GamePress

Trap nos e-Sports: música e games conquistando mais espaço

Quem acompanha os e-Sports deve ter percebido que a música dominou os eventos de competição. Mas não foi qualquer estilo. O trap, que é um subgênero do rap, tem marcado presença não apenas nos tradicionais palcos, mas também no cenário gamer.

Atualmente, a combinação de música e jogos parece óbvia, porém, nem sempre foi assim. Na verdade, a parceria é até recente – e tem tudo para continuar nos próximos anos. A Betway, líder de eSports bets, fez um levantamento sobre o tema. Confira abaixo!

Como começaram os eventos com música

A música já estava bastante inserida nos jogos, quando os organizadores dos eventos esportivos decidiram inseri-la também nesses momentos. Afinal, os sons unem as pessoas e podem fazer até mesmo as competições, que têm aquele clima de foco e tensão, serem mais animadas e divertidas.

Em 2014, a Riot Games foi precursora desse movimento de unir jogos e música. Para a CBLOL, a empresa preparou uma apresentação ao vivo do tema de Vi e de Jinx. O público recebeu bem a novidade e no ano seguinte foi a vez do Allianz Parque assistir ao show da banda Pentakill, além de apresentações dos próprios jogadores em uma canção do campeão Draven.

Em 2017, a The International (TI) realizou a abertura com um show do The Fat Rat, o que ajudou a fazer o torneio ser ainda mais marcante para todos os participantes. Por sua vez, o Brasil continuou a investir em artistas. Só a Riot trouxe para o público apresentações de Far From Alaska, Pedro Qualy e Emicida.

Invasão do trap

Já faz algum tempo que o trap está presente nos e-Sports, porém, a entrada definitiva para os eventos aconteceu em 2018. Naquele ano, a abertura do CBLOL teve a presença do Emicida cantando “É só um joguinho”. No ano seguinte, foi a vez do Mano Brown e do MC Jottapê levantarem a galera da Liga Brasileira de Free Fire.

Em 2019 também, o músico Travis Scott brilhou nas telas dos jogadores de Fortnite durante o lançamento do Astronomical. Aliás, o evento foi uma experiência única e que reuniu cerca de 27 milhões de jogadores – uau!

Mas a parceria da música com o trap vai além. Vários artistas estão compondo canções especialmente para esse cenário gamer. Confira quem são os artistas que estão despontando, a música que fizeram e em qual jogo que toca, segundo dados da Betway:

  • Guxta: Então faz o L (Lol), Rei da AWM (FreeFire) e Zero Farpas (FreeFire);
  • Duzz: Contra Todos X MiBR (CS:GO e Rainbow Siege), 2ALL ft. Scoppey (CS:GO);
  • Yung Buda: Fé no Jogo ft. Rincon Sapiência (Rainbow Siege), Califórnia (CS:GO) e Riders ft. Chábazz, ManoWill & &Kado (Overwatch);
  • Travis Scott: Astronomical (Fortnite);
  • Emicida: É só um joguinho (Lol);
  • Pedro Qualy: Irmão DQuebrada! – Haikaiss (Lol), Role Play ft. Kant (GTA RP) e Somos um só ft. Vintage Cultura (Lol).

A expectativa é que essa parceria de música e jogos continue por muito tempo. Afinal, mega eventos poderão ocorrer em breve!

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade