronizada com reflexos e efeitos de luz natural impecáveis.

Nas zonas de quarentena, é possível encontrar diários e áudios. Esses prédios rodeados de um plastico amarelo tem várias histórias pós-apocalípticas. Nestes locais não tem inimigos porém trazem uma insegurança e nos fazem pensar sobre a destruição da humanidade. A atmosfera criada nessas casas e prédios, fazem delas algumas das melhores cenas do jogo. 

Veja abaixo a mapa de D.C. e algumas imagens tiradas na minha gameplay:

The Division Map
The Division 2 – Mapa
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.
The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.

Dark Zone e PVP

Para desbloquear cada Dark Zone, é necessário fazer uma missão de introdução. É crucial ter todas as habilidades e armas desbloqueadas. Neste jogo, diferentemente do primeiro, tem uma normalização na DZ, isso significa que o jogo garante que todos na zona tenham a mesma força.

As extrações continuam iguais com uma mistura de ladrões do pve e do pvp. Podemos achar dois tipos de loots, contaminados e comum, os contaminado sendo sempre melhores.

Virar rogue é uma diversão a parte, além de, se você conseguir ficar vivo, subir o xp rapidamente é possível abrir as caixas sem nenhuma chave. O problema é que ao morrer rogue o jogador perde mais que o dobro de xp. Cometer várias ações não autorizadas também permitirá que o desbloqueio da localização dos Dens dos Ladrões no mapa.

Hoje a DZ comum está “vazia” de players, você encontra inimigos e consegue fugir, matar e extrair sem aquela tensão do primeiro jogo. Ainda encontramos um pouco daquele estilo quando estamos numa DZ desbloqueada, quando tem uma faca no mapa, nessa é possível encontrar jogadores e rogues, sua maioria em grupos/clãs, mas é melhor que jogar contra as facções dentro do pvp. 

The Division 2 - Gameplay Mariana F.
The Division 2 – Gameplay Mariana F.

O PVP no jogo surpreendeu positivamente, assim como na DZ, essas lutas são normalizadas, então elas ficam disponíveis assim que completar a missão do prólogo. É possível fazer Matchmaking para o PVP de qualquer lugar do mapa. São dois estilos o skirmish e domination.

E ai, vale a pena?

The Division 2 é um jogo para ser jogado em grupo, estranhos ou conhecidos, a opção de criar e participar de um clã faz do jogo uma experiencia muito mais divertida, além de poder chamar um backup de qualquer lugar do mapa e um jogador aleatório irá vir te ajudar. 

Cada missão principal se destaca, apesar de seguir a mesma lore do primeiro game. Diversos ambientes com diferentes pontos de vista e riscos, faz com que seja necessário uma variedade de estratégias. Os diferentes tipos de inimigos, mantem o jogador sempre atento, podendo ser baleado, martelado, eletrocutado, queimado ou levar uma flechada, por exemplo.

O sistema de shooter foi melhorado, com estabilidades e recuos mais realistas. Ele tem um grande mundo aberto, que foi bem desenvolvido, junto com um ótimo sistema de loot e armas e equipamentos diferenciados.

O game é mais extenso do que o primeiro, com missões longas a medida que a dificuldade é avançada, diárias no hard e challenger, e enquanto as Dark Zones ainda não estão cheias como no primeiro jogo, elas tem opções para jogadores hardcore e casuais, além do PvP.

O jogo é viciante e altamente gratificante. Tem Bugs, mas no geral é uma experiência altamente polida. Se você jogou o primeiro e gostou, provavelmente vai gostar da continuação ainda mais.

The Division 2
The Division 2

Para mais informações sobre o The Division 2, visite o site oficial. O game está disponível para Xbox One, PS4 e PC, veja os valores e faixa etária indicada.

Para estar sempre em dia com as novidades do mundo dos games, siga a Gamepress no Facebook e no Twitter.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade