GamePress
google play

Google mira jogos por streaming e pode anunciar novidades em breve!

Não é segredo para ninguém que o mercado de games é um dos mais cobiçados no momento, seja pela quantidade de dinheiro que já roda quanto pelas possíveis oportunidades ainda não exploradas. E a Google é uma das marcas interessadas, e não é de hoje! Desde o início de 2018, quando contratou Phil Harrison, que teve importantes passagens por Sony/PlayStation e Microsoft/Xbox, aguarda-se uma investida da companhia neste setor.

E pode ser que finalmente esteja chegando a hora! Dia 19 de Março de 2019 irá acontecer uma apresentação chamada Google Keynote, onde “tudo será revelado”. Infelizmente este “tudo” não passa de suposição, e a frequência que a Google abandona projetos em andamento não ajuda a empolgar em algo não anunciado oficialmente.

Convite para Google Keynote, evento que irá revelar “tudo”

Todos querem Streaming

A Google trabalhou no fim de 2018 com o Project Stream, utilizando o jogo Assassin’s Creed: Odyssey para testar este approach em games. A missão era fazer com que o jogo rodasse em qualquer dispositivo, como por exemplo uma janela do navegador Google Chrome. Dizem que o retorno dos usuários foi positivo.

Os serviços de streaming e assinaturas de jogos estão em alta, com destaques para o Xbox Game Pass, Origin Access, e o PlayStation Now, este ainda indisponível no Brasil.

Um dos maiores empecilhos para um serviço global de streaming é a largura da banda de internet, que acaba por gerar latência e prejudicar a experiência final. Quando a Microsoft anunciou o Project xCloud, que funciona de maneira similar ao Project Stream da Google, disse que resolver esta questão é uma das maiores necessidades para garantir o sucesso da empreitada. Há rumores de que a Amazon, gigante mundial de varejo e tecnologia, também está buscando esta solução.

Tela do Project Stream, divulgada por www.techpowerup.com

Caminho está traçado

A Google tem alguns caminhos que já facilitariam a entrada no cenário dos games. Primeiramente a Google Play é uma loja que está popularizada com o uso de dispositivos móveis e que já conta com funcionalidades como sistema de conquistas e níveis para os usuários. Outra vantagem seria a rede Google Fiber, que fornece internet de alta velocidade e, embora limitada geograficamente, é reconhecida como uma das melhores da atualidade.

O cenário de games está em constante mudança. Vemos jogos triple-A deixados de lado enquanto alguns free-to-play ganham destaque. A própria comercialização dos jogos muda com a chegada de assinaturas. O serviço de streaming realmente deve ganhar espaço nos próximos anos, e certamente a Google teria grande poder caso venha a entrar na disputa.

Leia também:

A GamePress utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Aceito Saiba Mais

Política de Cookies e Privacidade