GamePress

The Ninja Saviors: Return of the Warriors é o retorno justo de uma franquia esquecida

The Ninja Warriors talvez não seja uma das franquias mais amadas do mundo, mas sem dúvidas fez um bom barulho no final dos anos 80, com seu primeiro game para arcade. O jogo se destacava de outros beat ‘em ups e side scrollers da época por contar com três telas distintas, expandindo o campo de visão do jogador, algo único no período.

É compreensível que por aqui a versão arcade tenha passado despercebida, mas foi no começo dos anos 90 que a franquia deixou sua marca no Super Nintendo com The Ninja Warriors: Again, uma versão reimaginada do original de arcade, com nova trilha sonora, visuais e personagens, sendo, provavelmente, a melhor versão que o game já teve.

Isso até 2019, pois a Taito lançou no mês de outubro um remake do game de Super Nintendo, chamado The Ninja Saviors: Return of the Warriors, que além de melhorar a experiência original, trouxe diversas novidades.

Sem esquecer as origens

A história é mesma do game original: para sobreviver o regime totalitário de um terrível ditador, a resistência ativa um grupo de cyborg ninjas para combater o exército inimigo e derrubar seu líder. O remake conta com os mesmos três ninjas originais e dois novatos, que podem ser desbloqueados após atingir alguns objetivos.

The Ninja Saviors: Return of the Warriors mantém a estrutura original: um beat ‘em up clássico, porém, as lutas ocorrem em apenas um plano, com os inimigos aparecendo apenas da direita ou esquerda. Os controles são bem simples: um botão de pulo, um de ataque e um para usar a habilidade especial. Mesmo com tal simplicidade, dominar cada um dos personagens é mais complexo do que parece. Combinações entre os botões e especiais geram golpes extras que podem ser diferentes para cada um dos ninjas.

Mesmo sendo divertido descobrir cada uma dessas habilidades, algumas podem passar batidas. Para evitar isso, o game conta com uma lista de movimentos ilustrada. É importante contar com essa opção, já que nenhum dos personagens joga da mesma maneira. Por exemplo, Ninja é um personagem lento e superpoderoso, que pode carregar personagens e itens, mas não pode pular como os outros personagens. Já Kunoichi é uma lutadora ágil e versátil.

Jogar de novo e de novo e de n…

Essa variedade nos personagens é importante para manter a longevidade de The Ninja Saviors, pois o jogo, assim como o original, conta com apenas 8 níveis e pode ser completado em mais ou menos uma hora.

Mas finalizar The Ninja Saviors uma vez é apenas o começo, pois além dos personagens já listados, o game traz diversos desbloqueáveis, como um modo hard, um modo de corrida contra o tempo e as trilhas sonoras das versões de arcade e de Super Nintendo, que podem ser acessadas no menu principal.

Além dos desbloqueáveis, o game traz novidades desde o início, como visuais completamente novos, mas sem perder a essência da geração 16 bits e uma nova trilha sonora reimaginada, que não deixa a desejar em nenhum ponto quando comparada à antiga. Talvez a novidade mais marcante seja que, pela primeira vez desde a versão de arcade, é possível jogar com um amigo, mas, infelizmente, apenas por co-op local. É interessante que a Taito tenha tentado recuperar a experiência de jogar com um amigo no mesmo console, no entanto, não ter a opção de multiplayer online hoje em dia é sempre um passo para trás.

Clássico renovado

The Ninja Saviors: Return of the Warriors é uma experiência imperdível para qualquer fã da série, ou fã de beat ‘em ups clássicos, ou mesmo para quem quer um desafio diferente. A estética retrô pode parecer ultrapassada para alguns, mas não deixe seu julgamento te enganar, o game traz um polimento e cuidado dignos de jogos mais atuais. The Ninja Saviors já está disponível para Nintendo Switch e Playstation 4 (necessário uma conta norte americana, japonesa ou europeia).

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade