GamePress

Xenon Racer: Estilo arcade com muita customização e dificuldade real

Quando se fala em jogo arcade de corrida, um dos primeiros pensamentos que passam pela cabeça é de que será algo leve, focado na diversão. Mas Xenon Racer, desenvolvido pela italiana 3DClouds e distribuído pela SOEDESCO, segue outra rota, buscando aplicar níveis de dificuldade e precisão em um jogo fantasioso mas que exige foco total para conseguir atingir os objetivos propostos.

Os elementos mais arcades possíveis estão presentes. As pistas são envoltas em ambientes coloridos e chamativos. A configuração dos carros dá muito mais opções estéticas – incluindo escolher a cor dos pneus – do que algo que efetivamente altere o desempenho dos carros, que aliás são muitos e bem variados, para este estilo.

Xenon Racer 2030

Xenon Racer tem uma pegada de jogos do passado, como os clássicos Cruis’n USA, San Francisco Rush, Daytona USA, e mais claramente, F-Zero. O maior diferencial é o uso do Sistema de Recuperação de Energia (SRE), que funciona como um turbo que é recarregado ao fazer drifts e derrapadas pela pista – Aqui sentimos um gostinho de Mario Kart, falando obviamente da dirigibilidade e não de jogar coisas nos oponentes.

Volta de Aquecimento

Futuro luminoso

A história de Xenon Racer ocorre em um futuro não muito distante, 2030, em que os carros voadores já rasgam os céus das cidades luminosas. No ano anterior, 2029, foi anunciado que a partir de 2031 as corridas passarão a utilizar veículos flutuantes. Então os maiores fabricantes de carros de corrida do mundo decidem organizar um campeonato para desenvolver seus modelos e o sistema SRE, que fornece aquele impulso extra nas corridas.

Com pistas espalhadas ao redor do mundo, é bonito ver como o conceito de futuro foi aplicado a diversos ambientes diferentes, que vão desde as praias de Miami até o aeroporto de Shangai.

Os carros também são um vislumbre! O design dos possantes foi feito por Marcelo Raeli, que já trabalhou para marcas como Subaru, Ferrari e Koenigsegg. Não bastando, as opções de personalização cosmética são enormes, com possibilidade de escolher a lataria e também cores e estilo das pinturas.

Modo Foto permite admirar melhor carros e paisagens

Para admirar melhor os cenários e carros, o jogo oferece o Modo Foto, com câmera livre e opções de exposição e abertura, logotipo e filtros.

Luz Verde

Dada a Largada!

Quando a corrida começa é que Xenon Racer mostra seu valor. Dentro das pistas, a corrida é frenética e é preciso manter a atenção e concentração o tempo todo. O jogo não dá moleza e nem oferece atalhos para chegar na frente. Pelo contrário, ele te induz a usar o turbo quantas vezes for possível e a realizar curvas perfeitas, com derrapadas, para recarregar o SRE e garantir mais usos do turbo em momentos oportunos.

Essas derrapadas – ou drifts – podem ser feitos de 3 maneiras, conforme a amplitude das curvas. Sempre com o sistema de 2 toques, basta soltar e apertar o acelerador para derrapar em curvas mais abertas, o freio para curvas mais fechadas ou o freio de mão em ângulos mais agudos. É possível combiná-las para um melhor resultado, entrando ou saindo da curva com uma posição mais adequada para emendar um turbo e ganhar vantagem.

Belos carros no detalhe

É justamente aí o ponto alto de Xenon Racer. É preciso dirigir no limite para obter os resultados. Mesmo com suas características arcades, como turbos e derrapadas, se estas não forem aproveitadas adequadamente, dificilmente o piloto conseguirá o primeiro lugar. Errar curvas resulta em dano no veículo, que vai de 100 a 0. Quando o jogador destrói o carro por completo, leva-se muito tempo para que o jogo recoloque-o na pista. Normalmente um ou mais veículos já estão na frente quando é possível retomar a corrida. Um acidente grave na última volta praticamente condena todo o bom desempenho nas anteriores.

Co-Piloto

Xenon Racer possui modos de jogo suficientes para um game de corrida, como Corrida Rápida – uma disputa simples na pista selecionada – e Tela Dividida – para 2 jogadores em versus local. O online também não tem muita firula. Na Busca Rápida procura uma sala para uma corrida contra adversários na internet – durante meu teste não achei nenhuma disponível – e ataque contra o tempo, onde ficam registrados os recordes mundiais para cada circuito e cabe ao piloto colocar seu nome no quadro de líderes.

Campeonato vai se abrindo como árvore de upgrades

O melhor modo é o Xenon Racing Championship, que é o campeonato da categoria. Ele é dividido por etapas, que vão desbloqueando como uma árvore de upgrades, conforme se consegue cumprir os requisitos anteriores. Estes podem ser campeonatos com várias corridas em que os pilotos somam pontos e brigam para liderar o ranking ou desafios como completar voltas antes de esgotar o tempo a cada checkpoint.

Concluir os objetivos libera novas opções de configuração e customização pros carros, e também outros modelos. O problema é que, apesar de o jogo indicar para qual carro foi liberado um novo item, não mostra qual é a novidade que pode ser implementada a partir daquele momento. Só encontrei algo similar a esta opção no menu inicial, que na verdade destaca o que já foi desbloqueado para cada veículo. Como não se segue uma ordem lógica, é bem cansativo procurar pelas novidades carro por carro.

Carros na garagem e suas características

Bandeira Amarela

O jogo tem bons gráficos, trabalhados na Unreal Engine 4, e ótimas localizações de pista, sempre com aquele colorido vibrante de quando se fala em futuro em que os carros voam – e o mundo não se tornou um lixo.

Granulação, proposital ou não, não ficou legal

A sensação de velocidade quando se usa o turbo faz parecer que realmente o piloto irá perder o controle do veículo, principalmente nas curvas. Mas há um efeito – não sei se proposital ou não – de granulação nos objetos à distância. Se fosse somente na paisagem, não veria problema, mas dentro da pista é bastante irritante e torna o jogo feio e um pouco incompreensível. Enxergar as sinalizações de curva ou obstáculos na pista torna-se o desafio. Creio que um patch resolveria esta questão facilmente.

A trilha sonora é excelente, com músicas puxadas no estilo eletrônico e que combinam bem com o estilo futurista e a sensação se velocidade que o jogo propõe.

Disposição dos elementos na tela

Os elementos dispostos na tela também são bem interessantes. As fontes estão de acordo com a temática do jogo e o retrovisor futurista no centro da tela tem um charme inovador. O velocímetro muda conforme o carro escolhido. O ponto negativo fica por conta do marcador de distância que, por termos velocidade em excesso e o uso de turbos supervelozes, não diz nada. O visual é muito mais satisfatório para saber aonde estão os rivais, sejam à frente ou atrás.

Reta de Chegada

O estilo arcade de Xenon Racer não compromete a necessidade de dirigir bem, levando em conta as características do jogo, para conseguir os objetivos. O prazer em vencer é muito satisfatório, pois fica evidente que é fruto de dedicação do piloto e não mero acaso. São raras as oportunidades em que será possível concluir um evento de primeira, mesmo com os upgrades no carro.

Sensação de velocidade

A 3DClouds parece querer mostrar ao mundo que está pronta para alcançar voos maiores no desenvolvimento de jogos e consegue com Xenon Racer, que apesar de não ser um jogo de corrida perfeito, entrega um pacote completo que justifica sua existência.

A Análise de Xenon Racer foi realizada com código cedido pela SOEDESCO no PS4 Pro. Todas as impressões refletem a experiência conforme essas condições.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade