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Samurai Shodown é o retorno de um clássico feito de maneira correta

É indiscutível a importância da SNK no sucesso dos jogos de luta durante os anos 90. Com franquias como The King Of Fighters, Art of Fighting e Fatal Fury, a empresa criou um legado de dar inveja nos fliperamas. Uma de suas joias era Samurai Shodown, que apesar de não tão grande quanto The King of Fighters, por exemplo, ajudou a consolidar a fama da empresa com seu lançamento em 1993. Após um longo e tenebroso hiato a franquia de lutas está de volta com Samurai Shodown (Samurai Spirits no Japão), um prelúdio do jogo original, produzido e publicado pela SNK para Playstation 4 e Xbox One (em breve para PC e Nintendo Switch).

Brutal, mas satisfatório

Samurai Shodown é um jogo relativamente simples. São quatro botões de ataque, divididos em três espadas e um chute. No lugar de combos longos e complicados, Samurai Shodown coloca os jogadores em um verdadeiro duelo, com ataques que tiram uma quantidade absurda de dano. Ataques especiais também são fáceis de serem executados, já que os comandos são universais para todos os personagens.

A barra de “Rage” está de volta, mas agora além de aumentar o dano quando cheia, disponibiliza novas habilidades aos lutadores: um ataque especial que desarma o adversário (esse golpe pode ser utilizado diversas vezes enquanto a barra está completa) e ativar o “Issen”, um ataque que, ao ser utilizado, inutiliza o Rage, porém, pode causar danos absurdos! Estamos falando de até 80% da barra de vida em um ataque. Os personagens também contam com um super especial que pode ser usado apenas uma vez por partida, mas que segue a tendência de fazer um grande estrago caso acerte.

Por ser um jogo mais lento, a estratégia de Samurai Shodown está em atacar no momento certo, já que a maioria dos golpes especiais deixam o lutador exposto a um contra-ataque. Punir os erros do oponente pode garantir sua vitória, que é ainda mais satisfatória, pois o game faz questão de transmitir cada dano causado com belas animações e efeitos sonoros.

Além das opções de contra-ataque, o game também traz uma série de mecânicas defensivas, como os just defend, que ao defender exatamente quando o golpe é executado, abre o oponente para um contra-ataque e a possibilidade de esquivar e dar parry, movimento conhecido dos jogos de luta.

Jogo de luta raiz!

Não é só em seu gameplay que Samurai Shodown se mantém verdadeiro com suas origens: desde os menus simples até seus modos de jogos disponíveis, a SNK se manteve verdadeira aos seus jogos dos anos 90, focando completamente em entregar uma experiência arcade, com ênfase na qualidade do gameplay.

Samurai Shodown tem um modo história, mas, diferente das narrativas épicas como a de Mortal Kombat 11, ele funciona como um modo arcade tradicional. Após escolher um dos 16 personagens disponíveis (13 clássicos e 3 estreantes), o jogador passará por uma série de lutas até finalmente enfrentar o último chefe, que, seguindo o exemplo dos chefões dos anos 90, traz um desafio e tanto aos jogadores. Mesmo com a simplicidade, o modo história recompensa o jogador com algumas cutscenes, artworks e mais informações sobre os objetivos de cada lutador.

Além da história, o game também traz modos de treino, Survivor e versus, além dos modos online.

Online instável e Dojo fraco

A parte online é onde o game acaba escorregando um pouco. O matchmaking pode deixar o jogador esperando por um bom tempo até achar uma partida, principalmente se procurar por partidas com mais de 3 barras de conexão. Quando se tenta conectar com pessoas de 2 ou menos barras, é possível aproveitar algumas partidas, mas outras acabam sofrendo com o lag. Mesmo com essas questões, desconexões são raras. Um patch foi lançado recentemente resolvendo alguns desses problemas, mas ainda é difícil encontrar partidas próximas, tanto no casual quanto no ranked.

O modo dojo, que foi um dos carros-chefes da divulgação do game, também foi insuficiente. Em teoria, o dojo funcionaria como uma opção de se criar “fantasmas” dos jogadores, baseado na maneira como eles jogam com cada personagem, e subi-los online, para que outros jogadores pudessem desafiar essas cópias.

Porém, na prática, essa boa ideia não funciona nada bem, já que os fantasmas copiam apenas alguma habilidade que o jogador usa com frequência e a executa durante toda a luta, frustrando aqueles que esperavam poder treinar com copias de jogadores profissionais e melhorar suas habilidades.

Quase como uma pintura em movimento!

Mesmo com esses contratempos, Samurai Shodown ainda é um espetáculo de se assistir. O game é a primeira aventura da SNK com a Unreal Engine e apresenta uma evolução gritante em seus visuais, quando comparado com os últimos jogos da empresa, como The King of Fighters XIV e SNK Heroines.

Os personagens se destacam na tela, parecendo que saíram de um anime, já que mesmo sendo modelos em 3D, apresentam um shading próximo a desenhos em 2D e linhas grossas que se aproveitam do estilo de arte mais robusto e clássico. Assim com os jogos anteriores, a violência continua presente, mas de forma cartunesca, diferente da violência explicita de Mortal Kombat. Os cenários parecem obras de arte em movimento, já que emulam pinturas japonesas antigas. Alguns estágios apresentam versões noturnas e diurnas e apenas a mudança de iluminação já é o suficiente para trazer outra vida para cada um deles.

Boa música e impacto

A trilha sonora também se destaca, já que boa parte das músicas do game trazem instrumentos clássicos japoneses que se encaixam perfeitamente na temática. Algumas músicas ainda mesclam guitarras e sons mais pesados, fazendo assim que cada tema seja variado. Falando em temas, todos os personagens contam com o seu próprio, representando perfeitamente suas personalidades.

A volta de um clássico

Samurai Shodown é a prova de que jogos de luta podem vir em diferentes formatos. Podemos ter grandes aventuras cinematográficas como Mortal Kombat 11 e Injustice 2, ou podemos trilhar a rota que a SNK escolheu e termos um jogo que emula os bons tempos de arcade (assim como Fighting Ex Layer fez ano passado, e Killer Instinct no começo da geração). Com um gameplay quase que intacto e uma seleção memorável de lutadores clássicos e novatos, Samurai Shodown é o perfeito exemplo de que o mundo dos games está pronto para a volta de outros clássicos dormentes. O game já está disponível e conta com legendas em português. Novos conteúdos serão adicionados via DLC.

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