GamePress
ToeJam & Earl: Back in the Groove! Capa

ToeJam & Earl: Back in the Groove mostra como se resgata nostalgia!

Desde que foi anunciado que o cocriador do clássico jogo lançado para o Mega Drive e que marcou época nos anos 90 estaria por trás de ToeJam & Earl: Back in the Groove, uma nova aventura dos aliens rappers mais queridos dos videogames, alimentou-se uma grande expectativa e até um certo temor, que tomou proporções maiores depois de alguns adiamentos sofridos. A boa notícia é que a partir do dia primeiro de março, agora sem mais atrasos, ToeJam & Earl retornam de vez para o planeta Terra em busca das peças para consertar a sua nave e retornar para o seu planeta Funkotron.

Mas não seria uma nova aventura? Essa de restaurar a nave eu já conheço…

ToeJam & Earl: Back in the Groove!
É preciso encontrar as peças da nave e voltar para Funkotron

Bom, Back in the Groove talvez não seja uma aventura tão nova assim, pois tudo que estava presente no jogo original também está presente aqui. Tente encarar isso como uma forma que os desenvolvedores resolveram trabalhar de maneira em que o clássico fosse respeitado acima de tudo. A ideia aqui foi não tentar reinventar a roda, mas simplesmente colocar lá tudo que já foi um sucesso e que certamente vai agradar de novo os fãs de carteirinha da série e toda uma nova geração gamer, mas tudo de uma forma melhorada, é claro.

Se deixe levar

ToeJam & Earl: Back in the Groove é um jogo hilariante, viciante, por vezes difícil, mas nunca frustrante. A abertura, no melhor estilo de desenho animado, já apresenta o cartão de visitas do game com uma das mais engraçadas introduções de que podemos nos lembrar nos jogos recentes. Nela, Toe Jam afana a nave de Lamont, personagem clássico da série, para “tirar” aquela onda com sua namorada, na companhia de seu melhor amigo Earl e também sua namorada. É claro que em meio a aventura Earl consegue se atrapalhar todo e comprometer todo o passeio, destruindo a nave e justamente voltando à Terra, onde se passa a nova aventura.

ToeJam & Earl: Back in the Groove!
6 Personagens iniciais e 3 desbloqueáveis

O jogo conta com o gameplay na sua forma clássica, onde o jogador deve explorar níveis, com estilo de andares, em busca de presentes, dinheiro, peças da nave, amigos que possam te ajudar de alguma forma na sua aventura e, finalmente, o elevador que te levara, ou não, para o próximo nível de exploração. Claro que isso tudo vem acompanhado de novidades e talvez a mais impactante seja a disponibilidade de novos personagens desde o início do jogo, sendo eles a namorada de ToeJam, Latisha, e do Earl, Lewanda, além de versões “clássicas” de ToeJam e Earl. O jogador ainda tem a possibilidade de liberar novos personagens no desenrolar da aventura, tais como: Peabo, Geek Jam e Flo (mãe de Earl).

ToeJam & Earl: Back in the Groove!
Escuro e Neve são novidades em Back in the Groove!

Os modos de jogo foram bem expandidos com opções que permitem que os mapas sejam gerados de maneira procedural, ou seja, a cada jogada o jogador vivencia um mundo totalmente novo, o que aumente bastante a longevidade do game. Porém, o que realmente brilha nessa etapa é o modo multiplayer, que permite que o jogo possa ser vivenciado com seus amigos, seja no sofá da sua casa com a tela dividida ou online com outros três amigos, potencializando a diversão. Um sonho realizado para muitos fãs do jogo original.

Claro que não deixaram de acrescentar novidades. A diversidade de presentes, por exemplo, aumentou bastante comparada a versão original, e funcionam exatamente como no clássico, ou seja, o jogador continua não sabendo do que se trata o pacote até que ele seja aberto – os com embrulhos similares oferecem as mesmas coisas. Cada pacote pode conter power-ups que permitem correr mais rapidamente, asas que permitem voo, jogar tomates, ou algum tipo de punição, como uma nuvem que solta raios, causando danos ao seu aventureiro ou placas que chamam a atenção dos inimigos.

ToeJam & Earl: Back in the Groove!
Roleta determina quais habilidades serão upadas ao promover personagem

Na tentativa modernizar o jogo, foram acrescentados nível ao jogador, que precisa acumular XP e evoluir para aumentar o potencial de certas características, e tarefas secundárias, como um jogo de ritmo de apertar botões. Quem é um retrô-gamer mais puritano pode estranhar mecânicas novas como estas e também a melhora na jogabilidade, que evita muitas quedas de andares, o grande drama do jogo original

ToeJam & Earl: Back in the Groove!
Desafios rítmicos também são novidade

A batida do som

É na parte sonora que Toe Jam & Earl: Back in the Groove se destaca. Com 15 músicas refeitas a partir do jogo original e mais 15 totalmente novas fica impossível segurar a empolgação e o sentimento nostálgico da década de 90. A pegada é a mesma, com graves capazes de estourar caixas de som, muito Jazz-funk e hip-hop – mas fique tranquilo que não tem Annita aqui não, o nível é outro!

ToeJam & Earl: Back in the Groove!
Coop local ou em rede, com amigos ou desconhecidos

Os gráficos do jogo, no estilo desenho animado, são muito competentes e proporcionam a imersão perfeita na história, que agora pode ser melhor compreendida aqui pelos jogadores brasileiros, pois todas as legendas e menus são em português do Brasil. Os controles também não deixam a desejar e entregam sempre movimentos rápidos e precisos, algo primordial em jogos de plataforma onde o principal objetivo é desviar de perigos ao invés de atacar.

Nostalgia de responsa!

ToeJam & Earl: Back in the Groove!
Novos e velhos personagens habitam a terra

ToeJam & Earl: Back in the Groove pode não ser a tal “nova aventura” que foi vendida pelos produtores, mas isso é algo muito bom. Muito competente e divertido no que se propõe, o jogo certamente agradará muito os fãs da série justamente por ser fiel ao clássico e, muito provavelmente, os novos jogadores também se sentirão à vontade experimentando esse clássico repaginado, pois, no final, é um jogo extremamente viciante e engraçado, que traz a tona sentimentos de nostalgia do melhor que a era 16 bits tinham a oferecer.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade