GamePress

The Liar Princess and the Blind Prince diverte e tem visual de encher os olhos

The Liar Princess and the Blind Prince foi desenvolvido e publicado pela Nippon Ichi Software. Estreando no Japão em maio de 2018, o game chegou para nós, ocidentais, em fevereiro deste ano através da NIS America.

Era uma vez…

Com estética de livro de conto de fadas, o game nos apresenta um reino envolto por uma perigosa floresta. No alto de um precipício, uma loba se senta todas as noites para cantar. Um príncipe do reino se encanta com a voz desconhecida e se senta à beira da floresta para admirá-la. Inicialmente a loba acha graça da inocência do príncipe, que sequer fazia ideia que a dona da voz que ele tanto gostava podia devorá-lo em um instante, pois essa é a sua natureza. Mas eventualmente ela se afeiçoa ao príncipe, contente com o fascínio que exercia sobre ele.
Um dia, decidido a conhecer a pessoa misteriosa, ele atravessa a floresta e escala o precipício, ignorando todos os perigos que existiam. Assustado com a possibilidade de rejeição do príncipe, a loba tenta tampar seus olhos quando ele chega no topo, e acaba por acidentalmente acertar seus olhos, cegando-o. Profundamente arrependida, a loba decide levar o príncipe até a bruxa da floresta, conhecida por ser extremamente poderosa. No entanto, como guiar o príncipe, agora cego, sendo um monstro, sem alarmá-lo? A loba então, vai até a bruxa sozinha para pedir a habilidade de se transformar em um ser humano, na figura de uma princesa, para que pudesse interagir com o príncipe sem nenhum risco. Como pagamento, a bruxa pede o que a loba mais valoriza: sua capacidade de cantar.
Agora, podendo se transformar em princesa sempre que quiser, a loba inicia sua jornada para conduzir o príncipe cego até a bruxa, e em busca de redenção.

Gameplay

Em meio a cada vez mais mentiras que a “princesa” conta para que o príncipe não desconfie de sua verdadeira identidade, o jogo se desenrola com mecânica de plataforma side-scrolling. Como dito, a missão da princesa é conduzir o príncipe, de maneira que o jogador deverá manualmente apertar o botão de segurar a mão dele durante a maior parte do tempo. Pode parecer cansativo de início, mas posteriormente pode-se dar alguns comandos à distância para ele, como andar, parar e pegar objetos.

Os puzzles, talvez demasiadamente simples, se baseiam em ultrapassar obstáculos enquanto mantém a segurança do príncipe, protegendo-o de monstros e cuidando para que ele não caia de alturas grandes, que causam morte instantânea. A princesa também não sobrevive a estas quedas, a não ser que esteja na forma de lobo, bastante usada para derrotar os monstros no caminho. Saber quando mudar as formas da personagem também é fundamental para a jornada. A jogabilidade apresenta dificuldades em determinados momentos. Para pular pequenos degraus por vezes o príncipe simplesmente se solta da princesa, e é necessário voltar e pular com ele novamente para poder seguir. Em pulos altos utilizando cogumelos – que funcionam como trampolim – este problema também ocorre, além de ser necessário bastante cuidado com o ângulo do salto para conseguir alcançar a plataforma em que se pretende subir.

Design e recursos

A história principal dura em torno de cinco horas, havendo alguns materiais extras que são desbloqueados através de itens coletáveis. O enredo é cativante, embora as cutscenes por vezes se estenderem um pouco além do necessário. O ponto mais forte do game, sem dúvidas, é o visual. O jogo realmente dá a sensação de estar lendo um livro de conto de fadas, através do design dos cenários e dos personagens, e o jogo também dá uma mãozinha para quem quiser realmente só aproveitar a história: há um recurso de pular a fase após dez minutos. Caso o jogador se encontre numa circunstância impossível de seguir adiante por algum erro, o jogo permite recomeçar do último checkpoint.

O saldo do jogo é positivo, considerando que o foco principal é realmente na história. Simples sem ser simplório, com visuais e narrativa que encantam o jogador, The Liar Princess and the Blind Prince oferece uma diversão descomplicada.

O game está disponível para Nintendo Switch e PlayStation 4.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade